Buscar

Prática -Evidências de uma reação química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática 2: Evidências de uma Reação Química
SENAI CIMATEC
Curso de Engenharia Química
Química Inorgânica Prática
SALVADOR – BA
21 DE SETEMBRO DE 2020
1 – Introdução
Reações químicas, processos que caracterizam as transformações químicas, são definidas como mudanças na maneira que os átomos estão combinados, formando novas substâncias, com novas propriedades. Dentre as principais transformações pelas quais a matéria passa, estão a física (a composição do material não muda, ele apenas sofre uma mudança de formato e tamanho) e química (a composição do material é alterada). Para identificar a ocorrência de uma transformação, existem algumas características dos materiais que podem ser observadas, além de algumas manifestações visuais e mudanças físicas que ocorrem durante a reação. Em alguns casos, essas manifestações são imperceptíveis, ou seja, não são visíveis a olho nu. Para isso, se faz necessário a determinação das propriedades específicas dos reagentes e produtos presentes na reação, como seus pontos de fusão e ebulição, densidade e solubilidade, identificando as mudanças ocorridas.[1] 
As evidências mais comuns são: 
Formação de gases: Observa-se o fenômeno da efervescência, formando bolhas de gás. Um exemplo comum é o sistema onde um comprimido de antiácido estomacal é inserido na água.[1]
Formação de precipitado: Observa-se a formação de um sólido ou uma turvação de uma solução líquida, causado geralmente quando duas substâncias líquidas ou em solução aquosa reagem. Um exemplo comum é visto na mistura entre nitrato de chumbo e iodeto de potássio, produzindo iodeto de chumbo (precipitado amarelo).[1]
Mudança de cor: Observa-se alteração na coloração em reações em que há transferência de elétrons (oxirredução), ocorrendo a formação de cátions que fornecem a cor característica. Um exemplo comum é visto na solução aquosa de sulfato de cobre II, transparecendo uma coloração azul a partir dos cátions cobre (Cu2+).[1] Essa mudança está associada ao pH da solução da seguinte forma: 
Figura 1. Associação entre pH e coloração de soluções.
Fonte: Mcientífica, 2013.
Absorção ou liberação de energia: São manifestações na forma de calor, luz e eletricidade. Para a forma de calor, as reações absorvem ou liberam calor, e são definidas como reações endotérmicas e exotérmicas, respectivamente. Na forma de luz, durante a reação, observa-se o aparecimento de chama ou luminosidade, visto por exemplo, na queima de álcool, carvão e palito de fósforo. Na forma de eletricidade, observa-se a transformação de energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução (havendo transferência de elétrons). Um exemplo comum é visto no sistema de pilhas e baterias.[2]
2 - Objetivos
O objetivo deste experimento é investigar a ocorrência de reações químicas através da análise de evidências como mudança de cor, formação de precipitado, alteração de temperatura e liberação de gás.
3 - Material e Métodos
Os materiais utilizados durante o desenvolvimento da prática, bem como os procedimentos realizados estão descritos nos tópicos a seguir.
3.1 MATERIAIS
• Béqueres;
• Espátula de aço inox;
• Pipeta de Pasteur;
• Tubos de ensaio;
• Magnésio metálico (Mg);
• Ácido ascórbico (C6H8O6);
• Hidróxido de sódio (NaOH);
• Ácido clorídrico (HCl);
• Cloreto de sódio (NaCl)
• Dicromato de potássio (K2Cr2O7);
• Nitrato de prata (AgNO3).
3.2 MÉTODOS
Para realização desta prática, primeiramente preparou-se a capela de exaustão e os utensílios necessários. 
Para a primeira reação, colocou-se uma alíquota de solução de cloreto de sódio no tubo de ensaio 1, e pipetou-se uma amostra de solução de nitrato de prata. Adicionou-se a solução de nitrato de prata ao tubo 1 e misturou-se até homogeneizar. Em seguida, observou-se e analisou-se os resultados. Posteriormente, repetiu-se os mesmos passos para as demais reações. 
Na segunda reação, adicionou-se magnésio metálico e uma alíquota de solução de ácido clorídrico no tubo 2. Já na terceira reação, adicionou-se uma amostra de dicromato de potássio e de ácido ascórbico no tubo 3. Por último, a quarta reação ocorreu entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. Suas amostras foram adicionadas no tubo 4, misturadas e analisadas. 
Por fim, todos os tubos foram analisados e seus resultados foram comparados com os resultados esperados de acordo com a literatura.
4 - Resultados e Discussão
	A partir das etapas seguidas durante o processo de experiência no laboratório virtual, foi possível se obter resultados acerca das reações acontecidas em cada um dos tubos de ensaio, de acordo com a tabela a seguir:
	Tabela 1 - Relação dos reagentes conferidos em cada um dos tubos de ensaio.
	Tubo de Ensaio 1
	Nitrato de Prata e Cloreto de Sódio
	Tubo de Ensaio 2
	Ácido Clorídrico e Magnésio Metálico
	Tubo de Ensaio 3
	Dicromato de Potássio e Ácido Ascórbico
	Tubo de Ensaio 4
	Hidróxido de Sódio e Ácido Clorídrico
Fonte: Própria
Na experienciação do Tubo de Ensaio 1, a solução promovida no mesmo foi a de uma adição de Nitrato de Prata(AgNO3) em estado aquoso, e Cloreto de Sódio(NaCl) também em estado aquoso. Foi possível perceber um aumento da turbidez da solução após a mistura dos dois reagentes, além disso, foi claramente notificada a formação de um precipitado branco na reação. 
Para melhor entender o ocorrido no primeiro tubo de ensaio, foi de grande importância a análise mais criteriosa da reação química entre os dois reagentes, com o seguinte resultado:
NaNO3 (aq) + NaCl (aq) → AgCl (s) + NaNO3 (aq)
Observando a reação química explicitada, é possível inferir que na solução entre o nitrato de prata e o cloreto de sódio, ocorre uma situação de dupla-troca, onde ocorre a formação do nitrato de sódio e o cloreto de prata, o segundo - por sua vez - é o componente visualizado na precipitação. A visualização do cloreto de prata como precipitada se dá por conta da sua baixa solubilidade, referente ao seu valor de Kps (constante de solubilidade) de cerca de 1,72x10-10 .
	
Figura 2. Reação e visualização do Tubo de ensaio 1 
Fonte: Própria
No tubo de ensaio número 2, a reação ocorrida pode ser vista na imagem 2, em que visualmente percebe-se a formação de bolhas, que ao se analisar a reação percebe-se que é a manifestação da presença do H2 gasoso no meio.
A reação ocorrida nesse tubo de ensaio configura-se como sendo uma reação de simples troca em ela poderá ocorrer quando um metal é colocado em contato com um sal ou um ácido.
Nesse experimento, ocorre a oxidação do magnésio e a redução do íon H+. A equação da reação pode ser vista abaixo:
2 HCl(aq) + Mg (s) → MgCl2 (aq) + H2 (g)
Figura 3. Reação e visualização do Tubo de ensaio 2
Fonte: Própria
O dicromato de potássio é um sólido de coloração alaranjada que pode ser usado como agente oxidante, na produção de produtos como o corante e no tratamento de madeira. Já o ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C é um sólido cristalino de cor branca, que pode sofrer oxidação irreversível e está presente em frutas e legumes.
A mudança de coloração é um indício de que no tubo de ensaio número 3 ocorreu reação química. A reação em questão é responsável pela mudança do pH presente na solução, e consequentemente, propicia a oxidação do Dicromato de Potássio, alterando a sua cor. Em termos reacionais, o dicromato anteriormente citado reage com os íons H+ do ácido ascórbico, deixando o meio mais ácido, de acordo com a seguinte reação:
K2Cr2O7(aq) + 14 H+ (aq) → 2 Cr3+ (aq) + 2 K+ (aq) + 7 H2O(l)
Figura 4. Reação e visualização do Tubo de ensaio 3
Fonte: Própria
A reação ocorrida no tubo de ensaio número 4 foi entre os reagentes hidróxido de sódio e ácido clorídrico. Para essa reação, como pode ser visto na imagem 4, ocorre a formação de um sal de coloração branca.
	O nome que recebe essa reação é de neutralização, em que encontram-se um componente de caráter ácido (ácido clorídrico) e outro de caráter básico (hidróxido de sódio). Como produto das reações de neutralização tem-se sal e água, que nesse caso o sal é representadopelo NaCl.
Na reação química ocorrida de dupla troca, o íon H+ do ácido combina-se com o íon OH- da base, formando água. Concomitantemente, o ânion do ácido se une ao cátion da base e formam o sal.
Denomina-se reação de neutralização total por ser de 1:1 em que a quantidade total de íons H+ são neutralizados pelas hidroxilas. A reação envolvida no processo pode ser vista abaixo:
NaOH(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)
Figura 5. Reação e visualização do Tubo de ensaio 4
Fonte: Própria
5 - Conclusão
	A partir do experimento realizado pode-se concluir por meio dos resultados obtidos no laboratório virtual, que estes se aproximam significamente dos resultados teóricos presentes na literatura, comprovando alguns fatores acerca das reações químicas através das análises como mudança de cor, formação de precipitado, alteração de temperatura e liberação de gás. Os resultados comprovam que todas as reações apresentaram manifestações diferentes entre si e possíveis de serem identificadas visualmente, ou seja, são facilmente definidas como transformações químicas passíveis a formação de um novo produto. 
6 - Referências
1BRADY, J. E.; RUSSEL, J. W.; HOLUM, J. R. Química: a matéria e suas transformações. 3ª Edição, Vol. 02. 2003. LTC Editora S.A. ISBN 85-216-1326-1.
2KOLTZ, J. C &TREICHEL, P. M. Química e reações químicas. 4ª Edição, vol. 01. 2002. LTC Editora S. A. ISBN 85-216-1309-1.
3VOGEL, A. I. Química Analítica Qualitativa; São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.
7 - Anexos
1. Descreva, se possível, as reações visuais apresentadas no: 
• Tubo de ensaio 1 (reação entre cloreto de sódio e nitrato de prata); 
 Reação de dupla-troca, onde ocorre a formação do nitrato de sódio e o cloreto de prata, o segundo - por sua vez - é o componente visualizado na precipitação.
• Tudo de ensaio 2 (reação entre magnésio metálico e ácido clorídrico);
A reação ocorrida nesse tubo de ensaio configura-se como sendo uma reação de simples troca.
• Tubo de ensaio 3 (reação entre dicromato de potássio e ácido ascórbico); 
 A reação em questão é responsável pela mudança do pH presente na solução, e consequentemente, propicia a oxidação do Dicromato de Potássio.
• Tubo de ensaio 4 (reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio).
O nome que recebe essa reação é de neutralização, em que encontram-se um componente de caráter ácido (ácido clorídrico) e outro de caráter básico (hidróxido de sódio).
2. Quais as equações químicas dos produtos formados nos tubos de ensaio?
1- NaNO3 (aq) + NaCl (aq) → AgCl (s) + NaNO3 (aq)
2- 2 HCl(aq) + Mg (s) → MgCl2 (aq) + H2 (g)
3- K2Cr2O7(aq) + 14 H+ (aq) → 2 Cr3+ (aq) + 2 K+ (aq) + 7 H2O(l)
4- NaOH(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)
SALVADOR – BA
21 DE SETEMBRO DE 2020
SENAI CIMATEC
 
Curso de Engenharia Química
 
Química Inorgânica Prática
 
 
SALVADOR 
–
 
BA
 
2
1
 
DE 
SETEMBRO
 
DE 20
20
 
Prática 
2
: 
Evidências de uma Reação Química
 
 
 
 
1 
–
 
Introdução
 
Reações químicas, processos que caracterizam as 
transformações químicas, são definidas como 
mudanças na 
maneira que os átomos estão combinados, formando novas 
substâncias, com novas propriedades. 
Dentre as principais 
transformações pelas quais a matéria passa, estão a física (a 
composição do material não muda, ele apenas sofre uma 
mudança de form
ato e tamanho) e química (a composição do 
material é alterada). Para identificar a ocorrência de uma 
transformação, existem algumas características dos materiais 
que podem ser observadas, além de algumas manifestações 
visuais e mudanças físicas que ocorrem
 
durante a reação. Em 
alguns casos, essas manifestações são imperceptíveis, ou 
seja, não são visíveis a olho nu. Para isso, se faz necessário 
a determinação das propriedades específicas dos reagentes e 
produtos presentes na reação, como seus pontos de fusã
o e 
ebulição, densidade e solubilidade, identificando as 
mudanças ocorridas.
[1]
 
 
As evidências mais comuns são: 
 
Formação de gases: Observa
-
se o fenômeno da 
efervescência, formando bolhas de gás. Um exemplo comum 
é o sistema onde um comprimido de antiácido
 
estomacal é 
inserido na água.
[1]
 
Formação de precipitado: Observa
-
se a formação de um 
sólido ou uma turvação de uma solução líquida, causado 
geralmente quando duas substâncias líquidas ou em solução 
aquosa reagem. Um exemplo comum é visto na mistura entre
 
nitrato de chumbo e iodeto de potássio, produzindo iodeto de 
chumbo (precipitado amarelo).
[1]
 
Mudança de cor: Observa
-
se alteração na coloração em 
reações em que há transferência de elétrons (oxirredução), 
ocorrendo a formação de cátions que fornecem a co
r 
característica. Um exemplo comum é visto na solução 
aquosa de sulfato de cobre II, transparecendo uma coloração 
azul a partir dos cátions cobre (Cu
2+
).
[1]
 
Essa mudança está 
associada ao pH da solução da seguinte forma: 
 
Figura 1. 
Associação entre pH e coloração de soluções.
 
 
Fonte: Mcientífica, 2013.
 
Absorção ou liberação de energia: São manifestações na 
forma de calor, luz e eletricidade. Para a forma de calor, as 
reações absorvem ou liberam calor, e são definidas como 
reações en
dotérmicas e exotérmicas, respectivamente. Na 
forma de luz, durante a reação, observa
-
se o aparecimento de 
chama ou luminosidade, visto por exemplo, na queima de 
álcool, carvão e palito de fósforo. Na forma de eletricidade, 
observa
-
se a 
 
transformação de e
nergia química em energia 
elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução 
(havendo transferência de elétrons). Um exemplo comum é 
visto no sistema de pilhas e baterias.
[2]
 
2 
-
 
Objetivos
 
O objetivo deste experimento é investigar a ocorrência de 
reações químicas através da análise de evidências como 
mudança de cor, formação de precipitado, alteração de 
temperatura e liberação de gás.
 
 
3 
-
 
Material e Métodos
 
Os materiais utilizados durante o desenvolvimento da 
prática, bem como os procedimentos realizados estão 
descritos nos tópicos a seguir.
 
 
3.1 MATERIAIS
 
• Béqueres;
 
• Espátula de aço inox;
 
• Pipeta de Pasteur;
 
• Tubos de ensaio;
 
• Magnésio metálico (Mg);
 
• Ácido ascórbico (C6H8O6);
 
• Hidróxido de sódio (NaOH);
 
• Ácido clorídrico (HCl);
 
• Cloreto de sódio (NaCl)
 
• Dicromato de potássio (K2Cr2O7);
 
• Nitrato de prata (AgNO3).
 
 
3.2 MÉTODOS
 
Para realização desta prática, primeiramente preparou
-
se a 
capela de ex
austão e os utensílios necessários. 
 
Para a primeira reação, colocou
-
se uma alíquota de solução 
de cloreto de sódio no tubo de ensaio 1, e pipetou
-
se uma 
amostra de solução de nitrato de prata. Adicionou
-
se a 
solução de nitrato de prata ao tubo 1 e misturo
u
-
se até 
homogeneizar. Em seguida, observou
-
se e analisou
-
se os 
resultados.
 
Posteriormente, repetiu
-
se os mesmos passos 
para as demais reações. 
 
Na segunda reação, adicionou
-
se magnésio metálico e uma 
alíquota de solução de ácido clorídrico no tubo 2. Já n
a 
terceira reação, adicionou
-
se uma amostra de dicromato de 
potássio e de ácido ascórbico no tubo 3. Por último, a quarta 
reação ocorreu entre o ácido clorídrico e o hidróxido de 
sódio. Suas amostras foram adicionadas no tubo 4, 
misturadas e analisadas. 
 
P
or fim, todos os tubos foram analisados e seus resultados 
foram comparados com os resultados esperados de acordo 
com a literatura.
 
4 
-
 
Resultados e Discussão
 
A partir das etapas seguidas durante o processo de 
experiência no laboratório virtual, foi possível se obter 
SENAI CIMATEC 
Curso de Engenharia Química 
Química Inorgânica Prática 
 
SALVADOR – BA 
21 DE SETEMBRO DE 2020 
Prática 2: Evidências de uma Reação Química 
 
 
 
1 – Introdução 
Reações químicas, processos que caracterizam as 
transformações químicas, são definidas como mudanças na 
maneira que os átomos estão combinados, formando novas 
substâncias, comnovas propriedades. Dentre as principais 
transformações pelas quais a matéria passa, estão a física (a 
composição do material não muda, ele apenas sofre uma 
mudança de formato e tamanho) e química (a composição do 
material é alterada). Para identificar a ocorrência de uma 
transformação, existem algumas características dos materiais 
que podem ser observadas, além de algumas manifestações 
visuais e mudanças físicas que ocorrem durante a reação. Em 
alguns casos, essas manifestações são imperceptíveis, ou 
seja, não são visíveis a olho nu. Para isso, se faz necessário 
a determinação das propriedades específicas dos reagentes e 
produtos presentes na reação, como seus pontos de fusão e 
ebulição, densidade e solubilidade, identificando as 
mudanças ocorridas.
[1]
 
As evidências mais comuns são: 
Formação de gases: Observa-se o fenômeno da 
efervescência, formando bolhas de gás. Um exemplo comum 
é o sistema onde um comprimido de antiácido estomacal é 
inserido na água.
[1]
 
Formação de precipitado: Observa-se a formação de um 
sólido ou uma turvação de uma solução líquida, causado 
geralmente quando duas substâncias líquidas ou em solução 
aquosa reagem. Um exemplo comum é visto na mistura entre 
nitrato de chumbo e iodeto de potássio, produzindo iodeto de 
chumbo (precipitado amarelo).
[1]
 
Mudança de cor: Observa-se alteração na coloração em 
reações em que há transferência de elétrons (oxirredução), 
ocorrendo a formação de cátions que fornecem a cor 
característica. Um exemplo comum é visto na solução 
aquosa de sulfato de cobre II, transparecendo uma coloração 
azul a partir dos cátions cobre (Cu
2+
).
[1]
 Essa mudança está 
associada ao pH da solução da seguinte forma: 
Figura 1. Associação entre pH e coloração de soluções. 
 
Fonte: Mcientífica, 2013. 
Absorção ou liberação de energia: São manifestações na 
forma de calor, luz e eletricidade. Para a forma de calor, as 
reações absorvem ou liberam calor, e são definidas como 
reações endotérmicas e exotérmicas, respectivamente. Na 
forma de luz, durante a reação, observa-se o aparecimento de 
chama ou luminosidade, visto por exemplo, na queima de 
álcool, carvão e palito de fósforo. Na forma de eletricidade, 
observa-se a transformação de energia química em energia 
elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução 
(havendo transferência de elétrons). Um exemplo comum é 
visto no sistema de pilhas e baterias.
[2]
 
2 - Objetivos 
O objetivo deste experimento é investigar a ocorrência de 
reações químicas através da análise de evidências como 
mudança de cor, formação de precipitado, alteração de 
temperatura e liberação de gás. 
 
3 - Material e Métodos 
Os materiais utilizados durante o desenvolvimento da 
prática, bem como os procedimentos realizados estão 
descritos nos tópicos a seguir. 
 
3.1 MATERIAIS 
• Béqueres; 
• Espátula de aço inox; 
• Pipeta de Pasteur; 
• Tubos de ensaio; 
• Magnésio metálico (Mg); 
• Ácido ascórbico (C6H8O6); 
• Hidróxido de sódio (NaOH); 
• Ácido clorídrico (HCl); 
• Cloreto de sódio (NaCl) 
• Dicromato de potássio (K2Cr2O7); 
• Nitrato de prata (AgNO3). 
 
3.2 MÉTODOS 
Para realização desta prática, primeiramente preparou-se a 
capela de exaustão e os utensílios necessários. 
Para a primeira reação, colocou-se uma alíquota de solução 
de cloreto de sódio no tubo de ensaio 1, e pipetou-se uma 
amostra de solução de nitrato de prata. Adicionou-se a 
solução de nitrato de prata ao tubo 1 e misturou-se até 
homogeneizar. Em seguida, observou-se e analisou-se os 
resultados. Posteriormente, repetiu-se os mesmos passos 
para as demais reações. 
Na segunda reação, adicionou-se magnésio metálico e uma 
alíquota de solução de ácido clorídrico no tubo 2. Já na 
terceira reação, adicionou-se uma amostra de dicromato de 
potássio e de ácido ascórbico no tubo 3. Por último, a quarta 
reação ocorreu entre o ácido clorídrico e o hidróxido de 
sódio. Suas amostras foram adicionadas no tubo 4, 
misturadas e analisadas. 
Por fim, todos os tubos foram analisados e seus resultados 
foram comparados com os resultados esperados de acordo 
com a literatura. 
4 - Resultados e Discussão 
A partir das etapas seguidas durante o processo de 
experiência no laboratório virtual, foi possível se obter

Outros materiais