Buscar

Na indústria de transformação, um interesse especial é destinado à velocidade das reações químicas. Existem casos que desejamos aumentar a taxa de ...

Na indústria de transformação, um interesse especial é destinado à velocidade das reações químicas. Existem casos que desejamos aumentar a taxa de ocorrência da reação, a fim de tornar o processo mais rápido, promover a redução de custos e maximizar a quantidade produzida. Em outros casos, há interesse em inibir as reações. Por exemplo, produtos alimentícios são armazenados sob resfriamento ou congelamento, a fim de reduzir as reações químicas que degradam o alimento. Sobre a velocidade das reações químicas, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


Fatores como temperatura, concentração e superfície de contato tem pouca influência na velocidade de uma reação.


Alternativa 2:


Os catalisadores são compostos que são adicionados, que auxiliam no aumento da velocidade das reações químicas e são consumidos ao final da reação.


Alternativa 3:


Os catalisadores são capazes de aumentar a velocidade das reações químicas, pois eles modificam o mecanismo de reação, atuando na redução da energia de ativação necessária para a ocorrência da reação química.


Alternativa 4:


A regra geral válida para grande parte dos casos é que quanto menor a temperatura, maior a velocidade de ocorrência das reações químicas.


Alternativa 5:


Grande parte das reações são entre misturas heterogêneas. Quando os reagentes estão em fases diferentes, como ocorre entre um gás e um sólido, a reação é acelerada pela superfície de contato existente entre esses dois compostos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a Alternativa 3: "Os catalisadores são capazes de aumentar a velocidade das reações químicas, pois eles modificam o mecanismo de reação, atuando na redução da energia de ativação necessária para a ocorrência da reação química."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais