Buscar

ED Democracia, Ética e Cidadania SIMULADO GERAL 2018

Prévia do material em texto

Simulado Geral
Top of Form
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A desincompatibilização é uma exigência legal, a qual determina que um político ocupante de cargo público e eletivo, e que tem intenção de candidatar-se a outro cargo em outra eleição, deverá deixar aquele que ocupa, respeitando um prazo determinado, antes do pleito eleitoral.
Veja então o seguinte caso fictício. José Doriving ganhou as eleições do município de Paraguaçu do Norte com uma larga vantagem em relação aos adversários. Moço novo, bem-apessoado, empresário de sucesso, acabou assumindo a prefeitura com garra e determinação. Só que José é um cara determinado. Não basta a ele ser apenas prefeito e, como começou a fazer sucesso em sua administração municipal, ele até assinou um documento registrado em cartório, afirmando que permaneceria até o fim de seu mandato, mas seus olhos brilharam com a hipótese de ser governador e quem sabe presidente, e decidiu se candidatar de novo. Entretanto, Doriving tem que se desincompatibilizar do cargo de prefeito para que possa concorrer a outro cargo eletivo. Ou seja, o prefeito que mal começou já vai deixar um cargo para ver se consegue um melhor e todas aquelas promessas de campanha vão ficar na conta do vice-prefeito que terá de assumir o município.
Em relação à questão da desincompatibilização eleitoral, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. 
Impede um político ocupante de um cargo eletivo concorrer a outro cargo em nova eleição, o fato de ter registrado em cartório um documento, afirmando que permaneceria até o final de seu mandato. 
b. 
O ocupante de um cargo público e eletivo que concorrer a outra eleição e for vitorioso deverá deixar o cargo anterior no momento da diplomação do novo cargo eletivo. 
c. 
É bom para a sociedade que um político bem avaliado possa deixar um cargo de prefeito em detrimento de outro como o de governador. 
d. 
A desincompatibilização é um instrumento legal destinado ao detentor de um cargo eletivo não se valer do prestígio deste para concorrer a outro processo eleitoral. 
e. 
A lei não permite em hipótese alguma a um prefeito empossado candidatar-se a um cargo de governador em outro processo eletivo. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Veja algumas considerações sobre as urnas eletrônicas e o voto nulo.
A urna eletrônica não tem um botão com a opção de voto nulo. Se o eleitor quiser anular o seu voto na urna é preciso digitar um número que não seja de nenhum candidato.
Como anular o voto na urna eletrônica
Se o eleitor decidir anular o seu voto deve digitar um número de candidato ou partido que não existe.
Por exemplo: digitar o número 000 e depois apertar a tecla verde Confirma.
Qual a consequências do voto nulo?
Para a Justiça Eleitoral o voto nulo não é considerado um voto válido nas eleições, assim como o voto em branco. Isso quer dizer que esses votos não entram no cálculo do resultado da votação.
Quando um eleitor decide anular o voto isso indica que ele preferiu não escolher nenhum dos candidatos que estão disputando os cargos nas eleições.
O voto nulo pode anular uma eleição?
Não, os votos nulos não podem anular a eleição. Isso não acontece mesmo que mais da metade dos eleitores decida votar nulo.
Mas, apesar de não causarem a anulação da eleição, é importante saber que os votos nulos podem interferir no resultado da votação. Isto acontece porque quando um eleitor vota nulo o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno (ELEIÇÕES 2018).
 
Fonte: ELEIÇÕES 2018.  Como votar nulo. Site Eleições 2018. – Guia do Eleitor. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/thDYQX>. Acesso em: 10 mai. 2018.
Depois de ler o texto base, assinale a única alternativa correta relacionada à urna eletrônica e o voto nulo.
Escolha uma:
a. 
Escolhendo um partido sem numeração prevista na urna eletrônica o voto será também considerado. 
b. 
Voto nulo e voto em branco, ambos não são considerados válidos em uma eleição. 
c. 
Caso a maioria dos eleitores vote nulo, a eleição deverá ser anulada. 
d. 
Na urna eletrônica, existe uma opção específica para o voto nulo. 
e. 
Votar nulo é uma infração passível de multa. 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O eleitor como cidadão tem direitos assegurados. Para aprofundar um pouco mais sobre o tema, leia a notícia que se segue.
A Constituição determina os casos de perda ou suspensão dos direitos políticos, vale dizer, o direito de votar e de ser votado. A regra geral, como não haveria de deixar de ser em um país democrático como o Brasil, é a proteção quase absoluta desses direitos, exceto em casos muito específicos, enumerados no artigo 15 da Lei Maior.
No rol de exceções ao pleno exercício dos direitos políticos não consta a prisão provisória. O que implica a perda ou suspensão desses direitos, como se lê no inciso III daquele dispositivo constitucional, é a “condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem os seus efeitos”.
Ou seja, um cidadão que foi condenado definitivamente por um crime está impedido de votar até o total cumprimento da sanção que lhe foi imposta. Já o cidadão preso provisoriamente, isto é, aquele que ainda não teve sua culpa certificada por sentença transitada em julgado, está autorizado a votar.
A Justiça Eleitoral estende às unidades prisionais o conceito de “estabelecimento de internação coletiva” previsto no artigo 136 da Lei n.° 4.737/1965 (Código Eleitoral), que diz o seguinte: “Deverão ser instaladas seções nas vilas e povoados, assim como nos estabelecimentos de internação coletiva, inclusive para cegos e nos leprosários onde haja, pelo menos, 50 (cinquenta) eleitores” (ESTADÃO, 2018).
 
Fonte: ESTADÃO. Paradoxo Eleitoral.  Jornal o Estado de São Paulo, São Paulo: Ed Nº 45485 de 30 abr. 2018.
Com base no texto acima, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. 
Para o cidadão preso provisório, em que há seção eleitoral em seu presídio, não há necessidade de votar. 
b. 
Os presos provisórios não deveriam votar em hipótese alguma. 
c. 
Um cidadão condenado definitivamente pode votar. 
d. 
Os presos políticos não deveriam votar em hipótese alguma. 
e. 
Como a Justiça Eleitoral organiza eleições em prisões para presos provisórios, deveria também prever seções eleitorais nos hospitais e asilos com mais de cinquenta eleitores. 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As eleições têm o financiamento de seus candidatos regulado em algumas modalidades. Veja este tipo que se apresenta na transcrição do texto do TSE.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia nesta segunda-feira (30/04) o cadastramento de empresas e entidades com interesse em prestar o serviço de financiamento coletivo de campanhas eleitorais.  O cadastramento é etapa obrigatória e deve ser feito exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível na página dedicada ao assunto no portal da Corte na internet.
Também conhecido como crowdfunding ou “vaquinha virtual”, o financiamento coletivo é uma das novas modalidades de captação de recursos para campanhas criadas por lei depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, em 2015, a doação por parte de pessoas jurídicas com essa mesma finalidade. O entendimento foi fixado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4.650 (BRASIL, 2018).
 
Fonte: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. TSE abre cadastramento para prestadores de serviço de financiamento coletivo de campanha. Tribunal Superior Eleitoral – TSE – Site do Tribunal. Brasília, DF. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/e4ypVD>. Acesso em: 10 mai. 2018.
Com base no texto que acima se apresenta é possível deduzir que:
Escolha uma:
a. 
É expressamente proibido financiar campanhas eleitorais por meio de contribuições coletivas. 
b. 
O único instrumento de financiamento de campanhas eleitorais é o financiamento público. 
c. 
Os únicos instrumentosde financiamento de campanhas eleitorais são o financiamento público e as doações empresariais. 
d. 
O único instrumento de financiamento de campanhas eleitorais são as doações empresariais. 
e. 
É permitido financiar campanhas eleitorais por meio de contribuições coletivas. 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Veja a análise dos três poderes e sua relação com as eleições sob a ótica de um Senador, conforme a reportagem que se segue.
 
O senador Lasier Martins (PSD-RS) manifestou esperança de que as eleições de 2018 levem a mudanças no quadro político e ajudem a superar as crises que o país tem enfrentado. Ele salientou nesta segunda-feira (4) em Plenário a importância no voto, lembrando que a sociedade está cansada de corrupção, impunidade, atraso em obras, falta de dinheiro público, sofrimento dos carentes [...].
Legislativo
Para ele, a situação chegou a este ponto por falta de resposta dos poderes constituídos aos anseios da sociedade. Exemplo disso é o próprio Congresso, disse o senador, para quem alguns de seus integrantes estão mais preocupados em satisfazer os seus próprios interesses, ignorando os anseios da população.
Executivo
O Executivo também tem suas falhas, disse Lasier Martins. O excesso de medidas provisórias sem levar em conta os critérios constitucionais é um exemplo disso, especialmente quando a edição dessas normas se dá em torno de acordos políticos inaceitáveis. Isso sem falar nas irregularidades que não foram de fato apuradas pelas autoridades competentes, declarou o senador.
Judiciário
Já o Judiciário, continuou Lasier Martins, vive o seu pior momento, especialmente o Supremo Tribunal Federal, que peca pela demora nos julgamentos. Além disso, disse o senador, Judiciário também não tem assegurado a imparcialidade de julgamentos, concluiu o senador (AGÊNCIA SENADO, 2017).
 
Fonte: AGÊNCIA SENADO. Lasier Martins critica a atuação dos Três Poderes e manifesta esperança nas eleições de 2018. Senado Federal – Senado Notícias. Brasília, DF. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/ndisaj>. Acesso em: 08 mai. 2018.
 
Baseando-se no texto acima, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo, relacionadas à abordagem do Senador em tela.
(   ) Conforme a abordagem do Senador, o voto não tem poder nenhum.
(   ) O Congresso Nacional é o órgão que mais pensa no brasileiro.
(   ) O Poder Executivo tem suas falhas, como a não apuração ainda de irregularidades.
(   ) A Justiça tem exercido um papel relevante porque sempre julga com isenção.
Assinale a única alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Escolha uma:
a. 
V – F – V – F. 
b. 
V – F – V – V. 
c. 
F – V – F – V. 
d. 
F – F – V – V. 
e. 
F – F – V – F. 
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à evolução do direito ao voto no Brasil, veja alguns detalhes no texto a seguir.
O voto direto para presidente e vice-presidente apareceu pela primeira vez na Constituição Republicana de 1891. Prudente de Morais foi o primeiro a ser eleito dessa forma. Foi após esse período que se instalou a chamada política do café-com-leite, em que o governo era ocupado alternadamente por representantes de São Paulo e Minas Gerais.
O período da República Velha, que vai do final do Império até a Revolução de 1930, foi marcado por eleições ilegítimas. As fraudes e o voto de cabresto eram muito comuns, com os detentores do poder econômico e político manipulando os resultados das urnas. Em uma eleição desse período, ocorrida no Rio de Janeiro, tantos eleitores votaram duas vezes que foi preciso empossar dois governadores e duas Assembleias Legislativas.
 
Fonte: ROEDEL, Patrícia. Conheça a história do voto no Brasil. Câmara dos Deputados – Câmara Notícias, Brasília, DF. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/164hsz>. Acesso em: 09 mai. 2018.
Em relação à evolução do voto no Brasil é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. 
O nosso país, democrático por natureza, teve um processo de ampla participação nos destinos da sociedade, desde os primeiros momentos após seu descobrimento. 
b. 
A República Velha, período da Proclamação da República até a década de 1930, foi marcada pela ampla atividade democrática. 
c. 
A Política do Café-com-Leite foi um período em que houve a possibilidade de se escolher representantes de todos os estados da federação por meio do voto popular. 
d. 
Previsto na Constituição Federal de 1988, o dever de votar pode ser enxergado como uma política de voto de cabresto, tal qual o período pós Proclamação da República. 
e. 
Demorou quase quatrocentos anos após o descobrimento, para que o brasileiro pudesse votar diretamente para o cargo de Presidente da República. 
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os sistemas políticos vigentes no mundo, veja a expressão do presidencialismo, conforme a análise que se segue.
O sistema presidencialista mais conhecido é dos Estados Unidos da América, sistema que existiu desde o início da história daquele país. Apesar de a população votar para presidente, o voto é indireto, determinado por um colegiado eleitoral, composto por delegados de todas as regiões do país. Esses delegados também são eleitos pelo povo.
Mas existem muitos outros países que adotam o presidencialismo. Praticamente todos os países da América Latina são repúblicas presidencialistas, como o México, a Argentina e a Colômbia. Boa parte dos países africanos, como Angola, e também alguns países da Ásia, como a Indonésia, possuem repúblicas nesse modelo (BLUME, 2015).
Fonte: BLUME, Bruno André.  Sistemas de Governo: Presidencialismo. Politize. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/n3eR55>. Acesso em: 05 mai. 2018.
 
Analisando o texto acima é possível afirmar que o sistema _______________ adotado também pelo _______________, pode ser mais visto em países _______________ como os da América Latina e Ásia.
A partir da frase acima, assinale a única alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. 
parlamentarista – Brasil – subdesenvolvidos. 
b. 
parlamentarista – Estados Unidos – desenvolvidos. 
c. 
presidencialista – Brasil – subdesenvolvidos. 
d. 
semipresidencialista – Estados Unidos – estáveis. 
e. 
semipresidencialista – Brasil – desenvolvidos. 
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Kim nasceu na Coréia do Norte, uma nação considerada uma ditadura, ou seja, o mandatário maior do país não é escolhido pelo povo. Kim não pode expressar livremente o seu pensamento e suas opiniões, a não ser que seja de maneira bem reservada, pois há um verdadeiro policiamento sobre como a população pensa e age, devendo em muitos casos, até mesmo, venerar a imagem a ações dos seus líderes. Kim tem de seguir o que o governo determina o tempo todo e não tem muitas opções. Ele sabe que, no fundo, as coisas devem permanecer desta forma, porque os sucessores dos atuais governantes serão escolhidos por eles mesmos e nunca por cidadãos como Kim.
Fonte: elaborado pelo autor.
 
Analisando o texto acima é possível afirmar que o voto é o mais importante _______________ para se definir sua opinião e _______________ do cidadão por seus _______________, os quais definirão os destinos da nação.
A partir da frase acima, assinale a única alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. 
negócio – respeito – empresários. 
b. 
instrumento – preferência – governantes. 
c. 
recurso – disposição – companheiros. 
d. 
feito – desgosto – aliados. 
e. 
ato – qualidade – amigos. 
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Mesários são representantes convocado pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições, organizando, dando regularidade e fazendo valer os direitos e deveres dos candidatos e eleitores. Veja alguns dos direitos dos mesários, de acordo com a transcrição de Brasil (1997).
Art. 98. Os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptorasou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação (BRASIL, 1997, art. 98).
 
Fonte: BRASIL. Lei 9.504 de 30 de setembro de 1997. Estabelece normas para as eleições. Senado Federal, Brasília, DF. 1997. Disponível em: <https://goo.gl/rkYgrU>. Acesso em: 09 mai. 2018.  
Assinale a única alternativa correta em relação aos mesários eleitorais e direitos e deveres dos cidadãos.
Escolha uma:
a. 
Os mesários convocados garantem os direitos e deveres em uma eleição. 
b. 
As eleições são organizadas por funcionários contratados. 
c. 
Ser mesário é uma obrigação, não tendo qualquer contrapartida. 
d. 
Ser mesário em um pleito eleitoral é uma opção de cada cidadão. 
e. 
Os mesários convocados em dia de trabalho poderão ter sua falta descontada em contracheque. 
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe no texto que se segue uma análise sobre as pesquisas eleitorais.
Na década passada, a divulgação das pesquisas de intenção de voto era tema polêmico entre jornalistas, cientistas políticos e políticos. As discussões eram sobre a definição de um período mínimo para a divulgação de pesquisas, a transparência das informações para a compreensão correta dos resultados divulgados e se a divulgação das pesquisas no período pré-eleitoral influencia a decisão do eleitor.
O que as pesquisas vêm mostrando até esse momento não vai além de pura especulação.
Por um lado, essa polêmica serviu para garantir e defender a livre divulgação de prévias eleitorais. Como estamos em um Estado Democrático de Direito, os cidadãos/eleitores têm garantido o direito básico à informação e ao conhecimento sobre quem são os aspirantes a cargos eletivos. Este é o papel das pesquisas (QUADROS, 2018).
 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de.  As pesquisas eleitorais entre a influência e a especulação. Portal Gazeta do Povo. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/bSduaK>. Acesso em: 10 mai. 2018.
 
Pelo texto acima é pertinente afirmar que as _______________ eleitorais podem assumir um papel _______________, mas por outro lado permitem que sejam divulgadas as intenções de votos dos _______________.
A partir da frase acima, assinale a única alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. 
intenções – especulativo – mesários. 
b. 
juntas – determinado – eleitores. 
c. 
intenções – importante – candidatos. 
d. 
pesquisas – importante – candidatos. 
e. 
pesquisas – especulativo – eleitores.

Continue navegando