Buscar

Origem da Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com o texto, a Educação Física começou a ser implantada nas escolas a a partir do século XIX! Foi em 1841 que se iniciaram os trabalhos no CPII, mas entende-se que em escolas particulares já existia. Os discursos para justificar a sua entrada nas escolas eram o fato do exercício físico trazer benefícios ao trabalho intelectual, descansar a mente com a ocupação produtiva do corpo, eram concebidos como práticas de bons hábitos e de boa moral e também servir como meio para combater os vícios. Tais justificativas eram apoiadas por médicos e militares. 
Os primeiros responsáveis pelo ensino da Educação Física, foram militares e ex militares que possuíam grande experiência com exercícios físicos e por isso eram tidos como adequados, mesmo sem ter formação, o que na época não existia.Em particular o ex-capitão do exército imperial Guilherme Luiz de Taube. Mas por trás disso haviam os médicos, que eram os responsáveis pelo discurso da necessidade dos exercícios físicos e o projeto médico higienista que tinha como “objetivo um meio de controle social, de formação moral e disciplinar, de regeneração/aperfeiçoamento da raça, de construção/inculcação de um sentimento de identidade nacional, de desenvolvimento e aprimoramento do físico e da saúde.” O médico e reitor Joaquim Caetano da Silva, foi o responsável por avaliar e aprovar a entrada de Guilherme Luiz de Taube.
Primeiramente as “aulas de Gymnastica”, tratavam-se apenas de exercícios físicos baseados nas praticas militares. Logo em seguida, com a saída de Guilherme Luiz de Taube e a entrada de Frederico Hoppe, as aulas passaram a ser voltadas para a esgrima, baseando-se no conteúdo dos colégios Europeus. Em seguida Pedro Guilherme Meyer complementou as práticas com “as corridas, os saltos, as flexões de braços e pernas, os exercícios de equilíbrio, de força e de destreza, bem como a natação, a equitação, a esgrima, as lutas, os jogos e os exercícios em aparelhos, tais como as barras fixas e móveis, as paralelas, as escadas, as cordas, os espaldares, o cavalo e o trapézio, se tornando algo mais amplo, mas ainda assim, não existiam conhecimentos teóricos dentro da Educação Física.

Continue navegando