Buscar

portifolio Disfunçoes ergonicas ,atividade fisica e saude

Prévia do material em texto

Renato Ferreira Witte – 1171860
PORTFÓLIO
								
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Disfunções Orgânicas ,Atividade Física e Saúde 
Tutora - Elizabete Dias Flauzino
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITARIO-CEULAR
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Bacharelado em Educação Física
	Disciplina: Disfunções Orgânicas ,Atividade Física e Saúde 
	Tutor: Elizabete Dias Flauzino
	R.A.: 1171860
	Aluno: Renato Ferreira Witte
	Turma :DGEFB1501ROOA0S
ATIVIDADE
O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda: 
Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa? 
O sedentarismo, falta de se locomover e agir é um dos principais riscos para o aparecimento de doenças degenerativas ou seja ,crônica .Ou seja o não desenvolvimento físico pode gerar ou trazer problemas de todos os modos para uma pessoa.
b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios? 
O Papel do educador físico para promover a saúde é fundamental, pois é ele que vai avaliar como a pessoa esta e se pode fazer exercícios físicos .Dando assim um suporte técnico para que esta pessoa faça exercícios sem ter lesões e problemas posturais .E outro ponto legal é o acompanhamento nutricional ,que quem pode ter é legal fazer o acompanhamento para ter melhores resultados e se alimentar melhor .Os Desafios é escolher os exercícios certos para perfil de cliente ,mudar sua rotina do dia a dia ,fazendo alguma atividade física , ver que a saúde é mais importante ,na verdade o maior desafio é tentar tirar as pessoas do sedentarismo e transformar a pessoa ou aluno em um aluno ativo e feliz .
Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física © Logística Internacional Claretiano - Centro Universitário | 11 e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.
O sedentarismo já ameaça reduzir a expectativa de vida. Dentro de 18 anos, o Brasil terá diminuído em 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada. Relacione o sedentarismo com atividade física, promoção e prevenção de saúde. Utilize de exemplos práticos.
Segundo o texto  da unidade 1 a promoção de saúde seria a forma no qual a sociedade deveria aperfeiçoar para manter ou melhorar a saúde,  mais caso isso não ocorra estaremos frente a um projeto mal elaborado ou fora da realidade e da expectativa sociocultural e financeira do padrão contemporâneo.      
3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda: 
O que você entendeu por estudo transversal? 
Temas transversais são temas de interesse geral d a sociedade inseridos em aulas específicas. 
Exemplo : Em uma aula de Português o professor aborda temas sobre Sexualidade, como uso de preservativos par previnir doenças sexualmente transmissíveis, ou aborda Ética, como devolver o troco caso o caixa da padaria te devolva dinheiro a mais.... 
Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento à Pratica de atividade Física?
De fato o Profissional da Educação Física pode ser importante na saúde da população, são diversos estudos mostrando que as doenças crônico degenerativas e outras podem ser combatidas através da pratica regular de exercícios físicos prescritos e bem orientados, para tanto, recomenda-se outros estudos futuramente para que sejam trazidos mais dados a respeito dos resultados da possível melhora na saúde da população com a inserção direta do exercício físico, assim sendo, melhorando a qualidade do PSF, facilitar o trabalho multidisciplinar dos profissionais da área da saúde e o mais importante, o bem estar do cidadão. 
4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.
De forma estratégica com a aplicação de atividade para o sujeito de forma de prevenção ou terapêutica: Pesquisa sobre a obesidade infantil:
População: crianças de 0 à 5 anos.
Grupo 1: 5 crianças magras
Grupo 2: 5 crianças obesas
Objetivo:  verificar se o treinamento terapêutico  é eficaz  na perca de peso no grupo 2 e não deixar que o grupo 1 fique obeso através da prevenção.
5) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.
Questão 4 e 5 são Repetidas......
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- KILSZTAJN S: Programa de Saúde da Família. Rev. Assoc. Med. Bras. vol. 47, nº4, São Paulo, Oct./Dec, 2001.
2- SEIDL EMF & ZANNON CMLC: Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(2):580-588, mar-abr, 2004.
3- POLITO MD, NETO GAM & LIRA VA: Componentes da aptidão física e sua influência sobre a prevalência de lombalgia. R. Bras. Ci. e Mov., Brasília, v.11, n-2, p. 35-40, Junho, 2003.
4- GIUGLIANO R & MELO ALP: Diagnóstico de sobrepeso em escolares: Utilização do índice de massa corporal segundo padrão internacional. J. Pediatr., Rio de Janeiro, 80(2):129-34, 2004.

Continue navegando