Buscar

portifolio Disfunçoes ergonicas ,atividade fisica e saude PORTIFOLIO 2

Prévia do material em texto

Renato Ferreira Witte – 1171860
PORTFÓLIO
								
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Disfunções Orgânicas ,Atividade Física e Saúde 
Tutora - Elizabete Dias Flauzino
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITARIO-CEULAR
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Bacharelado em Educação Física
	Disciplina: Disfunções Orgânicas ,Atividade Física e Saúde 
	Tutor: Elizabete Dias Flauzino
	R.A.: 1171860
	Aluno: Renato Ferreira Witte
	Turma :DGEFB1501ROOA0S
ATIVIDADE
1-Trace um programa de exercícios para um paciente portador de Diabete tipo 2 de 40 anos, utilizando hipoglicemiantes orais e com média de glicemia de Jejum 160mg/dl. Pontue como orientação, os cuidados e orientações para este paciente.
Durante as atividades físicas, o que se deve fazer rotineiramente:
- Medir a glicemia após as atividades físicas com duração superior a 45 minutos
- Reposição adequada de líquidos, sais minerais e carboidratos, mas atenção com os isotônicos, pois contém boa quantidade de açúcar.
- Interromper a atividade física qualquer sinal de hipo ou hiperglicemia, e sintomas como dor no peito, falta de ar desproporcional ao esforço, tontura ou mal estar, sudorese abundante não habitual.
Como reconhecer os sinais de hipo ou hiperglicemia:
- Hipoglicemia: suor excessivo, palpitações, tremores, confusão, sonolência, falta de coordenação, náuseas e dor de cabeça
- Hiperglicemia: inquietação, nervosismo, sede, cãibras, visão turva náuseas, dor abdominal e aumento de diurese
Recomendações gerais na prática de atividades físicas:
- Não se exercitar no pico da ação da insulina
- Não aplicar insulina nos músculos que participarão ativamente do exercício
- Não se exercitar em jejum
- Usar roupas e principalmente calçados adequados
- Utilizar se possível frequencímetro, respeitando limites estabelecidos
Estes cuidados são essenciais ,mas o aluno deve fazer uma avaliação médica especializada antes de iniciar o programa de exercícios, sendo fundamental para detectar complicações silenciosas decorrentes do diabetes e estabelecer os limites médicos, para não colocarmos em risco a integridade física do praticante.
Treino para um aluno Iniciante Diabetes tipo 2 que utilizara o espaço da musculação 3x semanal 
Treino A 
- Inicio 10 min esteira ,percepção de esforço leve a moderada 
- Supino reto - Puxada Frente - Elevação Lateral – Leg press – Extensora 3x12 cargas moderadas
- final 10 min moderado de Transport 
Treino B
- 10 min Bicicleta moderado 
- Remada cavalo – Supino inclinado –Elevação frontal – Hack 45 – panturrilha 3x12 carga moderadas 
- Final 10 min esteira moderado 
TREINO C 
- 30 min de Aeróbico moderado – Abdominal supra e infra 3x12 e 10 minutos de alongamento final .
2 - Diversos estudo revelam que a prática regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas as idades. Dessa forma, trace um programa de exercícios físicos para um paciente, masculino, 50 anos, hipertenso controlado com medicamento. Na avaliação de PA 13x8mm/hg, peso 84Kg e altura de 1.70cm. Pontue como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios sobre a hipertensão arterial.
Importância do exercício físico no tratamento da hipertensão
Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, todo adulto deve realizar exercícios físicos durante 30 minutos (corridos ou com intervalos) pelo menos cinco vezes por semana para manter uma boa saúde cardiovascular e garantir mais qualidade de vida¹. E, para pessoas que sofrem de hipertensão, a prática de atividades físicas pode ter ainda mais importância.
Isso porque exercícios aeróbicos (isotônicos) ajudam de forma significativa e comprovada na redução da pressão arterial em hipertensos¹. A explicação é que, após a realização da atividade física, a pressão arterial diminui e se mantém baixa por um longo período (até 24h), fenômeno chamado de hipotensão pós-exercício. Na maioria dos casos, essa prática pode levar à diminuição e até mesmo à suspensão de medicamentos anti-hipertensivos².
Exercícios físicos indicados para hipertensos 
Recomenda-se para o tratamento de pessoas hipertensas a realização de atividades físicas leves a moderadas, com a devida avaliação e recomendação médica.
Estudos indicam, ainda, que exercícios aeróbicos mais intensos, mais prolongados e que envolvem grandes grupos musculares contribuem para uma redução mais acentuada da pressão arterial. Porém, só devem ser realizados após adaptação e com a indicação de um especialista¹,².
Abaixo, veja alguns exercícios para o tratamento da hipertensão.
● Exercícios leves: 30 minutos de atividade aeróbica (caminhada, por exemplo), três dias por semana, para prevenção da hipertensão e de problemas cardiovasculares1,2;
● Exercícios moderados: 30 a 60 minutos de atividade aeróbica (como caminhada, corrida e ciclismo), cinco a sete dias por semana, para o tratamento da hipertensão;
● Exercícios resistidos: atividades que envolvem pesos podem ser realizadas de duas a três vezes por semana, com até três séries de oito a 15 repetições.
Mas, atenção: a atividade não deve ser iniciada se o hipertenso apresentar pressões arteriais sistólica e diastólica acima de 160 e 105 mm/Hg, respectivamente¹.
A prática de exercícios é muito importante tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão, apresentando significativas melhoras na vida da pessoa hipertensa. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Colaborou Dr. Daniel Peregrino Santos – Sport Check-up HCor e Spa Med Sorocaba.
-Report of expert committee on the diagnosis and classiϐication of diabetes mellitus. Diabetes Care. 1997; 20(7):1183-97. 
-Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD. Diagnóstico e tratamento do diabetes mellitus e tratamento do diabetes mellitus tipo
- PRAZERES, Marcelo Viale. “A prática da musculação e seus benefícios para a qualidade de vida”, 2007. Disponível em <http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000008/0000085E.pdf>.  Acesso em: 17 de outubro de 2015.

Continue navegando