Buscar

Atividades de salto com vara

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLO: SETE LAGOAS
NOME DO TUTOR: Marcio Vidgal
DISCIPLINA: Iniciação ao Atletismo II
NOME DO PROFESSOR: 
NOME DO ALUNO: Rodolpho Rodrigues Matias
DATA: 27/03/2018 NOTA: 
Sabendo da complexidade do ensino do salto com vara e considerando ser uma turma de crianças ou adolescentes , com o objetivo de apresentar uma modalidade que sugere grandes benefícios coordenativos e de caráter lúdico, minha proposta seria a seguinte:
Material:
2 colchões (3m x 2m x 0,70m)
1 caixa de areia 
10 varas de bambu
Elásticos.  
1ª atividade. Inicialmente faria uso do método analítico simples, apresentando alguns exercícios simples e isolados para o desenvolvimento e familiarização dos alunos com a vara. Não seria cobrado nenhum tipo refinado de técnica nem pegada, pois no momento o objetivo seria a familiarização. Tais exercícios seriam realizados individualmente, como “uma vara por aluno”, “abraço da vara em equilíbrio” e em seguida a execução de atividades em duplas, como “empurrar a vara”, “puxar a vara”, “passar a vara”. Cada exercício seguirá e prosseguirá com o desenvolvimento coordenativo do aluno, aumentando de níveis e variações, como utilizar as duas mãos para passar a vara, aumentar a distância entre a dupla etc. 
2ª atividade. Após a familiarização e adaptação dos alunos com o implemento, será realizado como sugerido no material, o “jogo do coxo”, que consiste em caminhar com o apoio da vara como se não tivesse uma das pernas. Tal exercício será proposto de forma livre, onde o aluno se deslocará adotando a técnica que julgar melhor. Aqui ele irá trabalhar a coordenação motora juntamente com a força no sentido de segurar a vara contra o solo sustentando seu corpo. A progressão para este estágio será a realização de outros exercícios que objetivam o movimento e técnica de se apoiar e deslocar-se com a vara como base. Por exemplo “transpor distâncias horizontais com a vara”, “transpor obstáculos com a vara”, “subir para um plano superior ou descer para um plano inferior”, “elevar os pés a parede”. Todos as práticas seguirão a progressão de realização estática, andando e correndo.
3ª atividade. Separação da turma em duas filas, onde a uma distância estratégica se posicionarão cada colchão a frente de cada fila. A frente de cada colchão estarão dois alunos com os braços erguidos e segurando os elásticos simulando a fasquia. A altura será adaptada de acordo com a capacidade do aluno. Considerando ser uma caixa de areia grande, ela se posicionará antes da suposta fasquia, cobrindo os dois colchões. Por fim, depois de se depararem com atividades que envolvem a base fragmentada do salto com vara, serão introduzidas as técnicas corretas e iniciação ao salto em si. Começando pelo transporte da vara andando e correndo, onde o aluno desenvolverá a capacidade do deslocamento com a vara de forma equilibrada e eficaz seguindo a técnica correta (a mão traseira virada para cima segurando a vara por cima do ombro e a dianteira voltada para baixo com o implemento cruzando o corpo obliquamente). A apresentação da vara, que é o momento onde inclina a vara com a finalidade do encaixe e em seguida a impulsão. Diferente da modalidade oficial os saltos serão sempre na vertical realizando a queda de pé ao lado da vara.

Outros materiais

Outros materiais