Buscar

Procedimentos da Gestão Escolar em Casos de Violência e Indisciplina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a leitura do Texto base - módulo III, participe deste fórum descrevendo que procedimentos  a gestão escolar adota caso ocorram fatos de violência, indisciplina, infrequência e infração na escola. Quais instituições da rede de proteção são procuradas?
Em situações como essas, tentamos por diversas vezes resolver com a família, mas quando não há solução então preenchemos a Ficai com o ofício para o Fórum da Comarca de Primavera do Leste/MT ao Agentes da Infância e Juventude, para as providencias cabíveis.
 A FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, Indisciplinado e Infrator) visa garantir a permanência da criança e do adolescente na sala de aula através de parceria entre a escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Os parceiros atuam no combate à infrequência, que é o primeiro passo para o abandono e a evasão escolar. 
Em nossa escola, para essas situações agimos de acordo com a Ficai que é uma Ficha de comunicação entre os órgãos responsáveis como a própria escola, o conselho tutelar e o Ministério Publico. Atualmente estamos encaminhando as fichas ao Fórum para os agentes da Infância e Juventude. Nessa ficha são descritas as situações sejam de infrenquencia ou indisciplina, mas antes desses alunos serem encaminhados, tentamos resolver entre a escola e a família e tudo fica registrado em ata.

Outros materiais