Buscar

2°AULA 3 Balanço Patrimonial e DRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Professor: Carlos Donizete da Silva
 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Conceito de Demonstrações Contábeis
	São o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes e o Parecer do Conselho fiscal.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Objetivo
Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Apresentação
As demonstrações contábeis deverão obedecer aos critérios e formas expostos na Lei 6404/76, onde estão estabelecidas quais as demonstrações que deverão ser elaboradas pelas empresas, sejam de capital aberto ou não.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Finalidade
	A finalidade das Demonstrações Contábeis são de passar 	informações úteis aos usuários para tomada de decisão como:
A compra, manutenção ou venda de investimentos em ações;
Avaliar a qualidade do desempenho dos gestores e de sua prestação de contas;
Avaliar a capacidade empresarial para atender as necessidades e interesses dos empregados;
Dimensionar a capacidade de liquidez;
Orientar as políticas tributárias da empresa;
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Finalidade
Estabelecer os fundamentos para a elaboração e a apresentação das demonstrações destinadas aos usuários externos, permitindo:
Prover suporte ao desenvolvimento de novos pronunciamentos técnicos ou a revisão dos atuais;
Prover suporte aos elaboradores das demonstrações para a correta aplicação dos conceitos contidos nos pronunciamentos;
Prover suporte à auditoria independente na análise do alinhamento entre demonstrações auditadas e os pronunciamentos;
Apoiar os usuários das demonstrações na interpretação das informações contábeis oferecidas nas demonstrações;
Oferecer informações aos demais interessados para a compreensão do teor contido nos pronunciamentos.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Para uma melhor análise do Balanço Patrimonial e a adequada compreensão dos grupos contábeis e suas inter-relações, é necessário entender que a Contabilidade considera a empresa como um sistema aberto. Num sistema aberto ocorrem relacionamentos entre um ambiente interno e um ambiente externo.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
O ambiente interno da empresa divide-se em duas áreas: ATIVO e PASSIVO. Estas duas áreas estão diretamente relacionadas: O PASSIVO representa a área de entrada dos recursos que estruturam a empresa. Estes recursos são providos à empresa pelos diferentes agentes externos. No ATIVO, estes recursos serão administrados pelos gestores, de forma a obter os resultados objetivados para o negócio.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
	Passivo: Entrada ou Origem de Recursos
	A empresa (ambiente interno) se relaciona com alguns agentes externos (ambiente externo) recebendo destes, diferentes recursos como materiais, dinheiro, equipamentos, trabalho e serviços que propiciam o surgimento, a sobrevivência e a continuidade da empresa. Estes agentes provedores são os sócios, financiadores e fornecedores.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Recursos dos Sócios
	Toda pessoa jurídica (empresa) surge em uma ocasião determinada, na qual os interesses de diferentes pessoas físicas (sócios) se alinham para explorar um negócio ou empreendimento, como por exemplo: fabricar eletrodomésticos, fabricar vestuário, prestar serviços informatizados, revender automóveis, criar uma rede de restaurantes, uma instituição de ensino, uma corretora de seguros, uma instituição financeira, etc.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Capital
Os sócios devem colocar na empresa, valor suficiente que a mesma necessita para dar continuidade no empreendimento dos sócios.
 A este valor ou conjunto de recursos apresentados pelos sócios para iniciar a empresa, chamamos de Capital Social.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Estrutura do Balanço Patrimonial
Além do dinheiro dos sócios, que não são suficientes, outros recursos deverão ser captados, vindos de outros agentes externos que não são os sócios.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
	Estes agentes são os Financiadores e Fornecedores e seus recursos colocados à disposição da empresa representam dívidas, as quais deverão ser pagas em vencimentos determinados. Algumas destas dívidas terão prazo curto para o pagamento. Outras serão pagas em prazos longos.
Balanço Patrimonial
Conceito
	Dentre as demonstrações obrigatórias determinadas pela Lei 6.404/76, o Balanço Patrimonial é aquela que objetiva apresentar a situação do patrimônio de uma empresa em um determinado momento, de forma quantitativa e qualitativa. A análise desta situação permitirá compreender sua posição financeira.
Balanço Patrimonial
Ativo
	O ativo representa os bens e os direitos da empresa, conforme a lei 6.404/76, no ativo as contas devem ser disposta em ordem decrescente de grau de liquidez, ou seja, são apresentadas em primeiro lugar as contas que representam os recursos que se convertem em dinheiro mais rapidamente. 
Balanço Patrimonial
Ativo Circulante
	Representa os bens e os direitos de alta liquidez ou 	realizáveis em até um ano, é composto por:
	Caixa e Equivalentes Caixa (Disponibilidades): Caixa, 	Banco conta Movimento, Aplicações Financeiras de 	Liquidez Imediata.
	Os Direitos realizáveis no decorrer do exercício social 	subsequente: Duplicatas a Receber de (Clientes) 	diminuídas da Provisão para Créditos Duvidosos, 	Títulos a Receber e Estoques de Mercadorias.
	Aplicações de recursos em Despesas Antecipadas: 	Seguros a Vencer, IPTU e Assinaturas de Jornais.
Balanço Patrimonial
Ativo Não Circulante
	Representa os bens e os direitos realizáveis após um ano do encerramento do Balanço ou os elementos que serão utilizados por prazo indeterminado, e ainda, a aplicação em despesas que beneficiarão mais de um exercício social. Este grupo é subdividido em:
Balanço Patrimonial
Realizável em Longo Prazo: 
Representa os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, como por exemplo, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, quando não constituírem negócios usuais da empresa.
Investimentos: 
representa os bens e os direitos que a empresa não pretende se desfazer, porém, não se destinam à manutenção das suas atividades, como ações adquiridas de outras empresas.
Balanço Patrimonial
Imobilizado: 
	Representa os bens de longa duração, utilizados na manutenção da atividade operacional da empresa como hardware, veículos, móveis e utensílios, máquinas, instalações e imóveis.
Intangível: 
	Representa os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da empresa como marcas e patentes e fundo de comércio.
Balanço Patrimonial
Passivo
	De acordo com a lei 6.404/76, no Passivo as contas estão posicionadas em ordem decrescente quanto à prioridade de pagamento, isto significa que são apresentadas inicialmente as contas que representam dívidas tomadas com credores que devem ser pagos em primeiro lugar e, sequencialmente, aqueles de devem se pagos posteriormente, segundo os seguintes grupos:
Balanço Patrimonial
Passivo Circulante
	Representa as obrigações que possuem prazo de vencimento dentro de um ano da data do encerramento do balanço (curto prazo). Como exemplo pode citar: fornecedores, salários a pagar, empréstimos a pagar, encargos trabalhistas a recolher, impostos a recolher e outras contas a pagar.
Balanço Patrimonial
Passivo Não
Circulante
	Representa as obrigações, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior que um ano da data de encerramento do balanço (longo prazo). Como exemplo temos: empréstimos, financiamentos e títulos a pagar.
Balanço Patrimonial
Patrimônio Líquido
Conforme a Lei 6.404/76 contém as contas que representam os recursos dos sócios ou acionistas da empresa. As principais contas do Patrimônio Líquido são:
Balanço Patrimonial
Capital Social: 
Representa o capital efetivamente investido na empresa pelos sócios ou acionistas fundadores da empresa, ou por novos sócios ou acionistas que posteriormente vierem a se unir àqueles iniciais.
Balanço Patrimonial
Reservas: 
Retenções do lucro, previstas no contrato social celebrado pelos sócios, com o objetivo de reforçar os recursos monetários da empresa.
Balanço Patrimonial
Lucros ou Prejuízos Acumulados: 
Representa o lucro ou prejuízo obtido pela empresa. As sociedades anônimas, por disposição legal, não poderão deixar saldo positivos nessa conta, os lucros devem ter destinação específica para reservas de lucros ou distribuídos aos acionistas, em forma de dividendos.
Balanço Patrimonial
ATIVO
PASSIVO
CIRCULANTE
Caixa
Bancos
Aplicações
Clientes
Estoques
CIRCULANTE
Fornecedores
Saláriosa Pagar
Empréstimos
Impostos a Recolher
Contas a Pagar
NÃO CIRCULANTE
Realizável a Longo Prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível
NÃO CIRCULANTE
Empréstimos
Financiamentos
Títulosa Pagar
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital Social
Reservas
Lucros
Balanço Patrimonial
	Além de representar uma das demonstrações contábeis obrigatórias, o Balanço Patrimonial contém a própria essência da dinâmica criada e desenvolvida pelo pensamento contábil ao longo dos séculos. O entendimento desta dinâmica, contida na proposta gráfica do Balanço Patrimonial é indispensável para a adequada compreensão da Contabilidade.
Grupos da Demonstração de Resultados
	
A Lei 6404/76, art. 187, estabelece a ordem de apresentação das receitas, custos e despesas para fins de publicação. Os grupos componentes da DRE são:
Receita Bruta de Vendas de Produtos e Serviços
	
É formada pela receita das vendas de mercadorias, produtos e serviços, incluindo os impostos e as contribuições incidentes sobre vendas.
Deduções das Vendas
	
Correspondem às vendas canceladas e devoluções, os abatimentos sobre vendas e os impostos e contribuições sobre vendas, incluídos na Receita bruta de vendas.
Receita Líquida de Vendas
	
É a diferença entre a receita bruta e as deduções das vendas.
Custo dos Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados
	Representa o valor gasto pela empresa para produzir um produto, adquirir uma mercadoria ou prestar um serviço.
Resultado Bruto
	
É a diferença entre a receita líquida de vendas de produtos, mercadorias ou serviços e o custo para produzir o produto, adquirir a mercadoria ou prestar o serviço.
Despesas e receitas
São aquelas que ocorrem no desenvolvimento da atividade da empresa, classificadas em:
Despesas Administrativas e Gerais
São aquelas despesas relacionadas à área administrativa, como por exemplo: aluguel do escritório da administração, honorários da diretoria, salários do pessoal administrativo.
Despesas de Vendas
São as despesas relacionadas à atividade de venda de produtos, mercadorias e serviços, como, por exemplo, gastos com promoção, comercialização e distribuição dos produtos.
Resultado Financeiro Líquido
	É a diferença entre as despesas financeiras e as receitas financeiras. As despesas financeiras originam-se, principalmente, da utilização de capital de terceiros, como por exemplo, juros sobre empréstimos e financiamentos, comissões e despesas bancárias e despesas com desconto de títulos. As receitas financeiras, por sua vez, são decorrentes de aplicações financeiras e juros cobrados de clientes pelo atraso no pagamento de títulos.
Outras receitas e despesas
São classificadas nesse grupo todas as receitas e despesas não classificadas em administrativas e gerais, vendas e financeiras.
Resultado antes dos tributos sobre o lucro
Resultado (lucro ou prejuízo) antes do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro. 
Provisão para imposto de renda e contribuição social
Valor a ser recolhido aos cofres públicos à título de tributos sobre o lucro.
Resultado Líquido antes das Participações e/ou Distribuições
É o resultado apresentado depois de deduzida a provisão para o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro.
Participações e/ou distribuições
Representam as parcelas de lucro destinadas, de acordo com a legislação e o estatuto, como por exemplo, as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias debêntures.
Resultado Líquido do Exercício
	Representa a confrontação entre todas as receitas e despesas de determinado período. Esse resultado é transferido para o Balanço Patrimonial, subgrupo Patrimônio Líquido. Nas sociedades anônimas, por disposição legal, os lucros devem ter destinação específica para reservas de lucros ou distribuídos aos acionistas, em forma de dividendos.
Resultado Líquido do Exercício por ação do capital social
Resultado líquido do exercícios dividido pelo número de ações número de ações emitidas do capital social.
Conhecimento
O universo contábil é rico de informações e entendimentos. A cada dia, a compreensão do pensamento contábil, por parte do profissional da gestão é mais valorizada. Com o avanço da tecnologia, o processo de decisão se torna mais rápido e precisa ser mais acertado, sob o risco de prejuízos ao futuro e à própria permanência da empresa no mercado.
DRE
R$
RECEITA BRUTA DE VENDAS
Receitas de Vendas de Produtos
Receitas de Vendas de Mercadorias
Receitas de Vendas de Serviços
(-)
DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Tributos Sobre Vendas
Abatimentos Sobre Vendas
Devoluções de Vendas
(=)
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
(=)
RECEITA LIQUIDA DE VENDAS
(-)
Custos dos Produtos Vendidos
(-)
Custo dasMercadorias Vendidas
(-)
Custo dos Serviços Prestados
(=)
LUCRO BRUTO
(-)
DESPESAS
DespesasAdministrativas e Gerais
Despesas com Vendas
(+/-)
RESULTADO FINANCEIRO LIQUIDO
(+/-)
RESULTADO FINANCEIRO LIQUIDO
DespesasFinanceiras
Receitas Financeiras
(+/-)
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS
(=)
RESULTADO LIQUIDO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
(-)
(-) Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro
LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕESE/OU DISTRIBUIÇÕES
(-)
Participações e/ou Distribuições
(=)
RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO
LUCRO POR AÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais