Buscar

Atividade Definições importantes Engenharia do Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFINIÇÕES IMPORTANTES DE ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE
ENGENHARIA MECÂNICA
Sustentabilidade: Característica ou condição do que é sustentável. Em termos ambientais, é bastante utilizado para designar o bom uso (de forma sustentável) dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc.
Educação Ambiental: A educação ambiental é a formação orientada para o ensino do funcionamento dos meios naturais para que os seres humanos possam se adaptar aos mesmos sem prejudicar a natureza.
Nicho Ecológico: É o modo como cada espécie, animais ou plantas vivem e sobrevivem (seus papéis, suas refeições, reprodução, como obter abrigo, etc.).
Habitat: Ambiente que possuem condições bióticas e abióticas integradas.
Fluxo De Energia: Análise quantitativa da energia que flui em determinada cadeia alimentar.
Biodiversidade: Diversidade das espécies de seres vivos existentes na biosfera.
Biomas: Conjunto de seres vivos adaptados às condições ecológicas de uma certa região.
Biosfera: Conjunto dos ecossistemas existentes no planeta Terra.
Biomassa: Massa biológica, matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
Ecossistemas: É um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
Componentes Bióticos: São todos os seres vivos que atuam num determinado ecossistema como, por exemplo, os animais e vegetais. Podem ser Autótrofos(produzem o próprio alimento) ou Heterótrofos(por não produzirem seu próprio alimento, se alimentam de outros seres - animais e vegetais)
Componentes Abióticos: São os fatores físicos e químicos de um ecossistema. Estes fatores interagem entre si e com os fatores bióticos, garantindo o perfeito funcionamento dos ecossistemas em nosso planeta (Exemplos: Luz solar (fator físico), Radiação solar (fator físico), Calor (fator físico), Umidade do ar (fator físico), Chuvas (fator físico), Nutrientes existentes na água e na terra (fator químico).
Saneamento Ambiental: O saneamento ambiental é o conjunto de ações que visam à melhoria da qualidade de vida das populações através do controle do meio físico para evitar doenças e propiciar uma maior higiene social. Ele se estabelece a partir de ações como o fornecimento de água potável de qualidade, coleta de lixo, tratamento de esgoto, limpeza das vias públicas, contenção de enchentes, entre outros.
Lixo: O lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.
Reciclagem: A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
Relações Ecológicas: Seres vivos de uma mesma comunidade relacionam entre si e com o meio. Tal interação ocorre não só entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), mas também de outras populações (relações interespecíficas); podendo consistir em laços benéficos, ou não. Relações ecológicas podem ser harmônicas ou desarmônicas. O primeiro caso ocorre quando ambos os indivíduos são beneficiados; ou apenas um, mas sem causar dano ao outro. Já o segundo, quando isto não ocorre.

Continue navegando