A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Paper faculdade Uniasselvi pronto

Pré-visualização | Página 1 de 1

4
Campo de atuação do pedagogo
Acadêmicos:
Giane Márcia Pimentel Sales
Suelen de Araújo Lima
Fátima Terezinha Antoczechen
Sandra Santos
Franciele Ceolin
Professora - Andreia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Ped 1730 – Prática do Módulo I
24/11/2017
RESUMO
 Este paper fala sobre os novos campos de atuação do Pedagogo, que se estendem para além do campo escolar, a sociedade está mudando, e com isso aumenta-se a necessidade de conhecimento, ampliando-se o campo de atuação do pedagogo. Tem como objetivo informar o leitor da importância do curso, que pode trazer para o acadêmico uma boa formação humana, a pessoa formada em pedagogia poderá ser um profissional com capacidade para exercer inúmeras funções, tanto dentro das escolas, como em ONGs, hospitais, creches e empresas, resumindo em todos os lugares onde houver pessoas com necessidade de orientação pedagógica haverá um espaço para o pedagogo. Compreende-se que o campo de atuação do profissional pedagogo vai além da sua prática nas escolas, uma vez que o processo educacional está presente em diferentes espaços sociais e o seu olhar educativo contribui para a transformação da sociedade.
Palavras-chave: Problematização. Pedagogo.formação.campo de atuação
1 INTRODUÇÃO
O curso de pedagogia forma professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas extra-escolares nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A dimensão do campo de atuação do pedagogo na atualidade é bastante amplo e vai muito além dos espaços escolares, podendo ser definido por dois segmentos: “escolar e extra-escolar”. Podemos dizer que dentro da escola o pedagogo atua como docente e também como orientador, diretor, ele é o profissional que trabalha ao lado do professor. Fora da escola se refere a todo trabalho desenvolvido fora do ambiente escolar, mas com caráter pedagógico. Como possibilidades dessa atuação profissional podemos exemplificar: os criadores de vídeos educativos, comunicadores sociais, atuação do trabalho pedagógico nos hospitais e empresas, tendo como objetivo o desenvolvimento social. 
2 DESENVOLVIMENTO
Hoje a ampliação do espaço do pedagogo está muito grande, estão abrindo várias frentes e oportunidades de trabalho, além das salas de aula, nós temos ,o pedagogo no museu com a parte educativa, o pedagogo nas ONGs que desenvolve trabalhos com relação ao conhecimento, atua também nas empresas investindo na formação continuada dos funcionários, dos colaboradores, temos o pedagogo participando da criação do material didático quando ele supervisiona o conhecimento e aquilo que está sendo produzido para que vá para a sala de aula., atua em hospitais acompanhando crianças hospitalizadas que podem continuar aprendendo dentro do processo de tratamento, o pedagogo acaba saindo da sala de aula para ocupar espaços que exigem conhecimentos educacionais pedagógicos do processo de aprender. Pode também organizar o ensino a distância, pode pensar a educação por meio desta ferramenta que é a internet, uma ferramenta que está tão presente em nosso dia-a-dia, o ensino a distância é bastante marcante na atualidade.
O pedagogo pode atuar nas séries iniciais do 1º ao 5º ano , na escola junto a gestão, ele vai trabalhar junto com o professor , o aluno e com a família, atua mais na coordenação é o pedagogo que acompanha na escola, organiza a biblioteca, vê o laboratório de informática da escola, o pedagogo dá condições para que todos os funcionários da escola possam desenvolver o seu trabalho junto ao aluno.
“A redução do trabalho pedagógico à docência não pode, portanto, não pode constituir-se em algo imutável. Nem mesmo chega a ser uma questão de cunho epistemológico ou conceitual. As novas realidades estão exigindo um entendimento ampliado das práticas educativas e, por consequência da Pedagogia.” (LIBANEO E PIMENTA,199 p 250)
Através desse conceito de ampliação da visão da função do pedagogo, entende-se que há basicamente dois campos de atuação desse profissional, o pedagogo em espaços escolares e o pedagogo em espaços não escolares.
Por que esse campo tem se estendido? 
Porque tem se entendido que o conhecimento é a melhor opção para uma maior humanização, o pedagogo tem uma visão ampla e atua também fora da escola, hoje o pedagogo tem uma formação humanista, ele é formado para trabalhar com pessoas na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária de respeito as diferenças, o pedagogo se envolve em praticamente tudo que acontece envolvendo a comunidade, ele precisa ser um profissional crítico, precisa executar e avaliar projetos pedagógicos. Este profissional intervém tanto dentro da escola, como fora, pois, a educação está em todos os lugares.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos concluir que o pedagogo fora da escola não deixa de assumir funções ligadas a docência, mais atuará de uma maneira diferenciada em alguns lugares, em algumas ocasiões tendo que se adaptar as necessidades do mercado, já que o pedagogo passa a ser necessário neste processo, como quando ele atua recrutando funcionários na área de recursos humanos.
Podemos ver então que não tem diferença na base de formação profissional de um pedagogo, pois independente de sua área de atuação, os conhecimentos pedagógicos, bem como a docência estarão presentes.
REFERÊNCIAS:
LIVRO METODOLOGIA CIENTÍFICA, CADERNO DE ESTUDOS UNIDADE http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/edicao_espe_2.htm1
 ditorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/61062562e6b01d7c3aec940143055d83_1004.pdf
http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/1080
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e-ser-pedagogo-atualmente-quais-as-suas-areas-de-atuacao/56537
Video Título: Veja as oportunidades que o mercado de trabalho oferece para o pedagogo.
https://www.youtube.com/watch?v=MRvM3r0cUYQ
Video Título: TV São Brás – O campo de atuação do pedagogo
https://www.youtube.com/watch?v=eknzXfnnTyo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.