Buscar

Direito Administrativo I - Aula (2) - Ok

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Princípios Administrativos.
DIREITO ADMINISTRATIVO I - CCJ0010
Título
Princípios Administrativos.
Número de Semana de Aula
2 
Tema
Princípios Administrativos.
Objetivos
 O aluno deverá ser capaz de:
 Compreender a importância do estudo dos princípios administrativos como instrumento de integração das regras e colmatação de lacunas;
 Identificar na CRFB/88 os princípios expressos e reconhecidos, como materialização dos valores éticos e morais da sociedade Brasileira. 
Estrutura do Conteúdo
1.  O Direito como Regras e Princípios 
            1.1 - Expressos
            1.2 - Reconhecidos 
2.  Princípios Constitucionais da Administração Pública
	2.1. Princípio da Legalidade e da Submissão da Administração Pública ao Direito
	2.2. Princípio da Impessoalidade 
      	2.3. Princípio da Moralidade e Probidade administrativa 
     	2.4. Princípio da Publicidade 
	2.5. Eficiência 
	2.6. Princípios da Supremacia do Interesse Público e Indisponibilidade do Mesmo pela Administração
	2.7. Princípios da Tutela e  da  Autotutela; 
	2.8.  Princípio da Continuidade dos Serviços Públicos;
	2.9.  Princípio da Razoabilidade;
	2.10. PrincípiodaProporcionalidade/Razoabilidade;
	2.11.  Princípio da Finalidade;
	2.12.  Princípio da Motivação; 
	2.13.  Princípio da Eficiência.
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
(OAB) COMÉRCIO e IMPORTADORA XYZ, que trabalha com produtos comestíveis importados, apesar de ter pago todos os impostos devidos, não obteve a liberação de sua mercadoria pelo Delegado da Receita Federal, em virtude de greve levada a efeito pelos fiscais daquele órgão. Preocupado com o perecimento dos produtos e, com o conseqüente prejuízo iminente, posto que não poderia aguardar o término da greve , diante da natureza das mercadorias , a empresa recorreu ao judiciário. Responda fundamentadamente.
1- A alegação de greve e consequente impossibilidade de prestar o serviço embasam legalmente à omissão do Delegado?
Resposta: Não. Muito embora o serviço esteja seriamente comprometido em virtude da greve, deve o mesmo ser prestado, ainda que em condições não muito favoráveis e satisfatórias, não prevalecendo a omissão do delegado sob este argumento, devido ao fato que o serviço público, que é essencial, deve ser mantido mesmo no decorrer da greve.
2- Qual a medida judicial cabível neste caso? Com que fundamento? 
Resposta: Mandado de segurança com o fundamento de violação a direito líquido e certo da impetrante em ter liberadas suas mercadorias, sob o risco de ocorrência de lesão irreparável. O presente deve ser impetrado da Justiça Federal, para que seja julgado por uma de sua varas cíveis, posto que a autoridade co-atora é o delegado da receita federal.
3- A empresa alcançará sucesso na demanda? Por quê?
Resposta: Sim, a empresa alcançará sucesso na demanda, sendo concedida a segurança na ação mandamental impetrada, haja vista que o particular não pode sofrer as consequências advindas da paralisação do serviço público, ainda mais no caso de risco de dano irreparável como no caso em tela, em homenagem ao princípio administrativo, que deve nortear a prestação de serviços públicos, da permanência ou continuidade do serviço público.
QUESTÂO OBJETIVA
(Cespe/UnB/Exame de Ordem) João, objetivando adquirir determinado imóvel no bairro X, fica sabendo, por meio de amigos, que, nessa região, será construída uma nova linha do metrô e, consequentemente, diversos imóveis serão desapropriados. Tendo em vista referido fato, pede informações à Companhia do Metrô, que se recusa a fornecê-las. Com tal atitude, restou preterido o princípio da Administração Pública denominado:
a) publicidade; 
b) imperatividade; 
c) supremacia do interesse público; 
d) impessoalidade; 
e) eficiência.

Continue navegando