Buscar

aula_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Aula 2- A Globalização e seus efeitos nas organizações
Tema da Apresentação
*
Conteúdo Programático desta aula
A Globalização e seus efeitos nas organizações e no comportamento de consumo
Processos de mudanças
Definição de Marketing
Os P´s do Marketing contemporâneo
Tema da Apresentação
*
MERCADOS MAIS EXIGENTES
MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS
MARGENS DE LUCRO MAIS APERTADAS
MENOR ESPAÇO PARA ERROS
BUSCA DE DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
COMPETIÇÃO CADA VEZ MAIS ACIRRADA
GLOBALIZAÇÃO
Tema da Apresentação
*
PROCESSOS DE MUDANÇAS
Tema da Apresentação
*
De um modo geral, as mudanças ocorrem em cinco áreas organizacionais, a saber: 
Tecnologia
Estilo de Vida
Mudanças geopolíticas
Mudanças demográficas
Mudanças nas leis e regulamentações
Vamos dar uma olhada em cada uma delas:
Tema da Apresentação
*
 
	TECNOLOGIA: toda organização deve estar preparada para acompanhar a evolução tecnológica, pois isso pode ser fator determinante em sua competitividade. Empresas que utilizam sistemas mais modernos de informática e telecomunicações, por exemplo, tem maior capacidade de manter contato mais estreito e rápido com seus consumidores, aumentando sua competitividade;
Tema da Apresentação
*
	ESTILO DE VIDA: os consumidores mudam seus estilos de viver, como morar mais perto do trabalho, dedicar mais tempo para a família e o lazer, montar estruturas que permitam trabalhar em casa, viajar constantemente a lazer e menos a trabalho, utilizando os recursos da videoconferência, por exemplo, e outras formas de dividir seu tempo entre o trabalho e sua vida privada;
Tema da Apresentação
*
Mudanças geopolíticas, ocasionadas por uma nova distribuição de renda, reduzindo o espaço entre as diversas classes sócio-econômicas. Nos últimos anos, a capacidade de compra das classes C, D e E aumentou drasticamente, permitindo o acesso a bens de consumo, antes fora de seu alcance. Da mesma forma, a classe B iniciou contato com produtos e serviços antes exclusivos da classe A. As novas políticas de crédito permitiram que houvesse uma mudança no eixo de consumo, favorecendo a todos;
Tema da Apresentação
*
	Mudanças demográficas, com a criação e o crescimento de segmentos antes ignorados ou inexistentes, como a melhor idade, as crianças, que passaram a tomar decisões sobre diversos itens de consumo, a mulher, que assumiu definitivamente um papel extremamente relevante na economia, na política e em diversos outros setores e o crescimento, as vezes desordenado, de concentrações urbanas da maior relevância para a análise de consumo;
Tema da Apresentação
*
	Mudanças nas leis e regulamentações, que afetam diretamente as organizações, seja através da criação de novos impostos, proibições de construção em áreas específicas e novas leis, como a Lei Seca, que mudou completamente o perfil de consumo de bares e restaurantes em todo o território nacional.
Tema da Apresentação
*
	Além delas, é preciso, ainda, refletir sobre a importância da opinião pública sobre o processo decisório de uma empresa. Com a informação cada vez mais rápida, pode-se saber, em tempo real, o que pensam nossos consumidores, a tempo de alterar linhas de produção para atender a novas demandas. Sites de relacionamento surgem como importantes ferramentas de informação sobre tendências e modas, permitindo que as empresas criem e mantenham estreito relacionamento com seus consumidores.
Tema da Apresentação
*
	Não podemos deixar de mencionar, ainda, a importância dos cuidados com o meio ambiente, que obrigam as organizações a investir pesadamente em processos de reciclagem, reaproveitamento de água de chuva, lixo seletivo, entre outros, de maneira a mostrar sua preocupação com a preservação ambiental, fator relevante no processo de decisão de compra de muitos mercados.
Tema da Apresentação
*
	Muitas vezes, no entanto, as grandes oportunidades estão no meio de duas ou mais mudanças de cenários, obrigando os gestores a manterem-se informados e prontos para mudar seus processos.
Tema da Apresentação
*
CONCEITO DE MARKETING
Tema da Apresentação
*
MARKETING É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A CAPACIDADE DE APROXIMAR OS CLIENTES, OS FORNECEDORES E O MERCADO EM GERAL AOS PRODUTOS E SERVIÇOS, TORNANDO-OS NECESSÁRIOS OU DESEJADOS.
Tema da Apresentação
*
Marketing é, ainda, um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e grupos obtêm aquilo de que precisam e também o que desejam, em razão da criação e da troca de produtos e serviços de valor com outras pessoas.
Tema da Apresentação
*
OS P’S DO MARKETING PARA O SÉCULO XXI
Produto
Preço
Praça
Promoção
Pessoas
Processos
Propriedades
Percepção
Posicionamento
Pesquisa
P...
Tema da Apresentação
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais