Buscar

CONTRATO DE LEASING

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL - LEASING
PROFA. DANIELA MADRUGA
CONCEITO
“é o contrato pela qual uma pessoa jurídica, pretendendo utilizar determinado equipamento, comercial ou industrial, ou um certo imóvel, consegue que uma instituição financeira o adquira, arrendando-o ao interessado por tempo determinado, possibilitando-se ao arrendatário, findo tal prazo, optar entre a devolução do bem, a renovação do arrendamento, ou a aquisição do bem arrendado mediante um preço residual previamente fixado no contrato, isto é, o que fica após a dedução das prestações até então pagas". Maria Helena Diniz
LEGISLAÇÃO
Lei nº 6.099/74, alterada pela Lei nº 7.132/83, Resolução 2.309/96 do Banco Central.
Lei nº 11.649/2008 – Arrendamento mercantil de veículo automotivo.
SUJEITOS
ARRENDADOR: é a empresa de leasing, ou seja, a financeira, a qual possui o contrato de leasing como objetivo social.
ARRENDATÁRIO: pessoa física ou jurídica que deseja firmar o contrato.
FORNECEDOR: Uma terceira pessoa, que é o alienador do bem encomendado pelo arrendador.
CARACTERÍSTICAS
Bilateral;
Típico;
Sinalagmático;
Oneroso;
Comutativo;
Determinado;
Execução diferida;
Intuitu personae.
OBJETO
Bens Móveis e Imóveis, podendo ser de fabricação nacional ou estrangeira, estes desde que autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
ESPÉCIES
LEASING FINANCEIRO - determinada instituição financeira adquire bem específico e o cede, para uso e por lapso temporal limitado, mantendo-se como proprietário daquele. Ao seu término, o contrato ensejará na tríplice escolha ao arrendatário. (VRG – MENOR)
LEASING OPERACIONAL - A figura do arrendador é idêntica ao do fabricante. Geralmente acompanhados de assistência e manutenção técnica. Não há obrigatoriedade de cláusula de opção ao término do negócio, nem a necessidade de intervenção de instituição financeira. (VRG – MAIOR)
LEASE BACK (RETORNO) - Possui o mesmo mecanismo de funcionamento do leasing tradicional, entretanto, sem a presença do fornecedor, visto que o bem, objeto da relação, é pertencente do ativo da arrendatária. Em síntese, o arrendatário aliena ao arrendador.
“O objetivo é permitir aos empresários a transformação de seus ativos fixos em capital de giro, obtendo dinheiro efetivo para desenvolver sua atividade e através da produção, obter uma renda que lhes permita a aquisição desses ativos novamente" (VENOSA)
PRAZOS MÍNIMOS: 
Leasing Financeiro:
Dois anos, quando se tratar de bens com vida útil igual ou inferior a cinco anos;
Três anos, para outros bens.
Leasing Operacional:
Noventa dias. 
CLÁUSULA VRG (VALOR RESIDUAL GARANTIDO):
Súmula nº 293 do STJ: “a cobrança antecipada do valor residual garantido não descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil”.
LEASING E ICMS
No contrato de leasing não ocorre à circulação de mercadorias, já que não há transferência do domínio do bem, assim, não há incidência de ICMS, salvo quando o arrendatário optar pela compra do bem ao término do contrato.
AÇÃO JUDICIAL
“A resolução do contrato de leasing importa na devolução do bem arrendado. Assim se o arrendatário inadimplente não restitui o bem, passa a ter posse justa sobre este fato que caracteriza o esbulho possessório e autoriza o manejo da ação de reintegração de posse pelo arrendador“. (RT 760/288)
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS DE LEASING:
Pela morte das partes;
Pelo decurso do lapso temporal.
Pela rescisão, por inadimplemento de qualquer das partes, dependendo de intervenção judicial, ou nas hipóteses em que as partes entenderem por bem resili-lo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando