Buscar

Provas de Ética Politica e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética Politica e Sociedade:
O mundo antigo tem significativas contribuições culturais para a humanidade. Podemos destacar a invenção da alfabeto, da matemática, administração pública, da literatura e filosofia. Nesse mesmo tempo, entre a literatura da filosofia e da história surgiu o pensamento social, ou seja, a discussão sobre as condições em que os indivíduos se organizam em sociedade. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V) A discussão sobre a ética e a moral de uma sociedade tem sua origem no mundo grego antigo. 
(V) Entre os pensadores que discutiram a ética, estão os filósofos gregos Sócrates e Platão. 
(F) A principal contribuição dos primórdios da ética e da moral estão na Dinastia da China Antiga. 
(F) Os povos orientais indianos e chineses, na Idade Antiga, constituíram o pensamento ético atual. 
A existência humana é marcada por uma complexidade difícil de explicar. Todavia, para compreendermos o ser humano de maneira geral, é fundamental que conheçamos as condições de sua existência. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Condição do trabalho. - Nesta condição, o homem se autoproduz, pois constrói para suprir suas necessidades para sobreviver. 
II- Condição de liberdade - É a condição na qual o homem é livre, portanto são sua responsabilidade suas escolhas e ações. 
III- Condição ética. - O homem é livre para escolher a partir de critérios estabelecidos que o tornam um ser moral, pois suas decisões são reguladas por normas, leis e padrões.
IV- Condição histórica. - No transcorrer da existência humana, somos responsáveis por construir nosso próprio legado
Para o sociólogo e economista Karl Marx, numa sociedade na qual vivem exploradores e explorados, é a moral da classe dominante que predomina. Os valores, como liberdade, racionalidade e felicidade são hipócritas, porque são irrealizáveis numa sociedade fundada na divisão do trabalho. Somente poderá existir uma moral verdadeira quando vivemos numa sociedade sem Estado e sem propriedade privada. A crítica que se pode fazer a esta concepção de ética está:
Na dificuldade de compreender como seria esta sociedade sem Estado e sem propriedade privada. E de que maneira a individualidade de cada um seria respeitada.
O significado social de políticas públicas tem relação com o aproveitamento e otimização dos recursos públicos em favor dos recursos humanos. Representa um trabalho de desenvolvimento para os interesses coletivos e geralmente está ligado à ação governamental, como saúde, saneamento básico e educação. Nesse contexto, compare a figura ao sentido de políticas públicas, e analise as afirmativas a seguir: 
I- A figura pode representar a expressão e a diversidade cultural de um povo ou sociedade. 
III- As políticas públicas são ações que devem destacar e atender aos interesses coletivos. 
Ao longo da história humana foram desenvolvidas diferentes concepções de ética. Ainda hoje estes conceitos formulados são tomados como parâmetro pela sociedade contemporânea, no sentido de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal. Sobre a concepção marxista de ética, analise as seguintes afirmativas: 
I- Numa sociedade de classes, onde vivem exploradores e explorados, a moral que predomina sobre o comportamento coletivo é a moral da classe dominante. 
III- Para Marx, a moral verdadeira é possível somente em uma sociedade sem Estado e sem propriedade privada. 
Foi na Antiguidade Clássica da Grécia que surgiu uma teoria sobre a ética. O filósofo Sócrates ficou conhecido como um dos primeiros mentores do conceito de ética. Suas ideias sobre a ética interligam três termos: o conhecimento, a felicidade e a bondade. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Para Sócrates, o ser humano construía sua ética quando tinha o conhecimento adequado e suficiente sobre a bondade e felicidade.
A ética na sociedade também pode estar relacionada à esfera da justiça, na razão de uma entidade jurídica, uma vez que incide na tomada de decisão sobre os valores do bem, mal, belo, feio, correto, incorreto, moral e imoral. São valores determinados a partir de um senso de justiça, a fim de beneficiar e assegurar a integridade dos membros de algum grupo social. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V) A justiça social apresenta uma relação de obrigações distributivas entre cidadãos e o Estado. 
(V) A justiça legal representa as obrigações das pessoas para com o coletivo político, a exemplos dos impostos. 
(F) Pelo conceito de justiça distributiva são considerados os esforços para diminuir as desigualdades sociais. 
(F) A justiça comutativa significa a representatividade social através de eleições e referendos. 
No debate sobre os interesses da sociedade e nos assuntos que são influenciados com questões da ética e da moral estão relacionadas dimensões, às vezes conflituosas, que interferem nos direitos gerais, na propriedade privada, na liberdade de expressão e deslocamento, bem como no exercício da cidadania. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V) O conceito de universal representa um dever ou direito que é aplicado a todas as pessoas indistintamente. 
(V) O sentido de patrimônio público ocorre quando um objeto material ou cultural não se aplica à propriedade de uma pessoa em específico. 
(F) Propriedade particular é a ocorrência do poder do Estado sobre o patrimônio pertencente às instituições sociais. 
(V) A noção do termo privado representa a dimensão dos direitos individuais, tanto de propriedade quanto de condição e proteção de identidade. 
A Idade Moderna é datada, de forma linear, no período entre os séculos XVI e XX. Dentro deste período estabelecido, analisamos a construção ética e moral a partir de pressupostos importantes e determinantes. Sobre os pressupostos encontrados na Idade Média quanto à construção da ética e moral, analise as sentenças a seguir: 
I- O homem medieval baseia-se no conhecimento teológico e assume a existência da alma. 
II- Este homem é regido e guiado pela iluminação divina, vinculando-se à fé.
O conceito geral de moral está ligado à ideia de costumes. Um código de conduta oficializado pela cultura de um povo. Essas normas de conduta são alteradas com o tempo ou conforme as exigências de um novo contexto social. Sobre o conceito de moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(v) É um sistema de normas culturais que orienta as condutas de um povo ou grupo social. 
(v) Um sistema de conduta que orienta e fundamenta sobre o que é certo e o que é errado. 
(f) Sua natureza é simbólica, mas não tem caráter histórico da sociedade, nem familiar. 
(v) Depende da adesão dos indivíduos e da compreensão dos valores culturais. 
O conceito de modernidade foi moldado a partir das revoluções: industrial, cultural e científica. O renascimento cultural do século XIV, a Reforma Protestante, as grandes navegações e o processo de colonização na América, Ásia e África foram contextos históricos que ajudaram a formar o pensamento da modernidade. A modernidade traz consigo processos de pensar baseados em questionamentos sobre a forma de ser e estar do ser humano no mundo. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- A supremacia da técnica. - A racionalidade técnica domina e relaciona o homem com a técnica, com predomínio da razão instrumental na contemporaneidade.
II- A morte do Homem. - O homem passa a ser compreendido como condicionado por instituições sociais e estruturas que o moldam, em detrimento de sua consciência de sujeito.
III- A sobrevivência planetária. - Precisa ser garantida em virtude de sinais enviados pelo planeta, para que se mantenham as possibilidades de vida nesta esfera. 
Os valores éticos são constituídos na sociedade como um todo, respaldados na coletividade e, como tal, a liberdade individual está relacionada e vinculada a estes valorescoletivos. Esta liberdade se realiza de forma concreta nas instituições históricas e sociais como a família, a sociedade civil e o Estado. Baseado nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Família - Instituição que regula o relacionamento íntimo, geralmente restrito à esfera do lar, baseando-se nas doutrinas éticas destes relacionamentos
II- Sociedade civil. - É o espaço social em que é discutida e ampliada a discussão ética sobre os problemas que o mundo enfrenta.
III- Estado. - Deve garantir a propriedade privada através de leis ou pelo uso da violência, no caso da existência do exército e da polícia. 
O pensador medieval chamado de São Tomás de Aquino desenvolveu uma maneira característica de pensar a sociedade, o espiritual, a ética e o ser humano. O termo "ética tomista" é a referência ao pensamento de Tomás de Aquino. A partir das reflexões de São Tomás de Aquino, a teologia da Igreja passou a ser fundamentada na revelação e a filosofia baseada no exercício da razão humana. Acerca da ética tomista, analise as afirmativas a seguir: 
II- Do ponto de vista da ética, o homem deve agir de acordo com sua natureza racional, pois esta o permite apreender a ordem moral. 
III- O homem apresenta capacidade de discernimento diante das decisões a serem tomadas, por isso ele possui responsabilidades nestas decisões. 
Santo Agostinho foi um pensador medieval e personalidade de destaque na filosofia cristã. Como personalidade, ganhou destaque e foi canonizado pela Igreja Cristã medieval. Desenvolveu uma ética específica, baseada nos preceitos dos entendimentos filosóficos da época medieval. Acerca da ética agostiniana, analise as afirmativas a seguir: 
I- O principal fundamento da ética agostiniana é o amor, portanto, as ações humanas devem ser realizadas com o objetivo do alcance da eternidade. 
III- O plano político é importante para Santo Agostinho porque deve ser exercido pelos homens públicos, considerando interesses da coletividade. 
O pensamento político teve uma grande participação da ética cristã em seu desenvolvimento. Alinhado com a influência da Igreja na política, o cristianismo introduziu diversas noções neste pensamento, como, por exemplo, a noção de dever. Acerca da inserção deste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino. 
(F) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem. 
(F) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados. 
(V) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem. 
Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
Os computadores tomaram conta do cotidiano do trânsito, casas, bancos e fábricas. Sistemas, máquinas automáticas, caixas-eletrônicos e celulares. Assim, novas formas de comunicação com base na tecnologia eletrônica foram estabelecidas a partir dos tempos atuais, baseando-se no entendimento de um ser concreto, real e histórico. Estas novas formas resultam na construção da consciência moral. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas. 
III- O dever ético baseia-se nas responsabilidades individuais e coletivas, embora muitas vezes o modelo individualista se sobressaia. 
A mudança de pensamento político ocorrida na modernidade teve influência de diversos aspectos históricos. Estes aspectos históricos interferiram diretamente nas questões epistemológicas e científicas que facilitaram estas mudanças. Acerca destes aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir: 
I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu enquanto modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos. 
II- As atividades artesanais cresceram neste período e o comércio com o Oriente se ampliou o que favoreceu as grandes navegações. 
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono em virtude das cruzadas. 
 Patrística é um movimento filosófico cristão ocorrido na Idade Média, que discutia as verdades da fé do cristianismo, e foi desenvolvido pelos Santos Padres da Igreja Católica. Um destes expoentes foi Santo Agostinho. Sobre este filósofo e padre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V) Uma das reflexões de Santo Agostinho diz respeito a indicar a vida humana como ensaio para uma vida posterior na cidade divina. Assim, não se deve fazer ao outro o que não se deseja para si, pois amar ao próximo é amar a Deus. 
(V) Para Santo Agostinho, a política deve ser exercida a partir de interesses da coletividade, garantindo os valores humanos que preservam a vida, criação maior de Deus e que garante a dignidade humana. 
(F) O homem público, conforme o entendimento político de Santo Agostinho, não deve se deixar levar pela bondade divina. Ele deve ser conduzido pelos valores da coletividade e pela sua individualidade. 
(V) Conforme o pensamento agostiniano, são as escolhas humanas que concretizam ou não a possibilidade de se fazer o bem ou o mal, garantindo sua liberdade de opção e fundamentando suas escolhas éticas. 
Liderar é influenciar e modificar comportamentos para além da simples adesão de ideias, rotinas e atitudes. Historicamente, a liderança influenciou exemplos positivos e catastróficos na humanidade, a exemplo das guerras mundiais. Nesse sentido, existem diferentes tipos de liderança que podemos observar diariamente nas organizações. Sobre os diferentes tipos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
Na liderança democrática, o comprometimento com as decisões é de todos, pois a participação do grupo é efetiva.

Continue navegando