Buscar

Habilidades do Empreendedor, Empreendedorismo Corporativo e Estrutura do Plano de Negócio

Prévia do material em texto

Empreendedorismo- Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (244526)
Empreendedorismo (ADM63)
Prova: 2033844
QUESTÃO:
1.       Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, através da geração de emprego, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas. Descreva as três habilidades requeridas para um empreendedor.
 
RESPOSTA ESPERADA:
Habilidades Técnicas: o empreendedor deve saber escrever, ouvir e falar; deve obter conhecimento técnico na área em que atua e saber trabalhar em equipe.  
Habilidades Gerenciais: o empreendedor deve criar novas combinações, deve também saber gerenciar novas empresas nas áreas de marketing, finanças, produção e controle.
Habilidades Pessoais: deve ser ousado, visionário (estar além do seu tempo) perceber oportunidade e assumir riscos calculados.
 
QUESTÃO:
2.       Em qualquer ramo de negócio, as organizações podem incentivar e despertar em seus colaboradores um perfil empreendedor, estimulando-os para que tenham esse comportamento. No entanto, nem toda empresa tem essa preocupação em criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dessa prática. Sendo assim, descreva o que é empreendedorismo e empreendedor corporativo.
 
RESPOSTA ESPERADA:
O empreendedorismo envolve a busca por novas oportunidades de mercado e o uso coerente dos recursos administrativos e produtivos, enquanto que o empreendedorismo corporativo acontece dentro das empresas, em que a empresa vê em seus colaboradores uma grande oportunidade para o desenvolvimento e a ampliação de seu negócio, estimulando a inovação por meio de incentivos e recompensas. Assim, o empreendedor corporativo é aquele funcionário que tem liberdade para inovar ou criar novos projetos, novos produtos e novas oportunidades dentro da empresa em que trabalha.
 
QUESTÃO:
3.       A estrutura de um plano de negócio é desenvolvida por uma sequência de fatores, que são: capa, sumário, sumário executivo; descrição da empresa; produtos e serviços; mercado e competidores; marketing e vendas; análise estratégica; e, por último, plano financeiro. Descreva o que significa cada um desses fatores.
 
RESPOSTA ESPERADA:
Para que possamos ter um plano de negócio bem estruturado, devemos formá-lo por:
Capa: é a primeira apresentação do plano de negócio, deverá ser clara e objetiva.
Sumário: deve conter o título de todas as seções do plano, subseções e as respectivas páginas.
Sumário Executivo:é onde deve ser expressado e apresentado a sequência, atraindo e chamando a atenção do leitor para a leitura do mesmo.
Descrição da empresa: nesse fator apresenta-se a empresa, qual a sua missão, o propósito de sua existência, os serviços e produtos, o modelo de negócio e seus diferenciais.
Produtos e serviços: deixe claro quais os produtos e serviços da empresa, qual a capacidade de fornecimentos e como eles são fornecidos.
Mercado e competidores: fazer a análise demonstrando onde a empresa está inserida e suas segmentações, tendências de consumo; fornecedores, entre outros.
Marketing e vendas: de que métodos a empresa poderá se utilizar para atingir seus objetivos.
Análise estratégica: análise dos ambientes interno e externo, buscando saber quais os desafios e as oportunidades, as pontencialidades e as fragilidades da empresa.
Plano financeiro: descrever e analisar em números tudo o que foi escrito até então.

Continue navegando