Buscar

Direito Processual Penal Prescricao

Prévia do material em texto

Persecução Penal: 
Conceito: é a sequência de atos oficiais do Estado tendentes a satisfazer a pretensão punitiva (punibilidade). Ocorre que para fazer essa pretensão o Estado tem prazo se o estado não punir dentro do prazo ele perde esta pretensão. Esta perda se chama PRESCRIÇÃO. 
Prescrição: É A PERDA DE PUNIR (Pretensão punitiva) e a Perda de executar essa pena (Pretensão Executória)
Conceito: Perda/ extinção do poder dever de punir do Estado de executar a punição imposta em razão da sua inércia em satisfaze-lo dentro dos prazos legais. O Estado é o ÚNICO detentor do direito de punir mesmo nos crimes de ação penal exclusivamente privada. 	Comment by Correia, Paolla Hadja Menezes (BR - Sao Paulo): Tudo que você for dar conceito sempre começar pelo verbo. No caso de Pescrição: Perda/ Extinção. 	Comment by Correia, Paolla Hadja Menezes (BR - Sao Paulo): O Estado perde duas coisas, portanto há duas espécies de prescrição.	Comment by Correia, Paolla Hadja Menezes (BR - Sao Paulo): Só pode punir quem tem SOBERANIA.logo só o Estado pode punir.	Comment by Correia, Paolla Hadja Menezes (BR - Sao Paulo): Direito de punir é: Genérico (Erga Hominis), Abstrato (Existe pois existe Estado) Impessoal.
No momento que há um crime, um fato o Direito que era, Abstrato, genérico e impessoal se concretiza (existe em razão daquele caso concreto) contra o infrator, portanto, ele deixa de ser um direito e se torna uma pretensão. O Estado tem a pretensão concreta de punir aquele infrator. 	Comment by Correia, Paolla Hadja Menezes (BR - Sao Paulo): Se transforma em Pretensão punitiva. Há uma possibilidade de impor uma pena. Essa possibilidade denomina-se PUNIBILIDADE.
PRETENSÃO: É a disposição de submeter o interesse alheio ao interesse próprio. Com a pratica da infração penal o Direito abstrato vira uma pretensão (disposição) concreta do Estado de submeter o direito do Infrator ao seu direito de Punir. 
JAMAIS se extinguirá o DIREITO DE PUNIR. O que a prescrição extingue é a PRETENSÃO concreta de punir que surge com a pratica da infração penal. 
Se o ESTADO conseguiu punir, ou seja, conseguiu satisfazer a pretensão punitiva dentro dos prazos legais NÃO houve perda da pretensão punitiva, não houve prescrição. (SE O ESTADO CONSEGUIU TERMINAR O PROCESSO A TEMPO E PUNIU O INFRATOR NÃO HÁ PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA) 
Após o Estado conseguir punir dentro dos prazos legais surge para o Estado a PRETENSÃO DE EXECUTAR a pena criminal imposta. Há um prazo para satisfazer e se o Estado não executar essa pretensão ele perde ela também. A Perda dessa pretensão de Executar a pena se chama PRESCRIÇÃO. 	Comment by Correia, Paolla Hadja Menezes (BR - Sao Paulo): Pretensão executória. 
Natureza Jurídica: 
Qual a natureza jurídica da prescrição? A prescrição é um instituto exclusivo genuinamente de natureza penal. A prescrição afeta diretamente na pretensão do Estado que podemos chamar de Direito concreto, de direito Material. Perde o objeto. É UM INSTITUTO PENAL. 
Fundamentos: 
Quais os fundamentos da prescrição? 
Inconveniência de se punir o infrator muito tempo após o crime, pelo transtorno social, insegurança jurídica.
Combate a ineficiência do Estado. 
Decadência
Diferença entre prescrição e decadência? 
Decadência: O estado só pode se manifestar diante da manifestação da vontade da pessoa injuriada autorizando o inquérito policial ou o início do oferecimento da denúncia ou nos casos de ação penal privada a vítima que abre a ação penal por meio da Queixa crime. O Ofendido ou vitima tem o prazo de 6 Meses a partir do momento em que tomou conhecimento da autoria. Diante da inercia do ofendido ou de seu representante legal em ajuizar a ação penal privada ou de oferecer a representação (quando ação penal pública condicionada a representação). Esta inercia NÃO leva a extinção de pretensão de punir LEVA A EXTINSÃO DO DIREITO DE OFERECER REPRESENTAÇÃO OU QUEIXA CRIME. Portanto, sem representação o estado não tem como instaurar o processo e com isso não tem como punir, por essa razão INDIRETAMENTE a Decadência leva a extinção da punibilidade. Nos crimes de ação penal exclusivamente privada e nos crimes de ação penal publica condicionada a representação. Portanto, NÃO extingue diretamente a pretensão de punir mas sim INDIRETAMENTE! . 
Qual a Natureza jurídica da decadência? Natureza é Penal. Instituto de Direito PENAL. Assim como a Prescrição.

Continue navegando