Buscar

NORMAS REGULAMENTADORAS (NRs)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
CLT (consolidações das leis do trabalho)  se caracteriza por atualizar os preceitos de prevenção em saúde .
Além da CLT, outras normatizações entram para criar ferramentas jurídicas de proteção à saúde do trabalhador:
ISSO (International Standardization Organization)
CEN (Comité Européen de Normalisation)
NRs ( Normas Regulamentadoras Brasileiras)
*
*
Numeradas de 1 a 35, foram consolidadas pela Portaria 3.214 de 8 de junho de 1978.
As NRs relacionadas diretamente com a atuação dos profissionais da saúde do trabalho são:
NR4;
NR5;
NR6;
NR7;
NR9;
NR17;
NR24;
NR32
*
*
As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT  manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. 
*
*
Para as empresas, se legalizarem, deverão ter em seu corpo de serviço:
Engenheiro de segurança do Trabalho; 
Médico do trabalho;
Enfermeiro do trabalho;
Enfermeiro do trabalho;
Auxiliar de enfermagem do trabalho;
Técnico de segurança do trabalho
*
*
As empresas privadas e públicas e órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes)
*
*
É composta por representantes do empregador e do empregado
A CIPA tem por objetivo:
Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.
 Discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado das discussões, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto á prevenção de acidentes.
*
*
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
*
*
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
*
*
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 
*
*
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
*
*
Instalações sanitárias;
Vestiários;
Refeitórios;
Cozinhas;
Alojamentos;
*
*
Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais