Buscar

CONSTRUCÃO DAS SAUNAS

Prévia do material em texto

CONSTRUCÃO DAS SAUNAS:
SECAS
1) Após rebocar paredes e tetos com reboco comum, fixe sarrafos de 3x5cm na horizontal equidistante a cada 35cm no máximo.
Use parafuso e bucha para fixação, depois preencha os vãos com lã de vidro com espessura de 2,5cm.
Se o teto estiver alto, faça um forro rebaixado e isole-o também.
2) Faça o revestimento com madeira seca, podendo ser lambris de no mínimo 10mm de espessura.
Dê preferência para o pinho finlandês (só importado), porém, você também pode utilizar o pinho chileno, cedro mogno ou cedrinho de boa qualidade.
O importante é usar madeiras relativamente macias, de fácil respiração, e que possuam veios claros de largura não muito diferente dos veios escuros.
Fixe os lambris com pregos não oxidantes e sem cabeça.
O ponto ideal para bater os pregos é o macho do lambris, de fora para dentro, em diagonal e rebatido levemente para que penetre um pouco mais na madeira, assim, quando encaixar a fêmea do lambris, o prego ficará escondido e dará um acabamento perfeito.
3) Crie um rodapé em todo o recinto com 10cm de altura por 5cm de largura. Isso evitará que a madeira toque o chão, e você poderá lavar o piso sem molhá-la.
Na sauna seca, o piso pode ser um simples cimento ou cerâmica, mas se preferir pode cobri-lo com um estrado de madeira, tomando sempre o cuidado de bater os pregos por baixo da estrutura para que esses não apareçam.
4) É importante não deixar quinas vivas nos bancos e fazer um acabamento nos cantos da sauna com cantoneira de madeira ou com corda.
Toda a madeira utilizada na construção deve ser muito bem lixada para que todas as farpas sejam eliminadas.
Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira. Basta ter capricho.
5) Faça uma cerca de proteção ao redor do forno.
Para fornos elétricos ou a gás use cerco de madeira sempre a uma distância mínima de 10 a 20cm do forno.
Para fornos à lenha/gás use tijolos refratários vazados de 5 a 10cm de distância do forno.
6) Na sauna seca é fundamental a construção de respiros para ventilar o forno, oxigenar o ambiente e distribuir o calor nos lugares certos.
Faça uma abertura de 6cm x 14cm na parede onde ficará o forno, esta abertura deve ficar aproximadamente entre 10cm a 15cm do piso.
O acabamento exterior desta abertura poderá ser feito com tela, gradil ou treliça de madeira.
Na parede oposta onde normalmente ficam os bancos, faça em sentido diagonal à abertura inferior, uma outra abertura de mesmo tamanho distante 30cm o teto.
Esta abertura superior deverá possuir em sua face interna uma portinhola de correr (pode ser de madeira), para que você controle todo o fluxo de ar do ambiente, já a sua face externa deverá receber o mesmo acabamento da abertura inferior.
VAPOR
1) O teto da sauna a vapor deve ter uma inclinação igual a 10% do prolongamento.
Ex.: prolongamento de 2.00m, inclinação igual a 20cm.
Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas d’água no teto.
Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não sobre a cabeça das pessoas, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.
2) Na sauna a vapor é importante que se faça um isolamento térmico com vermiculita.
Esse material é um mineral com propriedades térmicas acústicas.
Após a colocação da laja, reboque todas as paredes e teto com uma massa do cimento e vermiculita na seguinte proporção: 5 latas de vermiculita para cada lata de cimento.
Adicione água até dar liga, faça um reboco com 2,5cm a 3.00cm de espessura, deixe secar por completo (2 a 3 dias), e só depois dê o acabamento escolhido.
3) As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com epoxi, azulejos, mármore ou até mesmo tinta látex, porém, o teto deve ser sempre liso, sem rejuntes de azulejos, para que não ocorra a presença de indesejáveis gotículas d’água.
Já para o piso utilize materiais anti-derrapantes: borracha, ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc…
4) Não esqueça de prever um ralo no interior do ambiente e outro próximo ao aparelho, caso este esteja instalado fora do recinto.
É importante deixar dois pontos de água; um para alimentar o equipamento e um outro livre dentro do recinto.
Só assim você poderá, sem sair para fora da sauna, encher um balde com água e derramar sobre sua cabeça.
5) A entrada de vapor da sauna deve ser um canto neutro, próxima à parede frontal aos bancos e num altura que pode variar entre 20cm e 30cm.
Para obter a movimentação do vapor, faça um orifício de ¾” (para saunas residenciais), próximo ao teto, na parede que estiver atrás dos bancos ou na lateral próxima.
O orifício deve ser feito em sentido diagonal em relação à entrada de vapor para que este movimente-se uniformemente ao longo da bancada.
6) Para a iluminação do recinto utilize luminárias blindadas e instale o interruptor fora o ambiente.
7) A porta deve ser impermeável, térmica, possuir visor transparente, e deve-se sempre abrir para fora do Ambiente.
 
https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/sauna-vapor-dicas/

Continue navegando