Buscar

CONDUTORES OHMICOS

Prévia do material em texto

CONDUTORES ÔHMICOS (algumas considerações importantes!)
Para compreendermos bem o que são condutores ôhmicos, é necessário relembrar alguns fatos. O primeiro, é que todo condutor percorrido por corrente elétrica dissipa energia na forma de calor. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule. 
Daí decorre que enquanto o condutor é percorrido por uma corrente elétrica, a sua temperatura aumenta. Esta variação na temperatura, por sua vez, acarreta uma variação no valor da resistência. Porém, há alguns casos especiais, em que, apesar da variação da temperatura, não há variação na resistência. Nos casos em que isto ocorre, dizemos que o condutor é ôhmico, ou obedece à Lei de Ohm: “a resistência de um condutor permanece inalterada, independente da temperatura”.
Então, se o condutor é ôhmico, ao se alterar a tensão e conseqüentemente a corrente elétrica, a resistência permanece constante. Ou seja, pela relação V = R.I, percebe-se, que, no caso dos condutores ôhmicos, a tensão e a corrente são diretamente proporcionais, sendo a resistência a constante de proporcionalidade.
Para exemplificar, vamos analisar as duas tabelas a seguir, que registram medidas hipotéticas de tensão e corrente para dois condutores distintos.
			TABELA I			 	 TABELA II 
	Vab (V)
	I (A)
	R (Ω)
	2,0
	0,5
	4,0
	4,0
	1,0
	4,0
	6,0
	1,5
	4,0
	8,0
	2,0
	4,0
	10
	2,5
	4,0
	Vab (V)
	I (A)
	R (Ω)
	2,0
	0,5
	4,0
	4,0
	1,0
	4,0
	6,0
	1,3
	4,6
	8,0
	1,6
	5,0
	10
	1,8
	5,5
Da relação R = V/I, é fácil perceber que a resistência na 1ª tabela é constante e igual a 4,0 Ω. Este é o comportamento típico de um condutor ôhmico.
Já na segunda tabela, a resistência varia de 4,0 Ω a 5,5 Ω. Podemos até dizer que entre 2,0 e 4,0 V, o condutor da tabela II apresenta um comportamento ôhmico. Mas definitivamente este NÃO é um condutor ôhmico, já que sua resistência varia na faixa de tensão considerada.
Observe que em AMBAS as tabelas o valor de R foi obtido através da relação V = RI. Isto mostra que esta relação é válida para QUALQUER condutor, incluindo aqueles não ôhmicos.
Finalmente, é interessante lembrar que ao plotarmos um gráfico V x I para um condutor ôhmico, teremos uma reta passando pela origem, sendo R a inclinação da reta.
Sugestão de atividade: faça os gráficos V x I para os dois condutores acima. Experimente plotar as duas curvas na mesma figura. Faça comparações e discuta com seus colegas!! Qual parâmetro do gráfico que representa o condutor ôhmico corresponde à resistência? Explique.

Continue navegando