Buscar

Prova Objetiva Final Noçoes de Direito

Prévia do material em texto

1.
	Nacionalidade é uma condição particular dos habitantes de uma nação. Contudo, engloba noções associadas a factores sociais, espaciais, culturais e políticos. A nacionalidade pode ser analisada de um ponto de vista sociológico, mas também com base numa ordem jurídico-política. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Povo é o conjunto de pessoas que integra determinada parte de um Estado.
II- População é a classificação do conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região ou de uma cidade. É mais abrangente, pois classifica os nacionais e os estrangeiros. 
III- Nação é o agrupamento humano, em regra geral é numeroso, sendo que seus membros são ligados por laços históricos, culturais, econômicos ou até mesmo de filosofia, gosto ou credo. Ex.: Nação Rubro Negra (torcida do Flamengo).
IV- População é o agrupamento de seguidores de uma região.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	  b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	O Direito é formado por um conjunto de normas aplicáveis às relações sociais. Este conjunto de normas vigentes e impostas, que devem ser conhecidas e cumpridas por todos, denomina-se:
	 a)
	Direito Objetivo.
	 b)
	Direito Subjetivo.
	 c)
	Direito Público.
	 d)
	Direito Privado.
	3.
	Os bens, para o direito, são valorados economicamente, motivo pelo qual o distingue das coisas. No direito são admitidas algumas classificações dos bens. Quanto a essa classificação e sua conceituação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Bens indivisíveis são os que se podem fracionar sem alteração de sua substância, diminuição considerável de seu valor, ou prejuízo do uso a que se destinam.
	 b)
	Bens singulares são os compostos por várias coisas singulares considerando em conjunto.
	  c)
	Bens acessórios são assim chamados porque independem da existência de outro, não criando relação de dependência.
	 d)
	Bens inconsumíveis são os que podem ser utilizados sem que haja destruição de sua substância.
	4.
	A administração pública está vinculada a agir nos termos da lei, isto significa que ela só pode fazer o que a lei determina. Além da determinação expressa, a própria lei estabelece princípios, que devem ser respeitados. Dentre estes princípios, um garante a igualdade de tratamento entre os particulares, ou seja, os administrados, porém estes atos precisam ser voltados ao interesse público, sem que haja favorecimento de uns em desfavor de outros. Este princípio é o da:
	 a)
	Impessoalidade.
	 b)
	Moralidade.
	 c)
	Publicidade.
	 d)
	Igualdade.
	5.
	As fontes do direito são os meios pelos quais se estabelecem as normas jurídicas, indicam as formas pelas quais o Direito manifesta-se, as fontes do direito asseguram à sociedade que o juiz, ao decidir os casos concretos que lhe são postos, não decida pautado em critérios subjetivos, centrado em critérios pessoais, mas, sim, utilizando as fontes do Direito. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal fonte do direito, nos termos do art. 4º da Lei de Introdução do Código Civil:
	 a)
	Costumes.
	 b)
	Analogia.
	 c)
	Doutrina.
	 d)
	Lei.
	6.
	A relação consumerista é a relação existente entre o consumidor e o fornecedor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço. É o vínculo jurídico dotado de características próprias estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Este mesmo Código estabeleceu que o consumidor tem direitos e deveres, identificando-os. Desta forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dever - Exigir sempre as notas fiscais.
(    ) Direito - Proteção contra publicidade enganosa ou abusiva, métodos coercitivos ou desleais.
(    ) Direito - A facilitação da defesa dos seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova.
(    ) Direito - O consumidor deve guardar os recibos referentes ao pagamento da compra de bens e/ou serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Segundo o art. 1.228 do Código Civil, a propriedade ou domínio é o direito que seu titular possui de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la de quem injustamente a possua ou detenha. Porém, o próprio Código Civil prevê as formas da perda da propriedade. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alienação consiste na transferência voluntária da propriedade.
(    ) Renúncia consiste na desistência do direito de propriedade sobre o imóvel.
(    ) Alienação é a desistência voluntária do direito sobre o imóvel. Ex.: abandono.
(    ) Desapropriação ocorre quando o imóvel for declarado de necessidade pública ou utilidade pública, pela autoridade competente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Os bens acessórios dependem da existência de um bem principal, em outras palavras, a sua existência supõe a do principal. Portanto, estes bens não existem por si só. A sua forma de classificação dependerá sempre de outro bem como referencial. Ex.: casa é bem acessório em relação ao solo; sem o solo a casa não tem como existir; as portas e as janelas são bens acessórios em relação à casa; sem a casa as portas e as janelas não exercerão a função a que se propõem. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os bens acessórios não necessitam da existência do bem principal para existirem.
II- Os frutos são aqueles bens acessórios produzidos periodicamente no bem principal, sendo que o seu consumo não altera a substância do bem principal. Ex.: frutos naturais (laranja, banana etc.), entre outros.
III- Os bens acessórios estão diretamente relacionados ao bem principal, dependendo de outro bem para existir.
IV- Os frutos são apenas os bens acessórios naturais. Ex.: os frutos de uma árvore.
Assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	9.
	As obrigações contratuais são aquelas que se originam de um contrato, que é uma espécie de negócio jurídico. As partes estão vinculadas ao princípio da autonomia da vontade ao qual a lei impôs limites. Quanto ao tema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O contrato cria, modifica, conserva e não extingue direitos.
	 b)
	Quando as partes firmarem um contrato, devem agir de boa-fé, isto é, com a lealdade, honestidade e probidade, mantendo seu comportamento dentro do esperado no acordo firmado entre elas.
	 c)
	Não limitam a liberdade de contratar a função social do contrato.
	 d)
	A função social do contrato não vincula a parte a agir com probidade e honestidade.
	10.
	O Direito Subjetivo se diferencia do Direito Objetivo em razão deste último ser conjunto de normas vigentes e impostas, isto é, as leis, decretos, entre outras normas devidamente aprovadas,  publicadas e inseridas no ordenamento jurídico brasileiro. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O direito objetivo é a permissão ao indivíduo fazer valer o seu direito, e o direito subjetivo é uma imposição estatal.
	 b)
	O direito objetivo se confunde com o direito subjetivo, pois ambos representam uma faculdade do titular do direito de invocar a lei.
	 c)
	O direito objetivo é obrigatório, pois tem uma norma que o define, enquanto o direito subjetivo é uma faculdade, isto é, o sujeito exerce este direito se quiser, porém usando o direito objetivo.
	 d)
	O Direito objetivoé a permissão dada pelo direito subjetivo para o indivíduo fazer valer o seu direito.
	11.
	(ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
	 a)
	Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
	 b)
	Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
	  c)
	Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
	 d)
	Fortalecer o poder do governo central.

Continue navegando