Buscar

gabarito prova noçoes de direito final objetiva uniasselvi novembro 20212

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º O Código do Consumidor reconhece, na relação de consumo, o consumidor como a parte mais fraca, mais vulnerável, tanto no aspecto econômico como no técnico. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, conforme os direitos básicos do consumidor. ( ) A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. ( ) A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações. ( ) A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços. ( ) A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e Morais, individuais, coletivos e difusos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – F – F.
B) V – F – V – V.
(X) C) V – V – V – V. 
D) F – F – V – V.
2º Os bens acessórios dependem da existência de um bem principal, em outras palavras, a sua existência supõe a do principal. Portanto, estes bens não existem por si só. A sua forma de classificação dependerá sempre de outro bem como referencial. Ex.: casa é bem acessório em relação ao solo; sem o solo a casa não tem como existir; as portas e as janelas são bens acessórios em relação à casa; sem a casa as portas e as janelas não exercerão a função a que se propõem. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os bens acessórios não necessitam da existência do bem principal para existirem.
II- Os frutos são aqueles bens acessórios produzidos periodicamente no bem principal, sendo que o seu consumo não altera a substância do bem principal. Ex.: frutos naturais (laranja, banana etc.), entre outros.
III- Os bens acessórios estão diretamente relacionados ao bem principal, dependendo de outro bem para existir.
IV- Os frutos são apenas os bens acessórios naturais. Ex.: os frutos de uma árvore.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
(X) B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) Somente a sentença IV está correta.
3º direito objetivo, quando ordenado e visto de forma técnica, transforma-se no direito em vigor em um determinado país. Assinale a alternativa CORRETA que indica como é chamado:
A) Direito público.
B) Direito subjetivo.
C) Norma Jurídica.
(X) D) Direito positivo.
4º os direitos reais sobre coisas alheias de gozo e fruição são os que se referem à utilização da coisa alheia, sendo que outros são os que recaem sobre imóveis.Assinale a alternativa CORRETA que corrsponde a esses direitos:
A) Superfície, servidão, desuso, uso e habitação.
B) Subsolo, servidão, usufruto, uso e habitação.
(X) C) Superfície, servidão, usufruto, uso e habitação.
D) Subsolo, servidão, usufruto, uso e divisão.
5º Podemos dividir os direitos e garantias em cinco espécies. Dentro dessa classificação, há as características de Direitos Relacionados à Organização, Participação e Funcionamento dos Partidos Políticos.Assinale a alternativa CORRETA que indica quais são essas características:
(X) A) Devem ser observados: a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana.
B) No inciso I, do art. 5° temos que a Constituição garante que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição".
C) Em outras palavras, este direito “capacita o indivíduo a exigir sua proteção, mas, ao mesmo tempo, o sujeita ao cumprimento dos deveres impostos”.
D) Formam “o conjunto de regras que disciplina a forma de atuação da soberania popular [...]”.
6º As obrigações contratuais são aquelas que se originam de um contrato, que é uma espécie de negócio jurídico. As partes estão vinculadas ao princípio da autonomia da vontade ao qual a lei impôs limites. Quanto ao tema, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) Quando as partes firmarem um contrato, devem agir de boa-fé, isto é, com a lealdade, honestidade e probidade, mantendo seu comportamento dentro do esperado no acordo firmado entre elas. 
B) A função social do contrato não vincula a parte a agir com probidade e honestidade.
C) Não limitam a liberdade de contratar a função social do contrato.
D) O contrato cria, modifica, conserva e não extingue direitos.
7º A fonte do direito que baseia-se, indubitavelmente, no argumento de que algo deve ser feito porque sempre o foi, tendo sua autoridade respaldada na força conferida ao tempo e no uso contínuo das normas, sendo assim, uma norma jurídica não escrita, que surge da prática longa, diuturna e reiterada da sociedade, tem uma denominação.Assinale a alternativa CORRETA que indica como é denominada:
A) Doutrina.
B) Jurisprudência.
C) Lei.
(X) D) Costume.
8º Determinada fonte do direito é definida como o conjunto das decisões dos tribunais a respeito do mesmo assunto, que é reconhecida como fonte do direito, porque acaba por prevalecer na maioria dos casos.Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) Jurisprudência.
B) Doutrina.
C) Costume.
D) Lei.
9º o código de Defesa do Consumidor troxe significativo avanço nas relações consumeristas, pois contempla subsídios que diminuem a desigualdade do consumidor frente às grandes empresas. No que se refere a relação consumerista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras específicas para regular essa relação. Desta forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor. ( ) A publicidade é enganosa também, quando, por omissão, deixar de informar sobre dado essencial ao produto ou serviço. ( ) É abusiva, dentre outras, a modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa. ( ) É enganosa, dentre outras, a publicidade discriminatória, que incite a violência, explore o medo ou a supertição.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(X) A) V – V – F – F.
B) V – V – V – V.
C) F – F – V – F.
D) V – V – F – V.
10º O direito é real quando a pessoa o exerce sobre alguma coisa. Aquele em que o bem fica vinculado ao cumprimento de uma obrigação tem uma denominação específica. Assinale a alternativa CORRETA que indica como ele se chama:
A) Direito real de gozo.
B) Direito real de aquisição.
(X) C) Direito real de garantia.
D) Direito real de fruição.
11º (ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
A) Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
B) Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
(X) C) Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
D) Fortalecer o poder do governo central.

Continue navegando

Outros materiais