Buscar

ABORD SOCIO DA V E DO CRIME A10 V1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ABORD. SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0900_EX_A10_201804099911_V1 
	25/10/2018 11:57:16 (Finalizada)
	Aluno(a): FABIANO DE SOUZA LOUREIRO
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST0900 - ABORD. SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME 
	201804099911
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na sociedade contemporânea, onde a organização do espaço urbano possui uma complexa rede viária, esta normatização ocorre pelo :
		
	 
	Código Nacional de Trânsito.
	
	Código de Defesa dos Direitos Humanos.
	
	Código de Defesa do Consumidor.
	
	Código de Defesa do Idoso.
	
	Código de Defesa do ciclista.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo os dados oficiais, a cada vinte minutos ocorre uma vítima fatal em acidente de trânsito no Brasil. Pensando nessa realidade, o Congresso Nacional elaborou a "Lei Seca", que punibiliza o consumo dessas substâncias se o indivíduo, após ingerir a bebida alcoólica, se encaminha para o veículo e o dirige. No primeiro ano de aplicação dessa lei no Rio de Janeiro (2009), 20% dos motoristas parados estavam embriagados e em 2012, somente 8% dos motoristas. Sobre essa lei e os dados apresentados, podemos afirmar que:
		
	 
	Os dados significativos apontam para a prevalência no uso responsável das bebidas alcoólicas em nossa sociedade.
	
	Indivíduos que se utilizam de bebidas alcoólicas necessariamente cometem acidentes e a lei punibiliza todos os envolvidos em acidente, tão somente.
	
	Os dados apresentados podem conter um viés no sentido de que os indivíduos que dirigem podem usar rotas alternativas para fugir das blitzes.
	
	O uso indiscriminado, aliado às péssimas condições em nossas estradas não são causa suficiente para afirmar que essa combinação traz problemas para os dados oficiais de violência.
	 
	Os dados significativos apontam para a prevalência no uso irresponsável de bebidas alcoólicas, oportunizando índices maiores de atropelamentos com vítimas fatais 
	
Explicação:
Notícias de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo o uso de álcool são frequentes. A destreza e outras habilidades necessárias para a direção, como a tomada de decisões, são prejudicadas muito antes dos sinais físicos da embriaguez começarem a aparecer. O tempo de reação e reflexos também sofre alterações, comprometendo ainda mais as habilidades necessárias para o ato de dirigir. Em altas doses, a bebida alcoólica pode também causar sonolência ou até mesmo ocasionar a perda da consciência ao volante
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os conflitos de interesse em uma sociedade são originadores de uma legislação que visa a efetivar a paz social entre os indivíduos. Nesse sentido, podemos dizer que:
		
	
	O Direito capacita uma parcela da população para agir segundo as regras que não deveriam ser acatadas por todos.
	
	A legislação sobre o trânsito favorece determinada parcela social em detrimento da coletividade.
	
	A legislação sobre o trânsito remonta ao século XV, quando as cortes se movimentavam em carruagens.
	 
	Na abordagem dos conflitos que surgem no trânsito, o Direito estabelece uma forma de conduta que deve ser seguida por todos.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As sequelas resultantes dos acidentes de trânsito tais como : Incapacidades permanentes, traumatismos, perda de membros, estresse pós-traumático, perda de qualidade de vida, o luto pelos entes queridos que se foram, crianças que ficam órfãs, estão entre as consequências difíceis de mensurar. Tais fatos evidenciam que os acidentes de trânsito devem ser pensados como questão de :
		
	 
	saúde pública.
	
	educação
	
	segurança pública.
	
	saúde do trabalhador.
	
	politica de mobilidade urbana.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O processo consciente da realização do comportamento pode ser compreendido em etapas. Aponte aquela que possui uma definição incorreta quanto a respectiva fase:
		
	 
	Percepção do feedback: É quando o condutor não percebe a reação que o carro tem ao seu comportamento e que constitui novamente em uma tomada de dado para manter ou corrigir a ação.
	
	Processamento de informação: Nesta fase, a aprendizagem anterior evidencia a importância da memória da pessoa, sem a qual não é possível entender o significado dos estímulos do ambiente.
	
	Realização da ação: Refere-se à fase que vem depois da decisão; é a ação propriamente dita do seu movimento ou do automóvel.
	
	Tomada de informação: Refere-se à percepção de estímulos ambientais, tanto por pedestres quanto por condutores no ato do deslocamento.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação às características psicológicas envolvidas na emissão do comportamento no trânsito, marque a alternativa que NÃO representa uma dessas características:
		
	 
	omissão
	
	realização da
	
	processamento da informação
	
	tomada de decisão
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A morte em acidentes de trânsito cresceu cerca de 30% nos últimos dez anos no Brasil. Sobre este dado, existem estudos que comprovam a forma como podemos compreender o fenômeno: A) Os adultos são mais propensos a cometer tais transgressões, justo porque dirigem de forma inexperiente e inconsciente. B) Não é possível pensarmos a experiência dos jovens como vítimas de trânsito na sociedade brasileira, pois temos insuficiência de dados empíricos. C) A mulher se acha mais propensa aos riscos da violência no trânsito em virtude da combinação entre álcool e direção. D) Como exemplo de projetos de educação no trânsito, pode-se citar a parceria entre o CISA e a Rede Ipiranga na campanha intitulada "Saúde na Estrada". E) A juventude está mais propensa aos riscos da violência no trânsito em virtude da combinação entre álcool e direção Sendo assim, é correto afirmar que se acha correta:
		
	
	Apenas a alternativa A
	
	Todas as alternativas se acham adequadas à proposta
	
	Todas as alternativas, exceto a letra A
	 
	Somente a alternativa C
	 
	Somente as alternativas D e E
 
	
Explicação:
Notícias de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo o uso de álcool são frequentes. A destreza e outras habilidades necessárias para a direção, como a tomada de decisões, são prejudicadas muito antes dos sinais físicos da embriaguez começarem a aparecer. Dentre aqueles que mais se embriagam se acham os jovens enquanto a melhor forma de prevenir é informar, por isso, além de apoiar e divulgar pesquisas científicas, é importante trilhar novas alternativas, com ações e campanhas de conscientização e prevenção
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A psicologia do trânsito pode ser compreendida como sendo o ramo da psicologia que:
		
	
	Entende que o trânsito é concretizado por seres humanos, com os seus interesses próprios, que não influenciarão a forma de condução de um veículo.
	 
	Entende o trânsito como um processo concretizado por seres humanos, com os seus interesses, emoções, representações, valores morais, desejos e expectativas que influenciarão a forma de condução de um veículo ou como ele irá se comportar como pedestre.
	
	Entende o trânsito como um processo dos seres humanos e dos veículos que se influenciarão reciprocamente na forma de condução de um veículo ou no comportamento dos pedestres.
	
	Entende o trânsito concretizado por seres humanos, com os seus interesses, emoções, representações, valores morais, desejos e expectativas que não influenciarão a forma de condução de um veículo ou como ele irá se comportar como pedestre.

Outros materiais