Buscar

Exercicios de bioquimica

Prévia do material em texto

1-Associe as duas colunas, correlacionando cada afirmação com o lipídio correspondente:
(A) Triacilglicerol do tipo GORDURA ANIMAL.
(B) Triacilglicerol do tipo ÓLEO VEGETAL.
(C) Triacilglicerol (em geral)
(D) Glicerofosfolipídios
(E) Esfingolipídios
a) Principal fosfolipídio de membrana. (D)
b) Caráter altamente hidrofóbico. (C)
c) Caráter anfipático, contendo cabeça polar do tipo açúcar, oligossacarídeos ou composto fosfatado. São lipídios de membrana de tecidos neurais. (E)
d) Pode sofrer hidrogenação e resultar na produção de margarinas. (A)
e) Caráter anfipático, contendo glicerol como álcool. (D)
f) Ácidos graxos insaturados, baixo ponto de fusão. (B)
2-Sobre lipoproteínas, responda:
a) O que são e qual sua finalidade?
R: As lipoproteínas são formadas por triacilgliceróis, ésteres de colesterol, fosfolipídios e proteínas sendo hidrofílicas por fora e hidrofóbicas por dentro. Elas englobam o lipídio através do sangue com a finalidade transportar os lipídios pelo plasma sanguíneo de modo que ele não se acumule.
b) Explique a diferença entre as classes LDL e HDL.
R: O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, que transportam o colesterol do fígado para os tecidos. Enquanto o HDL é uma lipoproteína de alta densidade que transporta colesterol dos tecidos para o fígado, onde vai ser usado para produção de sais biliares, vitamina D e hormônios.
c) Um exame de sangue do tipo lipidograma revelou altos níveis de LDL e VLDL e baixo valor de HDL. Indique o que tal resultado pode acarretar ao paciente e o prognóstico final do paciente (doença desenvolvida). 
R: Esses níveis altos de colesterol podem acarretar aterosclerose no paciente, que seria o excesso de TGA e colesterol nas paredes das artérias, podendo levar o paciente a um infarto ou até morte.
3 - Entre as classes de lipídios, qual é a forma mais eficiente de reserva de energia do organismo? Explique. 
R: O Triacilglicerol (tecido adiposo) por fornecer energia para o corpo, esse tecido poupa proteínas para a síntese de tecidos ao invés destas serem utilizadas como fonte de energia, auxiliam a manter órgãos e nervos em posição e protegê-los contra choques e lesões traumáticas, a camada subcutânea de gordura isola o organismo, preservando o calor e mantendo a temperatura do organismo e as gorduras auxiliam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis. 
4 – Com base nas características estruturais dos ácidos graxos que compõem os lipídios, explique a situação: 
PF ácidos graxos saturados > PF insaturados Trans > PF insaturados Cis. 
R: Ponto de fusão do saturado é maior 59ºC, ponto de fusão do TRANS 51ºC pois é mais linear que o cis e ponto de fusão do CIS 13,4ºC (+ liquido) 
5 - Tendo o ácido esteárico (saturado e 18 carbonos) e ácido palmítico (saturado e 16 C), qual apresenta maior PF? Explique.
R: 63,1ácidos palmíticos – 69,6 ácidos esteárico pois apresenta maior cadeia de carbono e respectivamente maior ponto de fusão.
6 – A indústria de alimentos utiliza-se de um processo químico envolvendo lipídios para a obtenção de gordura de consistência mais pastosa e de maior aplicabilidade na produção de alimentos. 
a) Indique e explique este processo químico. 
R: O processo de hidrogenação é quando átomos de H são inseridos nas insaturações de CIS quebrando algumas ligações duplas e se transformando em TRANS, desse modo o óleo atinge uma consistência desejada, por exemplo a margarina. 
b) Explique as vantagens deste produto para a indústria de alimentos. 
R: As vantagens desse produto são: maior prazo de validade, melhor aparência e textura, maior ponto de fusão. 
7 – Os lipídios obtidos da dieta (TAG), após digestão, absorção no intestino e transporte pelas lipoproteínas plasmáticas no sangue, chegam até os tecidos onde são utilizados conforme a necessidade. 
a) Considerando o caráter hidrofóbico dos TAG, como ocorre a sua absorção na parede intestinal?
R: Ocorre a digestão no intestino pela hidrolise da enzima lipase pancreática transformando em ácido graxos que são emulsionados pelos sais biliares (glicocolato e taurocolato de sódio) de natureza anfipática que formam as micelas ocorrendo absorção pelas células intestinas + glicerol (atravessa a parede do intestino por ser polar) e voltam a se juntar, caem no sangue onde são englobados pelas lipoproteínas plasmáticas ocorrendo a distribuição para o tecido adiposo e outros tecidos.
b) Quais os destinos dos TAG após chegarem aos tecidos? 
R: Dois destinos os TAG podem tomar ao chegar nos tecidos, ou ele podem ser estocados e armazenados na forma de tecido adiposo ou serem usados para obtenção de energia ou serem usados na formação de membrana celular. 
8- Após passar muito tempo sem se preocupar com sua saúde, o Sr. Pedro resolveu ir ao médico e fazer uns exames de rotina. Na consulta, relatou seus hábitos alimentares, ressaltando a preferência por frituras e carnes gordurosas, e um histórico de infarto agudo do miocárdio (IAM). O médico ficou alarmado ante as preferências alimentares de seu paciente, principalmente após ter analisado o resultado do seu exame de sangue do tipo lipidograma (nível de colesterol, lipoproteínas HDL e LDL). Recomendou-lhe, então, uma nova dieta composta de frutas, legumes e verduras, além de exercícios físicos regulares. Sobre o caso clínico relatado, responda: 
a) Indique a CLASSE de lipídios que compõe a dieta habitual do paciente.
R: Triacilgliceróis 
b) EXPLIQUE como tal dieta contribuiu para o desenvolvimento do IAM. 
R: A dieta rica em frituras, carnes gordurosas contem gorduras TRANS e gorduras saturadas, que ao se acumularem, aumento o colesterol no sangue, consequentemente o aumento LDL, fazendo com que as placas de gorduras se depositem nas paredes internas das artérias, formando placas de ateroma, que estreitam e diminuem o fluxo sanguíneo para os tecidos levando a casos de IAM e AVC.
c) O lipidograma do paciente revelou desbalanço na quantidade de lipoproteínas. Sendo assim, quais os resultados obtidos para os valores de HDL e LDL? (Considere valores ideais: HDL ≥ 60 mg/dL ; LDL ≤ 100 mg/dL). 
R:Os valores apresentados no lipidograma do paciente foram HDL 33,1 e o LDL 180,00, por isso o desbalanço e o histórico de infarto. 
9- Um paciente apresenta diabetes tipo I – insulino dependente, no entanto não faz uso de insulina e segue dieta rica em carboidratos. Começou a emagrecer rapidamente, e apresenta hálito com odor de acetona. Com base nos seus conhecimentos de bioquímica, explique cada um dos sintomas causados por esta doença. 
R: Como a célula não consegue usar a glicose, acaba não tendo glicose disponível para ser usado como fonte de energia, desse modo vai ocorrer a gliconeogênese, que vai quebrar as PTN do musculo para ser transformada em glicose, com isso o indivíduo emagrece rapidamente. Seu hálito com odor de acetona é por causa que as células utilizam os estoques de gorduras para obter a energia que falta, porém o resultado final é o acumulo dos corpos cetônicos, substancias que deixam o sangue ácido, com o PH mais baixo.
10- O tecido adiposo é formado principalmente por triacilgliceróis. Durante algumas situações, os triacilgliceróis são hidrolisados em ácidos graxos e glicerol pela ação da lípase. Os ácidos graxos são degradados por oxidação na mitocôndria, envolvendo 3 estágios, o que resulta na produção de ATP. Calcule o rendimento energético (quantidade de ATP) da oxidação/degradação de: 
a) Apenas um (1) ácido esteárico (ácido graxo saturado com 18 carbonos). 
R: 148 ATP.
 
b) Um triacilglicerol formado de 3 ácidos esteáricos. 
R: 444 ATP.

Continue navegando