Buscar

Gabarito Avaliação Final Discursiva Ética, Política e Sociedade

Prévia do material em texto

1.
	A ética é um conceito que se transformou ao longo do tempo e das sociedades. A cada período histórico e diferente, a sociedade adotou uma concepção de ética. Isto fica evidente nas diferenças entre a ética na sociedade cristã e campesina medieval e na sociedade industrial e urbana moderna. Disserte sobre as principais diferenças entre a ética no período da Idade Média e a ética do Período da Idade Moderna.
	Resposta Esperada:
*Ética na concepção cristã: domínio do cristianismo na vida das pessoas. O relacionamento estava pautado no comportamento da pessoa com Deus. A pessoa, no entanto, era parte da coletividade cristã, não existia a ideia contemporânea de indivíduo. A fé e a caridade eram as virtudes supremas. A pessoa precisa do auxílio divino para praticar o bem.
*Ética na concepção contemporânea: ela pode estar presente na ética de concepção kantiana, marxista ou relativista. Na ética kantiana, o indivíduo está influenciado pela razão humana e pelo espírito capitalista. Para Kant, o homem é, por natureza, egoísta, diferente da ética cristã. Já a ética marxista está fundada na igualdade social. Este pensador lutou contra a sociedade de classes. Na ética relativista, deve-se levar em conta a subjetividade das pessoas. A virtude estaria, então, no respeito e na tolerância às diferenças.
	2.
	A ética é um campo teórico da filosofia. Seu conceito básico está ligado à atitude de reflexão sobre as atitudes e os códigos de conduta moral. A ética pode se estender ao meio social, religioso, educacional, científico e até a dimensão do trabalho. Nesse contexto, descreva os aspectos relevantes da ética do trabalho.
	Resposta Esperada:
O trabalho na contemporaneidade tem influenciado na formação e concepção de classe social. Colabora para desenvolver hábitos, valores, sentimentos e princípios de relação entre os indivíduos. A necessidade da ética do trabalho está na condição de novas demandas sociais emergentes por desenvolvimento, produção e prosperidade. A ética do trabalho torna-se relevante, pois as novas demandas por riqueza impõem ao ser humano mais dedicação ao trabalho em prejuízo da qualidade de vida e bem-estar. Como o trabalho se tornou condição de afirmação e realização do ser humano, a ética passou a ser necessária para discutir as consequências sociais dessa dimensão do ser humano. Na história moderna e contemporânea, o trabalho é um fato social que define o que é ser humano. Daí a necessidade de reflexão sobre as condições materiais do trabalho, bem como as características das relações que são definidas na esfera do trabalho. A relevância da ética no trabalho também está no papel de instigar questões como liberdade, igualdade e desenvolvimento humano através da produção de riquezas e transformações sociais e naturais.

Continue navegando