Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

MECANISMO DE AÇÃO DO ACICLOVIR
A DNA polimerase viral dos Herpes Vírus é o alvo principal para a maioria das drogas antivirais, por serem essenciais para a replicação viral e de diferentes enzimas do hospedeiro. O Aciclovir é um análogo de nucleosídeos, que são modificações de base, açúcar ou ambos.
Passo de Replicação ou Alvo = Replicação do DNA polimerase
Agente = Análogos de Nucleosídeos
Vírus – Alvo = Herpes Vírus
Antes de serem utilizados pela polimerase, os análogos de nucleosídeos devem ser fosforilados para a forma trifosfato pelas enzimas virais, enzimas celulares ou ambas. Por exemplo, a timidina quinase do HSV e do Vírus Varicéla Zoster (VZV) aplicam o primeiro fosfato ao Aciclovir (ACV).
O Aciclovir difere do nucleosídeo guanosina porque possui uma cadeia lateral acíclica (hidroxietoximetila) em vez de açúcar ribose ou dexoribose. O Aciclovir tem ação seletiva contra HSV e VZV, os herpesvírus que codificam a Timidina quinase.
A timidina quinase viral ativa a droga por fosforilação e as enzimas da célula hospedeiras completam a progressão para a forma difosfato e finalmente, para a forma trifosfato. Como não há fosforilação inicial nas células não infectadas, não há droga ativa para inibir a síntese do DNA celular ou causar toxicidade. O trifosfato de ACV compete com a guanosina trifosfato para inibir a polimerase e leva ao término do crescimento da cadeia de DNA viral, porque não há grupo 3’-hidroxila na molécula de ACV que permita a elongação da cadeia. Isto inativa a DNA polimerase. A toxicidade mínima do ACV é também resultado de um uso superior a 100 vezes pela DNA polimerase viral, quando comparada à DNA polimerase celular. A resistência ao Aciclovir se desenvolve por mutação tanto da Timidina quinase, impedNA polimerase, prevenindo a ligação do ACV.
O ACV é efetivo contra HSV, inibe a replicação do HSV, mas não pode resolver a infecção latente pelo HSV devido a mutação. A timidina da célula não consegue usar o ACV.

Mais conteúdos dessa disciplina