Buscar

ciencia politica av apredizado 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603514449)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Política acaba por se afirmar como um campo de batalha em que se trava uma guerra simbólica para estabelecer relações de dominação ou relações pactuais. Aqui não se trata exatamente de um discurso puro sobre as idéias, mas de um discurso de idéias contaminadas pelo discurso do poder.¿ Diante desse texto e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Política ¿ Entre ciência e discurso, responda qual das afirmativas abaixo NÃO é um real componente do discurso político:
		
	
	Convicção; Puro raciocínio; Faculdades intelectuais para a Busca da verdade.
	
	Motivos e razões que inoculados pela palavra, auditório acredita na perspectiva do orador para construir sua verdade.
	 
	Sofismas; argumentação meramente retórica, preparada para convencer somente pelo teor do discurso e não por seu lastro fático, moral e cientifico.
	
	Sentimentos; deslocamentos emocionais para o convencimento dos ouvintes (pateia) não é a força do argumento, mas a maneira como é transmitida para o auditório.
	
	E.Virtudes do caráter do orador, projetando dignidade, confiança e credibilidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603514238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A posição do neoliberalismo sobre o papel do Estado é que este
		
	
	deve organizar a vida social.
	
	deve acabar com os monopólios.
	
	deve ser extinto.
	
	deve ampliar o funcionalismo público.
	 
	deve intervir minimamente na economia.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603515167)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	ENADE, 2015.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
 
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática:
		
	
	adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
	
	apoia-se em preconceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
 
	
	promove a anomia diretamente, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
 
	 
	sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia ou igualdade no tratamento dos cidadãos.
 
	
	admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em prejuízo de outras.
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604282402)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Apesar da complexidade das relações de força que marcam o CAMPO POLÍTICO, é possível, por exemplo, chegar-se à compreensão das questões relacionadas às INSTÂNCIAS, ou seja, em relação às partes interessadas na ação política. Assim, com relação a tais instâncias é CORRETO afirmar que:
		
	 
	Entendendo-se a INSTÂNCIA POLÍTICA como aquela que resulta de uma delegação e que assume a realização da ação política, tal delegação resulta das escolhas eleitorais conduzidas pela INSTÂNCIA CIDADÃ, sendo que, estas escolhas objetivam sempre a realização daquilo que é DESEJÁVEL.
	
	Visando buscar a adesão da instância cidadã, a INSTÂNCIA POLÍTICA precisa "construir" um ESPAÇO DE PERSUASÃO que, na verdade, se confunde com o ESPAÇO DE DISCUSSÃO no qual a INSTÂNCIA CIDADÃ estabelece quais os valores que devem nortear a ação política.
	
	Dentre as instâncias implicadas na ação política, podemos destacar a INSTÂNCIA POLÍTICA a qual se encontra na origem da escolha dos representantes do poder.
	
	No espaço de persuasão, configurado pela INSTÂNCIA CIDADÃ, a sociedade propõe a seus representantes a adoção de procedimentos políticos essenciais ao atingimento dos fins que, para ela, são considerados como DESEJÁVEIS. 
	
	De acordo com Habermas, a INSTÂNCIA POLÍTICA se identifica tão somente com o movimento de legitimação do poder político que se constitui através de um SISTEMA POLÍTICO.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603514122)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atualmente, as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. No centro desse debate, a expressão-chave é ¿ações afirmativas¿. As ações afirmativas devem ser entendidas corretamente como
		
	
	as políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas.
	
	um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população
	
	as ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade
	
	um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes.
	 
	as políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.

Continue navegando