Buscar

Síntese da Palestra Moral e Ética

Prévia do material em texto

Síntese da Palestra Moral e Ética 
Psicologia Jurídica
Professora Msc. Adriana Azevedo
Aluno: Renato de Almeida Souto Mat: D379CD-3
Assunto: Palestra Moral e Ética
Manaus- AM, 22 de fevereiro de 2017.
Foi boa as intenções dos professores do curso de direito, em realizar esta palestra sobre moral e ética, convidando o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/AM em propor uma explanação sobre o Estatuto de Disciplina, onde foram postas pelos palestrantes algumas das limitações para o exercício da profissão e as garantias que mantém a livre prática do princípio constitucional de que o advogado que é fundamental para a administração da justiça. 
O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/AM ressaltou a importância do TED que veio para fortalecer os advogados. Não se pode prescindir da figura do advogado para se fazer prevalecer a justiça no meio social, sendo ele responsável por seus atos, devendo conhecer e ter formação sociopolítica do meio em que pretende atuar, devendo sempre se pautar pela ética parcial esperada do causídico, lutando por uma advocacia preventiva, pugnando pela inclusão do litígio como último meio de entendimento, buscando sempre a harmonia social. Explicou que o tribunal é o órgão responsável por julgar as representações por infrações ético disciplinares contra advogados, estagiários. Também estão entre as principais atribuições do TED responder a consultas formuladas por advogados quando há dúvidas sobre se determinado ato pode caracterizar uma infração e orientar os profissionais sobre as questões de ética relevantes para o exercício da advocacia.
O Professor Dr Daniel Benvenutti, Sem superar a dúvida que me assola, especialmente porque não sou moralista e deles prefiro distância, não estou aqui para fazer proselitismo em favor de uma moralidade positivada, estou aqui para defender que deveríamos iluminar ao menos duas placas de sinalização para a escolha do caminho nas bifurcações de nossa jornada:
1.	A primeira - o Código de Ética e Disciplina da OAB é causa da unidade dos advogados;
2.	A segunda - nosso Código de Honra pode ser instrumento de uma resistência subversiva.
Dr Cândido Honório, ressalta um pouco da importância da ética para o profissional de direito, e faz a citação do artigo 2º O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e garantias fundamentais, da cidadania, da moralidade, da Justiça e da paz social, cumprindo-lhe exercer o seu ministério em consonância com a sua elevada função pública e com os valores que lhe são inerentes.
Dr Paulo Trindade, faz uma breve apresentação da Escola Superior e sua principal finalidade que é promover ao Advogado a melhoria contínua do seu trabalho através de cursos de formação e atualização profissional, de caráter técnico, jurídico e intelectual. Voltada principalmente, aos Advogados, Bacharéis em Direito e Estagiários. Nos fez o convite do primeiro Jogos Jurídicos da OAB tem como objetivo estreitar a relação entre a teoria e a oralidade, possibilitando ao profissional em formação o contato com os assuntos jurídicos palpitantes na vida real, propiciar ao estudante o envolvimento em simulada situação da prática da oratória com o futuro. 
 
Participantes da mesa
Presidente do TED Dr Luís Augusto Pestana 
Membro da 1ª Câmara Dr Daniel Benvenutti 
Associação Brasileira de Advogados Criminalístico Dr Cândido Honório 
Escola Superior de Advogacia – E.S.A/AM Dr Paulo Trindade 
PSICOLOGIA JURÍDICA
DISCIPLINA
DIREITO
UNIVERSIDADE PAULISTA
 2017
ANO

Continue navegando