Buscar

Atividade_de_gestão_da_informação.

Prévia do material em texto

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
LUÍSE DE FREITAS TAVARES
GESTÃO DA INOVAÇÃO 
ATIVIDADE VIRTUAL I
Camaçari
2014
LUÍSE DE FREITAS TAVARES
GESTÃO DA INOVAÇÃO 
ATIVIDADE VIRTUAL I
Atividade apresentada ao Curso de Administração da Universidade UNIFACS – Universidade Salvador, como requisito parcial de Avaliação da Disciplina de Gestão da Inovação orientado pela tutora Raimundo Leite da Conceição. 
Camaçari
2014
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA
1) Uma inovação sempre resulta de criatividade, mas nem toda ideia criativa constitui uma inovação, porque inovação não é apenas a criação da ideia, mas a sua implementação no mercado ou nas organizações ( V ) Valor 1,5
Verdadeiro, Pois segundo Clark e Wheelwright (1.993; p. 293), o processo de inovações começa com geração de idéias que depois serão selecionadas conforme os objetivos da empresa e outros condicionantes internos e externos a ela.
2) Desenvolver a capacidade de inovação não depende apenas dos esforços da empresa, mas de uma rede social funcional na qual o empenho do governo e da academia tem papel fundamental ( V ) Valor 1,5
Verdadeiro, O autor Tomaél, Alcará e Di Chiara (2005) afirma que as redes sociais influenciam tanto a difusão de inovações quanto a propagação da informação e do conhecimento que oportuniza o desenvolvimento de inovações. As redes sociais são recursos importantes para a inovação, em virtude de manterem canais e fluxos de informação em que a confiança e o respeito entre atores os aproximam e os levam ao compartilhamento de informações que incide no conhecimento detido por eles, modificando-o ou ampliando-o.
3) A capacitação de uma empresa para a inovação depende fundamentalmente de disseminar uma cultura de inovação e privilegiar a busca pela inovação através de funções administrativas, ou seja, planejar, organizar, gerenciar e controlar as atividades visando a inovação ( V ) Valor 1,5
 Verdadeira, De acordo com SCHUMPETER (1982) A verdadeira concorrência na economia está entre empresas inovadoras que geram novos produtos e que retiram do mercado produtos antigos. A dinâmica capitalista promove um permanente estado de inovação, mudança, substituição de produtos e criação de novos hábitos de consumo. A destruição criativa é responsável pelo crescimento econômico de um país. 
4) A estratégia de inovação deve ser definida considerando-se as competências de que a empresa dispõe e as competências que ela precisa adquirir para alcançar seus objetivos em inovação ( V ) Valor 1,5
Verdadeira, Chaney e outros (1991) Defende a importância da inovação para as empresas, lembram que muitas análises empíricas têm demonstrado uma relação consistente entre indicadores relacionados à inovação, tais como gastos com Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), e o desempenho das empresas.
REFERÊNCIAS
CHANEY, P. K. e outros. The impact of new product introductions on the market value of firms. The 
Journal of Business, v. 64, n. 4, p. 573-610, 1991.
CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. Managing new product and process development: 
text and cases. New York, The Free Press, 1.993, p. 2.93
SCHUMPETER, A Joseph.. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler, DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.

Continue navegando