Buscar

Atividades de Leitura e Produção de Texto

Prévia do material em texto

CURSO:	PEDAGOGIA 
DISCIPLINA	: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I
PROFESSORA Ma.: NOHAD MOUHANNA FERNANDES
ACADÊMICO: MÁRCIA FRANCIELLI SOUZA MENEZES RGM: 053.18851
POLO: SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA/RS
DATA DE ENVIO NO PORTFÓLIO: 30/09/2018				
		 
			
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DAS AULAS 3 e 4 
(Valor: 2,5 )
AULA 3 - MODALIDADES DE USO: LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA.
AULA 4- A IMPORTÂNCIA DA COERÊNCIA E DA COESÃO PARA A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS.
“A palavra é uma arma que pode ser bem ou mal usada: a culpa do crime nunca é da faca.”
( Eduardo Galeano)
Os exercícios a seguir são referentes às aulas 3 e 4. Você deverá enviar este arquivo com as atividades respondidas pelo Portfólio da aula 4. OBS.: individual. 
LEMBRETE: leia as orientações sobre o Cronograma de Postagem de Atividades na ferramenta Agenda e também no Plano de ensino da disciplina e envie os arquivos de atividades nas datas previstas, preferencialmente no prazo normal. As atividades são avaliativas e há uma data de encerramento de postagem. 
Cronograma de postagem desta atividade
Fique atento(a)!
	Portfólio e arquivo de atividades
	Prazo normal
	Prorrogação I
(redução de 0,3)
	Prorrogação II
(redução de 0,5)
	Portfólio 4
Atividades 3 e 4
	23/09 a 30/09
	01/10 a 03/10
	10/10 a 12/10
	Obs.: as atividades devem ser enviadas em seus respectivos Portfólios.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado;
- escreva de acordo com a norma culta da língua portuguesa;
- confira suas respostas antes de enviar o arquivo, pois não será possível refazer a atividade;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega ou copiadas de qualquer fonte serão zeradas.
BOM TRABALHO!!!
TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 e 2: 
Leia com atenção o trecho de notícia apresentado a seguir:
Presidente adia entrevista devido ao assédio de jornalistas
O presidente chegou cedo para a entrevista. Os repórteres cercaram o presidente no saguão de entrada e fizeram inúmeras perguntas ao presidente. Os seguranças do presidente foram chamados imediatamente porque o presidente estava sendo sufocado pelos microfones e gravadores. O presidente mostrou-se irritado; nem mesmo a esposa do presidente conseguiu sair ilesa de alguma pergunta. Por fim, o presidente adiou a entrevista.
Com base no estudo sobre coesão textual, identifique e explique o principal problema apresentado no trecho da notícia. (0,6). 
O principal problema é a repetição excessiva da palavra presidente (nove vezes, considerando o título) quebra a harmonia das ideias e a ligação entre elas, além de empobrecer esteticamente o texto. Por tanto, a coesão do texto (no caso, a referencial) fica prejudicada por repetições desnecessárias e cansativas.
2) Reescreva o texto de forma a eliminar o problema nele apresentado. (0,8)
Presidente adia entrevista devido ao assédio de jornalistas 
Michel Temer chegou cedo para a entrevista. Os repórteres cercaram-no no saguão de entrada e fizeram inúmeras perguntas a ele. Os seguranças do presidente foram chamados imediatamente porque o chefe de estado estava sendo sufocado pelos microfones e gravadores. Temer mostrou-se irritado; nem mesmo sua esposa conseguiu sair ilesa de alguma pergunta. Por fim, o líder político do país adiou a entrevista.
3) Você já está ciente de que as palavras têm sentidos que podem variar de acordo com o contexto em que são empregadas. Esse aspecto múltiplo da palavra é estudado pela Semântica, que é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao significado das palavras.
Leia a crônica a seguir e, dentre as palavras apresentadas nos parênteses, complete o espaço com a palavra adequada ao contexto. Note que essas palavras podem ser homônimas (que possuem grafia ou pronúncia igual, mas significados diferentes) ou palavras parônimas (as que possuem grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes). 
Obs.: siga o exemplo apresentado no primeiro espaço, ou seja, use negrito e letras MAIÚSCULAS (para facilitar a correção). (1,1)
UM INCIDENTE - crônica / homônimos e parônimos
Vou lhe contar um INCIDENTE (incidente / acidente) com um preeminente cidadão de Juazeiro do Norte. Eu fui um ESPECTADOR (expectador / espectador) do começo ao fim. Posso lhe fazer uma DESCRIÇÃO (discrição / descrição), já que nada me passou DESPECIBIDO (desapercebido / despercebido).
Durante uma VIAGEM.(viagem / viajem) a Fortaleza, em meio ao TRÁFEGO (tráfico / tráfego) intenso na estrada, aquele EMINENTE (eminente / iminente) cidadão chegou a cometer uma grave INFRAÇÃO (inflação / infração). Ele INFRIGIU (infringiu / infligiu) as regras do trânsito. Ultrapassou um veículo quando a listra estava contínua e, ainda, havia uma CERRAÇÃO (cerração / serração), já que estava amanhecendo o dia. Pensando que era ESPERTO (experto / esperto), o insipiente cidadão caiu num laço. A polícia rodoviária o pegou de cheio.
Ele ainda quis RETIFICAR (retificar / ratificar) seu erro. Depois, pediu às autoridades para não CASSAR (caçar / cassar) sua carteira de motorista. Até prometeu lhes pagar qualquer TAXA (taxa / tacha). Parecia que o homem havia perdido o SENSO (senso / censo). Até quase que ele arriava as calças, ou melhor, se prostrou, de tanto pedir compaixão aos guardas.
Vendo-se perdido, então, ele piorou o INSOLÚVEL (insolúvel / insolvível) caso. Saiu-se MAL (mau / mal). Ele não pensou aonde iria chegar a sua loucura A FIM DE (afim de / a fim de) lhe ensinar a conhecer a sua pequenez.
Os guardas não lhe ABSOLVERAM (absorveram / absolveram) e, ainda, lhe disseram que o dinheiro que ele lhes oferecera era um ato AMORAL (imoral / amoral). Fizeram, então, o AFOITO (afeito / afoito) cidadão conhecer o seu lugar.
Quem o mandou DESTRATAR (distratar / destratar) as autoridades. Também pudera, ele nunca se mostrou ser CAVALHEIRO (cavalheiro / cavaleiro). Espero que ele agora aprenda e apreenda a lição. 
(Autor: Dantas de Sousa, 2012)
VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5 (Prazo normal - 23/09 a 30/09)
*SUA NOTA:
VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5 (Prorrogação I - 01/10 a 03/10)
*SUA NOTA, com redução de 0,3:
VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5 (Prorrogação II - 10/10 a 12/10)
*SUA NOTA, com redução de 0,5:
* Preenchimento feito pela professora.
............................................................................................................................................Obs.: Somente as atividades acima devem ser enviadas. 
 Pratique um pouco mais a teoria estudada.
As atividades abaixo não são objetos de avaliação (não envie respostas). 
1) Acesse o site http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-paronimos-homonimos.htm e resolva os cinco exercícios sobre parônimos e homônimos. Observe as respostas somente depois de resolver os exercícios.
2) Acesse o site http://www.gramaticaparaconcursos.com/2013/06/ortografia-exercicios.html e resolva os dez exercícios sobre ortografia. Observe as respostas somente depois de resolver os exercícios.
3) Retire todos os sinais de pontuação de um texto qualquer, escrevendo as palavras que iniciam as frases com letras minúsculas. Peça a um colega para pontuar o texto e, em seguida, compare-o com o texto original. Discuta com seu colega as regras para o uso dos sinais de pontuação.
Veja o vídeo:
YOU TUBE Pontuação. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=qvKsIvmQUqg&feature=related> Acesso em: 29 fev. 2017. 
4) Estude a grafia do porquê para utilizá-lo de forma adequada em textos.
(veja abaixo)
http://www.mapasmentais.com.br/modelos/portugues/mm_port_porque.htm
Também, você poderáaprender mais, vendo os vídeos:
YOU TUBE. Uso dos porquês. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=fkY4RqPWlUg&feature=related
> Acesso em 12 de jan. 2017.
YOU TUBE Uso do porque (Paródia) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w3Zd5NSDT6w&feature=related>
 Acesso em 12 de jan. 2017.
5) Leia os textos complementares na ferramenta “Arquivos”.

Continue navegando