Buscar

Avaliação fcsociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201403437297 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201403437297 - JOSSANDRA BARBOSA MAIA
	Professor:
	VILMA CARDOSO REGATO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/03/2015 17:28:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201403499553)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	 
Veja os quadrinhos abaixo:
 Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo tomar como certa a superioridade de sua cultura. "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas". "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica". "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. A partir das informações prestadas e da leitura dos textos sugeridos, responda se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique.
		
	
Resposta: Etnocêntrica. Pois coloaca sua cultura acima de qualquer outra. E só importa a opinão desta cultura, nesse caso dos navegantes.
	
Gabarito:  
Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve avaliar como etnocêntrica e justificar a sua escolha de forma coerente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403726505)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora, não contente, querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence. (Brecht, Bertold, Privatizado, com adaptações).
O texto de Brecht pode ser considerado uma ilustração da análise que Karl Marx fez da sociedade capitalista? Justifique a sua resposta?
		
	
Resposta: sim, para a sociedade capitalista o que importa o quanto voce pode ganhar e produzir.
	
Gabarito:
Sim e, neste caso, o (a) estudante poderá argumentar sobre a mercantilização do trabalho e de amplas esferas da vida social, ressaltando, por exemplo, a alienação, a oposição de interesses entre o capital e o trabalho, a divisão da sociedade em classes sociais com interesses antagônicos, dentre outros.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403686415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.¿ (Margaret Tatcher, ex-primeira britânica). Do ponto de vista socioantropológico é correta a afirmação acima? Por quê?
		
	
	Não, porque os indivíduos possuem o livre arbítrio e, assim, podem construir suas identidades sociais sem sofrer influência do meio social.
	
	Sim, porque a ideia de social só está presente nos discursos políticos baseados na concepção materialista da História.
	 
	Não, porque os indivíduos são socializados de acordo com os hábitos, costumes, regras e valores dados pela cultura em que se inserem.
	
	Sim, porque os indivíduos se diferenciam pelas suas capacidades inatas e não pelos aspectos culturais decorrentes do processo de socialização.
	
	Sim, porque os indivíduos são autônomos e, portanto, agem independentemente das regras e convenções que lhes são impostas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404064494)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nas ciências sociais os fenômenos estudados são complexos e centrados no ser humano, portanto, subjetivo. dessa forma, quando falamos desses fenômenos podemos dizer que eles:
		
	 
	São eventos complexos apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência.
	 
	São complexos, mas alguns podem e devem ser comprovados em laboratório.
	
	Expressam a subjetividade do pesquisador que facilmente se envolve com o objeto de pesquisa.
	
	Isentas de interpretações da realidade, já que está embasada na objetividade.
	
	Em alguns casos, têm causas simples e são facilmente isolados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404064576)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para entendermos uma cultura devemos considerer um hábito ou costume no contexto em que foi produzido, já que a atividade humana individual deve ser analisada segundo a cultura que esteja inserida. Assim, cada cultura tem sua lógica própria e deve ser pensada a partir dessa lógica. Esta postura é denominada pela Antropologia de:
		
	
	Etnocentrismo
	
	Prática etnográfica
	 
	Diversidade cultural
	 
	Relativismo cultural
	
	Antropologia de gabinete
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403716708)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil:
		
	 
	O contrato social;
	
	O poder da burguesia;
	
	O poder da nobreza;
	
	O trabalho proletário;
	
	Os ricos e a acumulação de bens.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403723245)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ORGANICISMO CONSISTE EM:
		
	 
	A CRENÇA DE QUE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS DIVERSAS PARTES QUE COMPÕEM A SOCIEDADE É SEMELHANTE À RELAÇÃO QUE GUARDAM ENTRE SI OS ÓRGÃOS DE UM ORGANISMO VIVO.
	
	A APLICAÇÃO DAS IDEIAS EVOLUCIONISTAS ÀS SOCIEDADES.
	
	A EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA SOCIAL.
	
	A PRIMEIRA CORRENTE TEÓRICA SISTEMATIZADA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO.
	
	A CRENÇA DE QUE OS ORGANISMOS DOS INDIVÍDUOS DETERMINAM SUA CULTURA.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403727082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de ANOMIA, elaborado pelo sociólogo francês Èmile DURKHEIM (1858 - 1917) descreve uma situação de:
		
	
	Solidariedade orgânica.
	
	Harmonia social.
	
	Solidariedade mecânica.
	
	Extrema coesão social.
	 
	Ausência de normas sociais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403728334)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir e faça o que se pede: "Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Um dos tópicos teóricos mais importantes de Weber é, sem dúvida, o conceito de Ação Social. Segundo este autor, a ação social pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. A partir dos conhecimentos teóricos a respeito deste conceito weberiano, marque a única opção correta:
		
	 
	Ação social racional com relação a valores, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.,
	 
	Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
	
	Ação social racional com relação a fins, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.,
	
	Ação social afetiva, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
	
	Ação social racional com relação a valores, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404075247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir:
Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam "ou tendem a formar"um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.

Continue navegando