Buscar

Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget

Prévia do material em texto

Citação
Para a criança, trata-se não somente de aplicar as operações aos objetos, ou melhor, de executar, em pensamento, ações possíveis sobre esses objetos, mas de refletir estas operações independente dos objetos e de substituí-las por simples proposições...o pensamento concreto é a representação de uma ação possível, e o formal é a representação de uma representação de ações possíveis (PIAGET, 2011, p.56-57). 
Resumo
Para Jean Piaget o desenvolvimento cognitivo se sustenta a partir do desenvolvimento biológico, ou seja, a inteligência se dá como processo de construção sobre um fator filogenético e sua evolução consiste em uma série pré-determinada. É um processo ativo e interativo, onde o sujeito se constrói, da interação com o ambiente.
O desenvolvimento cognitivo tem estágios, onde a inteligência se modifica ao longo do desenvolvimento, a pessoa passa por estágios de reorganização. O conhecimento, portanto, não vem apenas pelas experiências e pelo pensamento, mas através da interação do indivíduo com o meio. O equilíbrio é resultado dessas interações, pois é uma parte interna de auto regulação.
Na perspectiva biológica a inteligência é a forma que o indivíduo possui para se adaptar ao ambiente. E isso ocorre de duas formas por associação e assimilação.
Ele explica e divide o desenvolvimento intelectual em três: inteligência sensório-motor (conhecimento prático dos objetos e resolução de problemas), inteligência operatório-concreta (representação mental dos objetos) e a inteligência formal (reflexão e abstração).
A inteligência na fase sensório-motor vem antes do pensamento e da linguagem, mas não a inteligência propriamente dita, mas uma inteligência inata.
A linguagem para Piaget é, interno e individual que tem um papel importante. Assim pode-se dizer que o pensamento se origina da linguagem, e pode ser buscada por meio da função e percebeu que essa função pode ser entendida pelas formas de representação. Deste modo, a formação da função simbólica, ao contrário, consiste em diferenciar os significantes dos significados, de modo que os primeiros permitam o surgimento das representações dos segundos. 
Evidencia-se então que para Jean Piaget a linguagem e o pensamento são procedimentos cognitivos que não podem ser dissociados, pelo contrário estão intimamente, eles se completam e se resolvem de forma recíproca. Assim a linguagem não é o único responsável pelo desenvolvimento e pelas funções da mente, por que mesmo sem o alcance da linguagem, a criança já possui atividades mentais, a capacidade de realizar conexões de causa e efeito entre as ações e os objetos.
A linguagem não é o único fator responsável pelo desenvolvimento e funcionamento da mente, já que no período anterior, mesmo sem o alcance da linguagem, a criança já possui uma atividade mental, pois é capaz de fazer ligações de causa e efeito entre os objetos e as ações, por exemplo.
REFERÊNCIAS
World Applied Sciences Journal 12 (8): 1260-1265, 2011 ISSN 1818-4952 © IDOSI Publications, 2011 Corresponding Author: Muhammad Farooq Joubish, Department of Education, Federal Urdu University, Pakistan. E- mail: drjoubish@hotmail.com. 1260 Cognitive Development in Jean Piaget’s Work and its Implications for Teachers

Continue navegando