Buscar

Lista de exercícios III – Queda livre e lançamento vertical

Prévia do material em texto

U N I V E R S I D A D E E S T Á C I O D E S Á – CAMPUS MACAÉ
	
	
	Professor: Thiago de Freitas Almeida Data: 27/09/2016
	
	CCE0847 - FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL I
	
	Lista de exercícios III – Queda livre e lançamento vertical
1 - O Beach Park, localizado em Fortaleza-CE, é o maior parque aquático da América Latina situado na beira do mar. Uma de suas principais atrações é um toboágua chamado "Insano". Descendo esse toboágua, uma pessoa atinge sua parte mais baixa com velocidade de 28 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 9,81 m/s2 e desprezando os atritos, calcule a altura aproximada do toboágua, em metros.
2 - Uma pedra, deixada cair de um edifício, leva 4s para atingir o solo. Desprezando a resistência do ar estime a altura aproximada do edifício.
3 - Se a resistência do ar for nula, uma gota de chuva, caindo de uma altura de 500 m, a partir do repouso, atingirá o solo com uma velocidade de módulo, em m/s, de?
4 - Em um planeta, isento de atmosfera e onde a aceleração gravitacional em suas proximidades pode ser considerada constante igual a 5 m/s2, um pequeno objeto é abandonado em queda livre de determinada altura, atingindo o solo após 8 s. Com essas informações, analise as afirmações em VERDADEIRA ou FALSA:
( ) A cada segundo que passa a velocidade do objeto aumenta em 5 m/s durante a queda.
( ) A cada segundo que passa, o deslocamento vertical do objeto é igual a 5 metros.
( ) A cada segundo que passa, a aceleração do objeto aumenta em 4 m/s2 durante a queda.
( ) A velocidade do objeto ao atingir o solo é igual a 40 m/s. 
5 - Um astronauta, na Lua, lança um objeto verticalmente para cima com uma velocidade inicial de 4,0 m/s e depois de 5,0 s ele retorna a sua mão. Qual foi a altura máxima atingida pelo objeto? Dado que g = 1,6 m/s².
6 - Uma bola é lançada verticalmente para cima, a partir do solo, e atinge uma altura máxima de 20 m. Determine a velocidade inicial de lançamento e o tempo de subida da bola.
7 - Um objeto é solto do repouso de uma altura de H no instante t = 0. Um segundo objeto é arremessado para baixo com uma velocidade vertical de 80 m/s depois de um intervalo de tempo de 4,0 s, após o primeiro objeto. Sabendo que os dois atingem o solo ao mesmo tempo, calcule H (considere a resistência do ar desprezível).
8 - -Um chuveiro, situado a uma altura de 1,80 m do solo, incorretamente fechado, deixa cair pingos de água a uma razão constante de 4 pingos por segundo. No instante de tempo em que um dado pingo toca o solo, qual será aproximadamente o número de pingos, atrás dele, que já estão a caminho?
9 - -Uma pedra é abandonada de uma ponte, a 80 m acima da superfície da água. Uma outra pedra é atirada verticalmente para baixo, do mesmo local, dois segundos após o abandono da primeira. Se as duas atingem a água no mesmo instante, e desprezando-se a resistência do ar, então o módulo da velocidade inicial da segunda pedra é?
10 - Numa prova de atletismo, um atleta de 70 kg consegue saltar por cima de uma barra colocada paralelamente ao solo, a 3,2 m de altura. Para conseguir esse feito é preciso que, no momento em que deixa o solo, a componente vertical da velocidade do atleta, em m/s, tenha módulo de:
a) 9,5 
b) 9,0 
c) 8,5 
d) 8,0 
e) 7,5

Continue navegando