Buscar

A AUTO RESPONSABILIDADE E O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANO1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A AUTO RESPONSABILIDADE E O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS
Por José Wilson Barros Dos Santos
Graduado em Superior de Tec. Em Gestão de RH
Wilsonsantos027@gmail.com
VIEIRA, Paulo, O Poder Da Autorresponsabilidade. 2 ed. São Paulo: Gente 2018. 
 O autor Paulo Vieira é um escritor conceituado e respeitado não só no cenário nacional, mas também no internacional. É um palestrante e criador do CIS considerado o maior treinamento de inteligência emocional com ferramentas de coaching da América latina. Sua vasta formação acadêmica passa por Phd em coaching na Florida Christian University (FCU) e um mestrado coaching pela a mesma instituição onde também é professor, pós-graduado em gestão de pessoas, possui MBA Internacional em Marketing e graduado em Business Administration. Paulo tem alguns livros publicados além de mais de 10.500 horas de sessões individuais de coaching ao longo de sua profissão. Atualmente está no hall dos grandes conferencistas de renome internacional e seu trabalho é admirado por diversas empresas por todo o Brasil.
 O livro o poder da autorresponsabilidade, com noventa e sete paginas é dividido em nove capítulos e alguns exercícios para que você possa se auto avaliar antes e depois da leitura do livro. O livro é destinado a toda e qualquer pessoa que busque uma vida mais equilibrada, próspera e feliz. Muitas pessoas têm consciência de que precisam assumir as rédeas da própria vida, porém não sabem como fazer isso na prática. Este livro traz ao leitor o conceito de autorresponsabilidade. Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das seis leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida. Aplicando esse conceito, você será capaz de levar alta performance à vida pessoal e profissional, saindo de um estado não satisfatório para uma vida de abundância e de sucesso. 
 Tudo começou quando Paulo encontrou um livro de autoajuda, nesse livro ele se depara com uma metáfora que narrava uma mitologia grega e a partir disso a sua vida começou a mudar de forma extraordinária. O texto é a historia de Sísifo um dos personagens da mitologia grega que conseguiu driblar a morte duas vezes. Com esse texto Paulo percebeu que sua vida era um eterno recomeçar, onde muito se esforçava e quando estava prestes à conquista, algo acontecia e tudo ia por terra.
 A primeira coisa a se fazer é identificar qual é o seu estado atual, para isso é preciso responder as seguintes perguntas: como vai a sua vida? Como estão seus sonhos e objetivos? Você se sente frustrado ou realizado? Como será seu futuro se você continuar a viver assim? Seja como for, você é o único responsável pela vida que tem levado, você está onde se colocou, a vida que você tem levado é absolutamente mérito seu seja pela as suas ações conscientes ou inconscientes. Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim é o único que pode muda-la.
 De acordo com o autor existem 6 leis para que você possa conseguir a autorresponsabilidade:
Se for para criticar (os outros) cale-se:
Não venha dizer que as suas críticas são construtivas e que o seu objetivo real é ajudar o outro. Se o foco e a intenção fossem positivos, você não faria uma critica, daria uma ideia, diria algo que o foco fosse um acerto e não um erro. 
Se for para reclamar, dê sugestões:
Reclamar é exigir para si, a única coisa que se consegue com a reclamação é a lamentação é provar a imperfeição e a incapacidade da outra pessoa, deixando claro que quem reclama é supostamente superior e mais capaz.
Se for para buscar culpados, busque soluções:
Buscar culpados é uma maneira fácil e rápida de se desresponsabilizar pelo o mundo em que vive, pelos acontecimentos, pelos fatos e resultados obtidos ao seu redor. Não busque culpados, busque soluções e aliados, parceiros de uma aprendizagem eterna.
Se for para se fazer de vitima, faça-se de vencedor:
Muitas pessoas possuem um terrível hábito de se fazerem de vítima, se você quer chamar a atenção, ser querido, amado e admirado, viva como um vencedor aja como um vencedor, fale como um vencedor que da sua boca saiam palavras de vida e construção.
Se for para justificar seus erros, aprenda com eles:
O erro é parte do processo de aprendizagem, se não houver erro não haverá aprendizado. Pessoas realizadas e autorresponsáveis acreditam de fato que tudo de ruim que lhes acontece não são erros, muito menos fracassos, são efeitos e resultados e que dessa forma podem aprender com eles. 
Se for para julgar as pessoas, julgue suas atitudes e comportamentos: 
Quando alguém nos ofende a reação normal na maioria das pessoas é se magoar e entender a ofensa como algo pessoal e direto. Em vez de julgar e condenar as pessoas ao seu redor tente julgar e compreender as atitudes dela. A nós só compete julgar as atitudes e ações e de preferência começando por julgar as nossas próprias. 
 Como em tudo em nossas vidas o que se fala e como se fala são hábitos e usando a autorresponsabilidade em nossas vidas podemos escolher e optar pelo o que nos faz bem. Agora que você sabe as seis leis como colocar em pratica? Com um pouco de esforço racional e disciplina o autor sugere que você possa mudar seus hábitos e que imprima as seis leis e coloque em lugares que você mais frequenta e seja mais fácil de visualizar como, por exemplo: no espelho do banheiro, na tela do seu computador, na moldura do seu escritório, nas paredes de sua empresa entre outros.
 As pessoas não assumem suas responsabilidades e ficam se lamentando e falando: ah, mas se eu tivesse uma oportunidade tudo seria mais fácil... Ai vem uma reflexão, as pessoas de sucesso não esperam as oportunidades aparecerem, muito menos reclama quando não aparece, pois ela tem o controle de suas vidas, elas sabem das suas responsabilidades e objetivos, elas sabem que nada acontece por acaso, que as nossas atitudes diante da vida e que vai trazer seus resultados e que tudo é resultado dos nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. O que estamos colhendo hoje é o que plantamos no passado, se me faço presente com minhas responsabilidades terei resultados, mas se me ausento das minhas obrigações sei que terei resultados negativos. Como é frustrante a vida das pessoas que não são capazes de construir as suas próprias oportunidades e ficam esperando cair do céu. Estas pessoas mal sabem que oportunidades se manifestam constante e sistematicamente na vida de todos, porém, pessoas com atitudes certas não apenas percebem e criam como também principalmente, as aproveitam... Antes de tentar mudar alguém devo mudar a mim mesmo. Se não consigo mudar a mim, por que conseguiriam mudar as outras pessoas? Sendo assim, seja diferente, mude sua forma de pensar, de sentir, de agir, e tudo ao seu redor mudará como se fosse um passe de mágica, tudo ao seu redor se adequará perfeitamente a essa nova pessoa que será VOCÊ. 
 Conclui-se que todo mundo deveria se auto se responsabilizar e aplicar as seis leis em sua vida e terá uma vida mais prazerosa, mas se encaixa perfeitamente na vida de um administrador, gestor ou lideres, se seguíssemos tudo que foi dito anteriormente o profissional teria uma vida mais fácil, conseguiria seus objetivos com mais clareza, a empresa em que trabalha com certeza ira alcançar seus objetivos com mais facilidade e sem falar no desempenho dos colaboradores que aumentaria.

Outros materiais