Buscar

Contabilidade empresarial balaço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade
Conceito
O uso de dados contábeis em uma empresa são muito importantes pois nos fornecem informações como: lucros, despesas,contas a pagar, nível de gastos,contas a receber, contas realizadas, vendas etc. É de extrema responsabilidade do profissional manter tudo em ordem e em seu devido setor para que haja organização. 
Contabilidade empresarial
 A contabilidade empresarial envolve processos contábeis, tributários, previdenciários A contabilidade empresarial não diz respeito somente à burocracia (embora uma empresa precise se dedicar a ela também), que consiste no ajuste de processos tributários e fiscais da organização em conformidade com a legislação vigente. Ela também entrega soluções, ferramentas e informações à gestão, dando aos gestores maiores condições para a construção de estratégias econômicas mais eficazes.
Isso também garante a segurança necessária para embasar ações na hora de decidir sobre o futuro do negócio. Ou seja, a contabilidade empresarial entrega soluções e fornece suporte para a chamada contabilidade gerencial. Dessa forma, as ferramentas, rotinas e procedimentos técnicos, como inventários, relatórios, conciliações e livros diários, tornam-se instrumentos que fornecem dados gerenciais para os gestores conduzirem melhor suas empresas.
Balanço patrimonial
Trata-se do mais importante demonstrativo contábil emitido pela contabilidade. Nele, encontramos uma posição clara das contas patrimoniais de uma empresa evidenciando a saúde financeira e econômica do negócio em um dado momento no tempo. 
O Balanço Patrimonial é formado pelo ativo, passivo e patrimônio líquido existente em uma organização, o Balanço Patrimonial se divide em duas colunas. Na coluna da esquerda temos aos elementos que compõem o ativo e, na coluna da direita temos os elementos que compõem o passivo e o Patrimônio Líquido.
Embora separados por contas, os agrupamentos em blocos de contas ajudam na análise e leitura do relatório.
Os Ativos são separados em;
Ativos Circulantes: Estes são os direitos que a empresa possui e que consegue realizar, ou seja, transformar em dinheiro em um período inferior a um ano.
As principais contas do circulante são Caixa, Bancos, Contas a Receber e Estoques.
Ativos não Circulantes: Já o ativo não circulante compõe de bens e direitos com realização acima de um ano. Nele estão os direitos de mais longo prazo, no Realizável de Longo Prazo e os bens da empresa, como o Imobilizado e os Investimentos.
O Passivo também é separado em lógica semelhante, em:
Passivo Circulante: obrigações com vencimento de um prazo de até um ano, tais como: Fornecedores, Empréstimos e Impostos;
Passivo não Circulante: composto de obrigações com vencimento superior a um ano, como Empréstimos de Longo Prazo;
Patrimônio Líquido: Onde estão os recursos diretamente investidos pelos sócios e as Reservas de Capital realizadas.

Outros materiais