Buscar

Função social do contrato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Função social do contrato
O código Civil, no artigo 421, expõe que: “A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.”.
E, este dispositivo deixa explícito que todo contrato não deve não apenas obedecer apenas as questões volitivas dos contratantes, , mas também ela deve dar uma retorno aà sociedade que a cerca, se assim comlimitandoo deve ser limitada ao interesse público.
OTal princípio da função social, previstodisposto no Código Civil, já não possui nos trazianenhum ineditismo, uma vez que este já se encontrava previsto na Constituição Federal, em seu no art. 5°, inciso XXIII, o qual dispõe nde versa que “A propriedade atenderá a sua função social”.
Fabio Ulhoa Coelho, neste sentido, nos explicapreleciona: “A execução de obrigações contratuais importa necessariamente o uso da propriedade de algum bem, seja ele o próprio objeto do contrato, insumo de atividade econômica, ferramenta de prestação de serviço etc. A cláusula geral da\ função social, portanto, apenas explicita, no campo do direito contratual, o que já se encontrava regrado num princípio constitucional”.
Ademais, sobre a função social do contrato deve-se mos nos atentar ao quanto exposto no Enunciado nº 22, aprovado pelana I Jornada de Direito Civil, de 2002, o qual explanaque versa, que o contrato constitui clausula geral assegurando trocas úteis e justas. 
Sobre a função social, é de entendimento consolidado que está é uma clausula geral, e todos os contratos devem atender a tal princípio, sem exceçãoões, devendo.
Esta deve amparar aos interesses metaindividuias (públicos, difusos ou coletivos) estranhos aos contratantes, e uma vez que o contrato descumpra essa função, ocasionando trazendo prejuízos dessa ordem, este tornar-se-á nulo.
A título de exemploexemplificativo, podemo-se tomar verificar um contrato, onde uma das partes para instalação de sua planta industrial, precise desmatar local de preservação ambiental. De tal formaem tal situação, , o referido dito contrato será considerado nulo, um vez que esta zona de preservação será negativamente afetadao pelo contrato, razão pela qual contrato em comento não estará cumprindo a sua função social..
Portanto, se podemos definir que a função social do contrato é o princípio que determina a defesa do interesse da sociedade ante aos contratos celebrados pelos particulares, de forma que o. Esta ocorre uma vez que os acordos individuas não devem interferir ,negativamentee , nos benefícios da coletividade, e ferindor as normas de ordem pública.
Referência Bibliográficas
https://www.direitocom.com/sem-categoria/artigo-421-4
Coelho, Fábio Ulhoa - Curso de direito civil, 3 :contratos - 5. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

Continue navegando