Buscar

Exercício 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
Aula 4 / Exercícios:
1.ª Questão - se alguém tentar atravessar a fronteira do Paraguai para o Brasil ou vice-versa com grande quantidade de drogas, sendo preso em flagrante, o crime de contrabando previsto no art. 334 do Código Penal não será aplicado, mas sim o delito o crime previsto no art. 33 da lei 11.343/06 (tráfico de drogas), nas modalidades importar ou exportar, em face do princípio da:
a) Consunção;
b) Especialidade;
c) Subsidiariedade;
d) Alternatividade.
2.ª Questão: no tocante ao crime de facilitação de contrabando e descaminho, pode-se afirmar que:
a) quanto ao contrabando, deve-se remeter ao conceito previsto no art. 334 do Código Penal, qual seja, o ato fraudulento que se destina a evitar, total ou parcialmente, o pagamento de direitos e impostos previstos pela entrada, saída ou consumo (pagável na alfândega) de mercadorias.
b) para a configuração do crime, o sujeito ativo não precisa estar no exercício de sua função.
c) o funcionário público que participar do fato sem que esteja no exercício de sua função responderá pelo crime de contrabando, previsto no art. 334 do Código Penal, como qualquer particular, diante da regra geral do art. 29 do mesmo diploma legal.
d) para a configuração do crime, a lei exige finalidade especial, consistente na vantagem recebida, ou promessa de vantagem.
3.ª Questão: a respeito dos crimes contra a Administração Pública, é correto afirmar:
a) Não configura o crime de contrabando a exportação de mercadoria proibida.
b) Comete crime de corrupção ativa quem oferece vantagem indevida a funcionário público para determiná-lo a deixar de praticar medida legal.
c) não pratica crime de resistência quem se opõe, mediante violência, ao cumprimento de mandado de prisão decorrente de sentença condenatória supostamente contrária à prova dos autos.
d) Para a caracterização do crime de desacato não é necessário que o funcionário público esteja no exercício da função ou, não estando, que a ofensa se verifique em função dela.
4.ª Questão - examine as afirmações sobre o crime de tráfico de influência:
I. Ocorre se o agente solicita para si ou para outrem vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
II. É praticado, ainda que sem intenção, e de forma imprudente, se o agente exige para si ou para outrem vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função. 
III. Tem a sua pena aumentada se o agente alega que a vantagem solicitada é também destinada ao funcionário público que se deixará influenciar. 
Está correto o contido em:
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
5.ª Questão: quid iuris, se o agente, sem chegar a praticar qualquer ato funcional, se faz passar por um funcionário público, logrando induzir a vítima em erro e obter vantagem patrimonial ilícita? 
Estelionato (art. 171 do CP). Vantagem patrimonial ilícita obtida mediante fraude.

Outros materiais