Buscar

Registro do Empresário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Paulista Campus Flamboyant
Aluno (a): Bruna Carvalho Sousa
RA: T5494H-0
Curso: Direito
Professor: Francisco
Matéria: Teoria Geral da Empresa
Imprescindibilidade Do Registro do Empresário da Junta Comercial
 De acordo com o Código Civil de 2002, disposto no art. 966 “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”, podem ser pessoa natural ou jurídica. Porém todos tem a mesma obrigação quanto ao registo do Empresário no Registro Público de Empresas Mercantis, A inscrição deve acontecer antes do início da atividade empresarial (art.967) . O registro do empresário individual e das sociedades empresárias acontecerá na Junta Comercial da respectiva unidade da federação, conforme a Lei 8.934/94.A partir do seu registro a empresa torna-se regular, de direito e personalidade jurídica.
No caso do empresário rural, ele pode requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, depois que inscrito ficará equiparado para todos os efeitos, ao empresário sujeito ao registro. (art. 971)
 Para o registro da empresa, são necessários 3 atos: 
Matrícula que é a inscrição dos tradutores públicos, intérpretes comerciais, leiloeiros, trapicheiros e administradores de armazéns gerais. São profissionais que desenvolvem atividades paracomerciais.
Arquivamento é a inscrição do empresário individual, do empresário que exerce sua atividade econômica como pessoa física.
Observação: O Código Civil diz que quaisquer modificação deverão ser averbados (art. 968 §2º). A Averbação é uma espécie de arquivamento
Também são arquivados os atos de registro das Cooperativas, dos Consórcios de empresas, grupos de Sociedades, Empresas Mercantis Estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil, Microempresas e empresas de Pequeno Porte.
Autenticação está ligada aos denominados instrumentos de escrituração, que são os livros comerciais e as fichas escriturais.
Os livros obrigatórios são impostos a todos os empresários sob pena de sansão, são eles: Livro diário, Livro de Registro, Livro de Entrada e Saída de Mercadorias
 O não cumprimento dessas exigências geram muitas consequências negativas para o Empresário, por exemplo: 
Não poderá instaurar pedido de falência de outro empresário (art. 97 da Lei 11.101/05); Não possuirá legitimidade ativa para pedido de recuperação de empresas (art. 1º da Lei nº 11.101/05); O empresário não poderá participar de licitação pública, art. 28 (Lei 8.666/93) entre outros prejuízos. 
 Assim, verifica-se que o empresário irregular terá grande dificuldade na condução de seu negócio, tornando-o ainda mais difícil de crescer, levando a sérias complicações na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o empresário que é registrado, regular, na Junta Comercial, além de ter todos os direitos, não haverá complicações e estará resguardando dentro de seus direitos, por isso o Registro do Empresário é tão importante, sem ele a empresa é dada como inexistente, sob pena de sanção e vai acarretar uma série de problemas.

Continue navegando