Buscar

caso 4 constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019 
Título 
SEMANA 4 
Descrição Caso 1 – Tema: Cláusulas Pétreas ou Superconstitucionais 
Tramita no Congresso Nacional proposta de Emenda Constitucional convocando uma nova Revisão Constitucional nos moldes do artigo 3º da ADCT. A referida proposta de Emenda Constitucional prevê a realização de Referendo para a entrada em vigor dos dispositivos alterados pela Assembleia Revisora. É legítima tal proposta? 
No caso em tela, referimo-nos ao Poder Constituinte Derivado, que é competente sobre a revisão constitucional; destinado a adaptação da Constituição a realidade social.
A referida PEC em questão entende-se por ilegítima, uma vez que dá as costas ao estabelecido no art. 3º da ADCT; artigo este que institui a adaptação da Constituição uma única vez, dentro do período de 5 anos após a promulgação da Constituição, pela maioria dos votos do Congresso Nacional e em sessão unicameral, ou seja, em 1993, cinco anos após a promulgação em 1988 e em sessão unicameral formada pelas duas casas do congresso.
Caso 2 - Tema: Poder Constituinte 
Decorrente A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no exercício do Poder Constituinte Derivado Decorrente inseriu no texto da Constituição Estadual norma que assegurava aos candidatos aprovados em concurso público, dentro do número de vagas obrigatoriamente fixado no respectivo edital, o direito ao provimento no cargo no prazo máximo de cento e oitenta dias, contado da homologação do resultado. É Constitucional a o artigo 77, VII da Constituição do Estado do Rio de Janeiro?
O art.77, VII da Constituição do Estado do Rio de Janeiro não pode ser considerado inconstitucional por ferir o que estabelece o art. 37, VII da CRFB/88, que determina ser de 2 (dois) anos o prazo de validade dos concursos públicos e sua prorrogação por igual período uma única vez. No mais, entende-se ainda inconstitucional por ferir a separação dos poderes, cabendo tal iniciativa, provimento de cargos e edição de leis sobre o regime jurídico dos servidores, somente ao chefe do Executivo (vide STF – RE: 229450 RJ)

Outros materiais