Buscar

Fatores essenciais da fotossíntese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fatores essenciais da fotossíntese
Introdução: A fotossíntese é o processo através do qual os organismos autótrofos conseguem sintetizar alimento e matéria orgânica a partir de elementos inorgânicos. Os vegetais, por exemplo, utilizam a clorofila como substância precursora deste processo. Entretanto, para que uma planta consiga realizar o processo de fotossíntese de forma adequada é necessário um conjunto de fatores diversos, internos ou externos. Como internos, podemos destacar, entre outros, a presença de nutrientes, a idade da folha, a quantidade de água presente; como fatores externos têm como exemplo, a luz, a disponibilidade água, a temperatura e etc. Os principais fatores que influenciam no processo são: luz, concentração de gás carbônico e temperatura.
Fundamento: os vegetais acumulam os produtos da fotossíntese na forma de amido. Este reage com o iodo produzindo um composto escuro que pode ser visualizado na folha após a retirada da clorofila. Dessa forma a presença ou ausência da fotossíntese pode ser detectada.
Materiais:
Folhas de hibisco
Béquer 
Pinça
Álcool
Iodo
Água
Procedimentos: foram utilizadas 2 plantas de hibisco, e uma delas foi mantida na ausência de luz e a outra na presença de luz durante 15 dias. Retirou-se 1 folha de cada planta e colocada em um béquer com álcool que foi fervida até perderem a cor verde. Em seguida as folhas foram lavadas com água e adicionou-se solução de iodo. A solução ficou reagindo com a folha por 2 minutos, após foram lavadas com água novamente.
Resultados: Na folha com presença de luz observamos uma concentração maior de amido pelo fato da fotossíntese produzir mais, ao contrario da folha que estava no escuro que ocorreu pouca concentração de amido, pois não estava ocorrendo a fotossíntese. Houve uma diferença nas cores das folhas resultantes da concentração de amido que tinha em cada folha, a planta precisa de sol para que produza fotossíntese sendo assim terá uma maior quantidade de produção de amido.
Perguntas:
Porque plantas mantidas em intensidade luminosa abaixo do ponto de compensação luminoso não sobreviveram?
 R: Pois a fotossíntese que a planta estava produzindo não era suficiente para o tanto que ela estava consumindo.
Qual o papel do cloroplasto e da luz na síntese do amido?
 R: os Cloroplastos são onde ocorre à fotossíntese, o processo da luz para ser transformado em energia química para ser usado no ciclo de Kevin.
Como se explica o acúmulo de amido em órgãos não fotossintetizantes? 
 R: São produzidas nas folhas e são transportados para esses órgãos que não produzem chamado dreno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando