Buscar

Lista 01 Não oficial

Prévia do material em texto

Aula 1 - Questões
Quais eram os problemas gerados quando não era conhecido ainda o Banco de Dados?
Os principais problemas se davam na organização dos dados. Muitas pessoas acessavam ao mesmo tempo, atualizavam ao mesmo tempo, tiravam fichas, criavam fichas e etc. 
O que é um Banco de Dados? Quais problemas ele resolve? 
Um banco de dados é um local que fornece acesso seguro e eficiente a grandes quantidades de dados. Ela resolve problemas no armazenamento, consulta, acesso, atualização e segurança de grandes quantidades de dados. 
O que diz a definição mais atual (Elsari & Navathe) sobre banco de dados? 
Tal definição diz que um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Além disso, ele possui três propriedades implícitas: representa aspectos do mundo real, é uma coleção de dados logicamente coerentes e é projetado para uma aplicação específica. 
Dê exemplos de aplicações de banco de dados. 
Bancos de dados podem ser aplicados em bancos, em reservas de passagens, em aplicações hospitalares e em universidades, por exemplo. Tais locais contam com uma grande quantidade de informação que precisa ser armazenada. 
Quais são as vantagens de utilizar um banco de dados?
Utilizando banco de dados conseguimos ter uma redundância nos dados armazenados, um maior controle de acesso, um armazenamento persistente, múltiplas interfaces para usuários, acesso multiusuário e representação de restrições de integridade. 
O que é um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados)?
Um SGBD é um conjunto de programas que permite criar e manter um banco de dados. 
 
O que é um Sistema de Banco de Dados? 
Um sistema de Banco de Dados é a junção de um BD com um SGBD. 
Quais são as vantagens de um SGBD? 
Além de certas vantagens em comum com o BD (Redundância nos dados, restrições de integridade, controle de acesso, armazenamento persistente, existência de múltiplas interfaces) o SGBD também atua na recuperação de falhas e na representação do relacionamento complexo entre os dados. 
Quais são as implicações da abordagem de um Banco de Dados?
Tais implicações consistem na adoção e imposição de padrões, na redução do tempo de desenvolvimento das aplicações, na flexibilidade, atualização de informação disponível e na economia de escala. 
Quando não devemos utilizar um SGBD?
Não devemos utilizar um SGBD em aplicações simples e bem definidas (onde não se espera mudanças) e em aplicações que não é necessário o acesso multiusuário. Isso se dá visto que para ter um SGBD é preciso um investimento inicial muito alto, com custos adicionais para prover outras facilidades funcionais. Além disso, ocorre uma generalidade e manipulação dos dados. 
Defina Modelos de Dados, Esquema e Instância. 
Um modelo de dados é um conjunto de conceitos que descrevem a estrutura de um banco de dados. Um Esquema é a definição da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados. Por fim, a instância é o conjunto de dados armazenados em um Banco de Dados em um determinado instante de tempo. (Verificar imagens no slide)
Quais são as características do enfoque de Bancos de Dados? 
Tais características estão voltadas para o isolamento de programas e dados, suporte de visões múltiplas de usuários e catálogo para armazenar a descrição do Banco de Dados. 
O que é a arquitetura de três níveis? 
A arquitetura de três níveis é o modelo que mantém a independência de dados e programas. Ela é conhecida por suportar múltiplas visões. 
Descreve o que são os esquemas internos, conceituais e externos.
Na arquitetura de um BD temos três tipos de esquemas: o interno, o conceitual e o externo. O Esquema interno descreve o armazenamento físico dos dados. O Esquema conceitual descreve as entidades, os tipos de dados, os relacionamentos, operações e as restrições. Já o esquema externo descreve porções do BD para diferentes comunidades. 
O que é a Independência de Dados? Quais suas vantagens?
A Independência de dados é a capacidade de se alterar o esquema em um determinado nível sem alterar o esquema do nível imediatamente mais alto. Ela tem como vantagens a imunidade dos programas em relação a mudanças na estrutura do BD e é um dos maiores benefícios do uso de um SGBD. 
O que é a Independência de dados lógica?
A Independência de dados lógica está ligada a capacidade de alterar o esquema conceitual sem alterar o esquema externo ou suas aplicações.
O que é a independência de dados Física? A independência de dados física está ligada a capacidade de mudar um esquema interno sem mudar o esquema conceitual.
Aula 2 - Questões
Defina e dê características do que é um modelo relacional. 
Um modelo relacional é um modelo que representa o banco de dados como uma coleção de relações. Cada uma dessas relações é semelhante a uma tabela de valores, onde cada linha dessa tabela representa uma coleção de valores de dados relacionados. Essa linha é chamada de Tupla, o cabeçalho da coluna é chamado de atributo e a tabela é chamada de relação. 
O que são as restrições de domínio? 
Em um banco de dados relacional existem muitas restrições, das quais uma delas são as restrições de domínio. Basicamente, esse tipo de restrição especifica que valor cada atributo pode assumir.
 
O que são as restrições de chave?
Outro tipo de restrição é a de chave. Toda dupla em uma relação precisa ser distinta, ou seja, duas tuplas não podem ter a mesma combinação de valores para todos os seus atributos. Existem subconjuntos de atributos de um esquema para os quais duas tuplas não deverão ter a mesma combinação de valores. Tal subconjunto é conhecido como Chave. O valor desse atributo é usado para identificar exclusivamente cada Tupla na relação. 
Um esquema de relação pode ter mais de uma chave, onde cada chave é chamada de chave candidata. Dentre as chaves candidatas, uma delas é considerada é chave primária da relação. 
O que são entidades?
Entidades são objetos do mundo real que são de interesse para alguma aplicação. 
O que são atributos? Quais os tipos de atributos? 
Atributos são propriedades que descrevem uma entidade. Eles podem ser simples ou compostos, Monovalorados ou multivalorados, Armazenados ou derivados e nulos. 
O que é um relacionamento em BD? Quais os tipos de relacionamento?
Em BD um relacionamento é uma associação entre duas ou mais entidades distintas com um significado. Eles podem ser 1:1, 1:N, M:N. 
O que são restrições de integridade de entidade?
A restrição de integridade de entidade afirma que nenhum valor de chave primária pode ser nulo, visto que ele é usado para identificar tuplas individuais em uma relação. 
O que são restrições de integridade referencial?
A restrição de integridade referencial afirma que uma Tupla em uma relação que referencia outra relação precisa se referir a uma Tupla existente nessa relação.
O que é uma integridade fraca?
Entidades fracas são tipos de entidades que não possuem uma chave própria. Suas instâncias são identificadas através do relacionamento com entidades de outros tipos. 
Como que um banco de dados é representado em um modelo relacional? 
Em um modelo relacional, um bando de dados é representado por um conjunto de relações.
O que é o algoritmo de mapeamento ER?
Um algoritmo de mapeamento ER é um algoritmo que faz a conversão dos construtores básicos (entidades, atributos e relacionamento) em relações. 
Quais são os construtores básicos de um algoritmo de mapeamento?
Os construtores básicos de um algoritmo desse tipo são as entidades regulares, os atributos multivalorados, as entidades fracas e os relacionamentos. 
Explique como é dado o funcionamento das Entidades Regulares em um Mapeamento ER.
O funcionamento é dado da seguinte forma: Uma entidade regular x possui uma relação y, então todo atributo em x vira uma coluna em y, onde o atributo identificador de x vira a chave primária da coluna y.
Explique como é dado o funcionamento dos atributos multivalorados em um Mapeamento ER.
Dado que nãoexistem em um modelo relacional, todos os atributos multivalorados também viram tabela. 
Explico como e dado o funcionamento das entidades fracas em um mapeamento ER.
Todas também viram tabelas. Suas instâncias são identificadas através do relacionamento com entidades de outro tipo junto com valores de alguns atributos. 
Quais são os tipos de relacionamento em um mapeamento ER? Explica cada um.
Em um mapeamento ER, existem 3 tipos de relacionamento: 1:1 - 1:N – M:N. 
No caso de um relacionamento 1:1 uma relação tem chave estrangera para outra. Já em 1:N uma das relações tem chave estrangeira para outra ou você pode criar uma tabela para o relacionamento. Já em N:M você apenas pode criar uma tabela para o relacionamento. 
*Rever exercício da Universidade e da Locadora
O que são transações?
Em um banco de dados um usuário pode pesquisar, inserir, atualizar e excluir certos dados. Um conjunto de operações bem sucedidas realizadas por um único usuário é chamado de transação. 
Quais são as propriedades das transações? Cite e explique todas. 
As propriedades apresentadas por uma transação são denominadas ACID. Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade. 
A atomicidade diz que uma transação precisa terminar com uma efetivação ou com uma reversão para manter o banco de dados livre de inconsistências. Basicamente, ou todas as ações de transação são concluídas, ou todas são canceladas. A consistência fala que uma transação não deve gerar erros. Se um banco de dados estava consistente antes do processamento de uma transação, então ele precisa continuar consistente depois que a transação se encerra. O isolamento fala em respeito à serialização das transações. Ele diz que quando duas ou mais transações simultâneas produzem os mesmos resultados que seriam obtidos se elas tivessem sido processadas em momentos diferentes, elas são serializáveis. A durabilidade fala em relação à garantia da segurança e durabilidade. Uma vez que uma transação foi confirmada, ela vai continuar assim mesmo que haja perda de energia ou possíveis erros. 
O que é a linguagem SQL? Quais são suas principais características?
Structured Query Language é a linguagem padrão para SGBD’ relacionais. É considerada um dos principais motivos para o sucesso de bancos de dados relacionais. Visto que ela se tornou um padrão, a migração para outros sistemas de bancos de dados é facilitada. 
Quais são os principais conceitos da linguagem SQL?
Na linguagem SQL, toda tabela é uma relação, toda linha é uma tupla e toda coluna é um atributo.
O que é o comando CREAT TABLE em SQL? Como ele funciona?
O comando CREAT TABLE é um comando usado para especificar uma nova relação, onde o mesmo deve informar o nome, atributos e restrições iniciais. 
Quais são os tipos básicos de dados disponíveis para atributos?
Nos atributos de um comando CREAT TABLE os tipos básicos de dados disponíveis que temos são:
Numéricos (INTENGER, REAL, DECIMAL (i,j))
Cadeiras de caracteres de tamanho fixo e variáveis (Char (n) ou Varchar (n))
Booleano (FALSE ou TRUE)
Date (Possui diferentes componentes)
Tais tipos de dados nos auxiliam na elaboração dos atributos. 
Como especificamos restrições de chave e integridade referencial nesse comando? Explique detalhadamente. 
Restrições de Integridade e de chave são assuntos muito importantes que devemos levar em consideração na hora de criar uma tabela. Para isso, existem cláusulas especiais no comando CREAT TABLE para eles. 
A cláusula PRIMARY KEY especifica um ou mais atributos que Compõem a chave primária de uma relação.
A integridade referencial e especificada por meio da cláusula FOREIGN KEY. 
Página 40 – Slide 157
*Ver os exercícios

Continue navegando