Buscar

Biossegurança Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO
UNINASSAU
NOME DO CURSO
NUTRIÇÃO
NOME DA DISCIPLINA
BIOSSEGURANÇA
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR
NATÁLIA CARVALHO DE MONTENEGRO VASCONCELOS 
NOME DO TUTOR
GEISON CICERO DA SILVA
NOME DO ALUNO
ÉRICA MELO DA SILVA
COPIE E COLE O ENUNCIADO DA CONTEXTUALIZADA
Como já vimos anteriormente, conhecer a natureza do material químico no trabalho é mesmo importante. Imagine então o cenário:
Em um determinado setor de um laboratório, alguns fios desencapados próximos a bancada deram início à um pequeno foco de incêndio. Por se tratar de um laboratório, havia no ambiente uma substância química conhecida como Ácido Cloros sulfônico. Desesperados para conter o foco do incêndio os trabalhadores do laboratório se dispersaram e sem querer um deles esbarrou em um galão do Ácido provocando o derramamento da substância. 
Havia no setor um extintor de incêndios, no rótulo dizia: Extintor de H2O ou Extintor Classe A. “João” estagiário do laboratório não teve dúvidas ao lançar sobre as chamas o conteúdo do extintor de incêndios que acabou entrando em contato com o Ácido Cloros sulfônico e causou uma explosão que arremessou João para longe. Outro agravante é que no andar do prédio onde ocorreu esse episódio, tinha apenas uma saída de emergência. 
O que João não sabia é que o agente químico Cl SO3H, também conhecido como Ácido Cloros sulfônico é um material que em contato com a água reage violentamente liberando hidrogênio e tornando-se explosivo.
O extintor que era a base de água em contato com o agente químico causou uma grande explosão. Com base nessas informações, responda os seguintes questionamentos:
A) Foram respeitadas as normas de Biossegurança? Justifique.
B) Que riscos estavam sujeitos os profissionais do setor?
C) Quais medidas de segurança deveriam ter sido tomadas antes de iniciar alguma atividade em um laboratório onde você não conhece?
As legislações em Biossegurança asseguram a todo o ambiente os princípios de precaução, contenção e responsabilidade, sendo esta última traduzida pelo artigo 225 da Constituição Federal. As Normas Regulamentadoras fornecem as diretrizes para a segurança do trabalho no país. Podemos perceber, no exemplo acima, que algumas NRs não foram levadas em consideração. No que tange aos fios desencapados, a NR-10 é bem clara: determina condições mínimas de segurança das instalações elétricas. Já as NRs 16, 19 e 20 definem atividades em situações perigosas, relacionadas a eletricidade, explosivos e inflamáveis, seus critérios de armazenamento, transporte e manuseio, que, por não serem respeitadas, levaram ao fatídico evento.
Os profissionais do setor desse laboratório estão sujeitos a inúmeros riscos acidentes, pois, ao lidarem com substância químicas explosivas e inflamáveis, estão sujeitos à incêndios e explosões. A falta de um treinamento adequado e, também, a possível falta de sinalização ao perigo da substância referida, pode ter sido o responsável pelo acidente. Ao não se dá a devida importância a manutenção nas redes elétricas, o profissional do laboratório também está se sujeitando a riscos. Isso fica claro no exemplo, já que foram fios desencapados que deram origem ao incêndio.
Além de se oferecer treinamentos de capacitação profissional e dar constante manutenção nas redes elétricas, com o aterramento correto, outra correção a ser feita é a abertura de uma outra saída de emergência, pois é preciso ter no mínimo duas, que devem estar bem identificadas e destrancadas. No geral, outras medidas tem de ser levadas em conta, como a utilização correta dos EPIs, a instalação devida dos EPCs, cuidados na utilização de kits de limpeza e quais devem ser evitados, como os aerossóis, cuidados com os asseios pessoais, como perfumes, maquiagens e acessórios, são alguns dos procedimentos básicos ao se ter em um ambiente laboratorial.
A maioria dos acidentes acontecem por ignorância, descuido, pressa, descaso, condições precárias ou inadequadas de trabalho, onde pode se incluir a fadiga. Estudos tem demonstrado que a grande maioria dos acidentes é causada pelo comportamento humano. Cabe, portanto, o investimento em capacitação e jornadas de trabalho adequadas. Tomando tais procedimentos, o setor responsável se respalda perante a legislação em Biossegurança.
Referências Bibliográficas:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manual_biosseguranca.pdf
Acessado em 09 de maio de 2018.
Biossegurança/ organizador Celso Augusto Rossete. - São Paulo: Pearson Education do Brasil,2016

Continue navegando