Buscar

atividade 03

Prévia do material em texto

23/04/2018	Unicesumar - Ensino a Distância
Protocolo de Finalização Nº 000006193857
ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 2018A2
Atenção!
Questão
anulada.
RESPOSTA:	I, apenas.
RESPOSTA:	ll e III, apenas.
RESPOSTA:	I e II, apenas.
RESPOSTA:	II, III, apenas.
RESPOSTA:	I, II e III.
2ª QUESTÃO
De acordo com Oliveira e Paiva (2010, p. 26), “os contos infantis possibilitam o despertar de diferentes emoções e a ampliação de visões de mundo do leitor infantil. E nesse encontro com a fantasia, a criança entra em contato com seu mundo interior, dialoga com seus sentimentos mais secretos, confronta seus medos e desejos escondidos, supera seus conflitos e alcança o equilíbrio necessário para seu crescimento”.
OLIVEIRA, Ana Arlinda; PAIVA, Sílvia Cristina Fernandes. A literatura infantil no processo de formação do Leitor. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4 v. 4 n. 7, p. 22-36, 2010.
A partir da reflexão acima analise as asserções a seguir:
I. Contar histórias é uma atividade que sempre encantou o ser Humano. As histórias – reais ou imaginárias – correm o mundo há muitos séculos.
Porque
Tanto o conto quanto a crônica tratam de histórias verídicas e isso chama a atenção do leitor pelo fato de que temos muito interesse naquilo que nos é alheio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
RESPOSTA:A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
3ª QUESTÃO
Por muito tempo, ensinar ortografia foi interpretado de modo inadequado pelo corpo docente que não conseguia escolher uma metodologia que levasse o aluno a escrita convencional. Sobre a ortografia é correto afirmar que:
Cabe ao professor, ao avaliar uma produção, avaliar não apenas a ortografia, como também o conteúdo, a RESPOSTA:estrutura, as ideias e a cria�vidade do aluno.
�
1/4
�
23/04/2018	Unicesumar - Ensino a Distância
4ª QUESTÃO
Souza e Carniel (2018, p. 134) enfatizam que “A literatura infantil se diferencia das demais produções culturais pela assimetria: é produzida por adultos para destinatários crianças”.
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com relação a este conceito, analise as afirmações seguintes.
I. Esta assimetria apresenta alguns equívocos: escritores constroem uma sociedade distante demais da ótica da criança.
Se houverem equívocos por parte do autor, essa assimetria pode fazer com que a produção se desencontre de seu leitor.
II. Outro equívoco comum é tratar as crianças leitoras como adultos, pois desconhecem os desejos e a visão de mundo da criança.
IV. Se não houver preocupação estética-literária, as obras tendem a se tornar repetitivas, excessivamente pedagógicas e sem criatividade e, ao invés de encantar, distanciam-se do público.
correto o que se afirma em:
RESPOSTA:I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
A professora Inês, neste bimestre, pretende trabalhar com a Roda da Leitura. Em seu planejamento, consta a proposta de que os alunos possam auxiliar na organização do espaço, dos materiais e dos livros que serão utilizados. A professora Inês sabe que esse tipo de atividade proporciona momentos significativos de apreensão dos conteúdos por vários fatores. Tais como:
I. Permite diálogo, exposição de ideias, argumentação, reflexão sobre o tema, mediação do professor.
Desenvolve a expressão oral, amplia o vocabulário, possibilidade de reproduções, oportunizam habilidades ilustrativas.
Desenvolve o prazer pela leitura, incentiva a produção coletiva e individual, trabalha temas variados, permite interação.
IV. Desperta a curiosidades, trabalho em grupo, manuseio de livros, conversar sobre as leituras, compartilhar as experiências, ampliar a compreensão leitora.
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA:I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
O incentivo a leitura não deveria ser tarefa exclusiva do professor em sala de aula. Desde muito cedo a criança se interessa em compreender os textos que vê. Para que adquiram o hábito de ler, o professor pode colaborar de várias maneiras. Entre as opções seguintes, assinale a única que não é verdadeira.
O professor não deve indicar livros para a criança ler. Esta é uma escolha individual e quando o professor faz a
RESPOSTA:proposta, a criança perde o interesse.
7ª QUESTÃO
�
2/4
�
23/04/2018	Unicesumar - Ensino a Distância
O trabalho com literatura infantil, nos anos iniciais da educação infantil, é um recurso incontestável. Para Carniel e Souza (2018, p. 128), "os livros infantis contribuem para o desenvolvimento da aquisição linguística da criança de maneira progressiva, tanto na oralidade quanto na escrita". A contação de histórias representa uma atividade significativamente relevante para o trabalho com as crianças, inclusive para aquelas que ainda não foram alfabetizadas.
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto acima e o conhecimento sobre literatura infantil, leia as afirmações a seguir e considere V para verdadeiras e F para falsas.
I. O contato com a literatura infantil proporciona às crianças ainda não alfabetizadas a pseudoleitura por meio do contato com imagens e gravuras.
A contação de histórias somente deve ser inserida quando as crianças já possuem conhecimento do alfabeto.
III. A exposição da literatura infantil influencia o desenvolvimento linguístico da criança.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
RESPOSTA:V, F, V.
8ª QUESTÃO
“Após a verificação de uma série de conceitos importantes sobre o incentivo a leitura por meio da literatura, vale retomar um conceito fundamental: o professor como leitor. O professor antes de agir pedagogicamente deve ser um leitor" (SOUZA; CARNIEL, 2018, p. 136).
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Sobre o papel do professor, sendo responsável por indicar livros que suscite o interesse dos alunos para a leitura, assinale a alternativa correta.
O professor deve estar apto a empregar recursos metodológicos eficazes, que es�mulem a leitura, suscitando a RESPOSTA:compreensão das obras e a verbalização pelos alunos, do sen�do apreendido.
9ª QUESTÃO
A língua portuguesa, no ensino tradicional, se preocupava muito com a gramática normativa, demandando atividades mecanizadas e repetitivas, que visavam a memorização por parte dos alunos. Hoje, ensinar a língua mãe volta-se muito mais para a contextualização do que para o que se ensina. Sobre o ensino da gramática no Ensino Fundamental, analise as afirmações que seguem:
I. Atualmente, não se deve eliminar a classificação gramatical, mas apenas redirecioná-la de forma que leve
aquisição de noções mais importantes, como o texto e o discurso, a intencionalidade, as variedades linguísticas e outros.
II. Contemporaneamente, o trabalho linguístico não deve se restringir ao nível de uma frase ou mesmo de uma sentença. É preciso atingir o texto e acontecer de acordo com o contexto.
III. No ensino tradicional da gramática, o texto era considerado o ponto de partida para o trabalho com os alunos.
IV. A língua portuguesa hoje, é vista como um sistema fechado e imutável de unidade e leis combinatórias.
correto o que se afirma em:
RESPOSTA:I e II, apenas.
�
3/4
�
23/04/2018	Unicesumar - Ensino a Distância
10ª QUESTÃO
O docente deve estar preparado para aplicar a literatura infantil como instrumento pedagógico significativo. Assim, "deve ler e contar em voz alta os textos da tradição e os textos contemporâneos para as crianças alfabetizadas ou ainda em processo de alfabetização.
. . .
Os textos e os materiais devem ser modificados de acordo com a idade e interesse, determinados pelas estruturasmentais da criança" (CARNIEL; SOUZA, 2018, p. 133).
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que corresponde somente ao repertório infantil.
RESPOSTA:Narra�vas curtas, fábulas, contos, parlendas, poemas curtos, contos de fadas.
�
4/4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes