Buscar

Resumo Pós Guerra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Fórum
Após a segunda guerra houve a criação de conferências, tais como: Conferência de Yalta (Ucrânia) e Conferência de Potsdam (Alemanha). A Conferência de Yalta discutia assuntos relativos à futura ONU, divisão da Alemanha, o estabelecimento de um governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviéticos na Bulgária e Romênia, ao passo que a Conferência de Potsdam tinha como objetivo analisar a situação da Alemanha no pós guerra, analisar o julgamento dos criminosos de guerra, e o estabelecimento da fronteira da Alemanha com a Polônia. A partir disto, ocorreu um reordenamento político, a criação da ONU, a criação do Estado de Israel, houve influências na política brasileira (tem-se o fim do Estado novo e ocorrem as eleições diretas para presidente da República). 
No pós segunda guerra há também o crescimento da União Soviética devido à uma revolução interna vivida pela Rússia. Ocorre a crise capitalista de 1929 que abala a economia de quase todos os países capitalistas do mundo. Surge a Guerra Fria, que foi um conflito político, militar, social, econômico e ideológico que caracterizou a segunda metade do século XX, marcado por disputas estratégicas entre EUA capitalista e URSS socialista. Houve a criação de planos econômicos como o Plano Marshall, que foi uma ideia norte-americana para reconstruir a economia europeia ocidental, que foi destruída após a Segunda Guerra. A Europa ocidental (que se converteu ao socialismo no período de reconstrução) também contou com a ajuda socialista, foi criado o COMECON, uma resposta soviética ao Plano Marshall. 
Naquele momento de polarização entre o socialismo e o capitalismo, ocorreu a corrida armamentista, a corrida espacial. Ocorria disputa em todos os âmbitos, houve a criação da OTAN pelos Estados Unidos e o Canadá juntamente com países europeus, a OTAN foi uma aliança militar com o objetivo de proteção internacional em caso de um suposto ataque dos países do leste europeu. Em resposta a esta aliança, foi criado o Pacto de Varsóvia para unir forças militares na Europa Ocidental, rapidamente estas alianças militares estavam em pleno funcionamento e qualquer conflito poderia ocasionar uma guerra antes nunca vista. 
Vale lembrar também da inserção dos principais personagens da Marvel e da DC Comics na propaganda norte-americana da ideologia contrária ao comunismo, tais como Quarteto Fantástico, Capitão América, Homem de Ferro e o Incrível Hulk.

Outros materiais