Buscar

Revisão Microeconomia várias provas perguntas e respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microeconomia
1-Suponha uma curva de demanda por abacaxis. Se houver um aumento na renda do consumidor e um aumento do desejo de se consumir tais abacaxis, deve-se esperar, tudo o mais constante, que: haja um deslocamento da curva de demanda para a direita.
2-Um ponto interno da Curva de Possibilidades de Produção indica que a economia encontra-se : abaixo do limite máximo de produção, portanto gerando capacidade ociosa.
3-A demanda de mercado é o total do produto que os consumidores desejam consumir. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade demanda desses agentes é: inversa, demonstrando que a curva de demanda tem inclinação negativa.
4-Supondo a função de Oferta P = 15 Q + 25 qual será o preço de mercado quando a quantidade ofertada não superar 25 unidades ? 400
5-Dada a função de demanda onde Qd = - 8P + 40, qual será o preço, a partir do qual, não ocorrerá demanda ?
6-A oferta de mercado é a quantidade total do produto que os produtores/vendedores desejam vender em um determinado período de tempo. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade ofertada desses agentes é: direta, demonstrando que a curva de oferta tem inclinação positiva.
7-Diz respeito à disposição de pagar do consumidor, pois tem um valor maior do que o preço de mercado. Tal definição refere-se ao conceito de: excedente do consumidor.
8- I - O excedente do consumidor diz respeito à disposição de pagar do consumidor, pois tem um valor maior do que o preço de mercado. 
II - Economia do bem estar é o estudo de como a alocação dos recursos escassos afeta o bem-estar econômico das pessoas. 
III - Toda e qualquer firma produtora ofertante tem ganhos ao participar de um mercado competitivo, sendo que sua curva de oferta demonstra uma relação que descreve quanto do seu produto a firma está disposta a ofertar a diferentes níveis de preços. I, II e III são verdadeiras.
9-I - É o estudo de como a alocação dos recursos escassos afeta o bem-estar econômico das pessoas. 
II - Estuda-se como produtores e consumidores se beneficiam por participar do mercado que seja competitivo. 
III - Analisa-se como um tabelamento de preços para baixo beneficia tanto os consumidores como os produtores por meio do excedente do consumidor e do produtor. 
IV - Destaca-se como as empresas procuram maximizar o seu lucro total em função da sua tecnologia, do seu capital e dos seus materiais obtidos pelos recursos naturais. I, II e IV são verdadeiras e III é falsa.
10- Determine o preço que garanta equilíbrio de mercado, de acordo com as seguintes curvas : P = - Q + 21 e P = 3 Q + 1 Marcar somente uma opção CORRETA. 16
11-A diferença entre o valor que uma pessoa está querendo pagar por um determinado bem ou serviço e o preço cobrado pelo mercado é conhecida como : Excedente do consumidor
12-Para os produtores, a política de preço mínimo definido pelo governo objetiva: Marcar somente uma opção CORRETA. proteger o produtor, garantindo que os mesmos não sofram prejuízos, pela imposição de mercado com um preço de equilíbrio abaixo do preço mínimo do produtores.
13-Quando o preço do café estava baixo, os apreciadores do café no Brasil gastavam anualmente cerca de R$3 milhões no consumo de café. Quando o preço dobrou , o gasto dos consumidores do produto aumentou para R$5 milhões anulamente. Estes dados indicam que: A curva de demanda por café tem inclinação negativa e é inelástica.
14-Uma empresa vende peças para montagem de computadores. A função de demanda determinada para este produto é Q = - 3p + 44 e a função de oferta é O = 5p + 12. Assim sendo, calcule o Preço e a Quantidade de Equilibrio. 4 e 32
15-Sejam as funções: oferta: Qx = 96 + 20Px; demanda: Qx = 600 - 16Px; sendo que Qx e Px são a quantidade e o preço do produto X, respectivamente, e que o preço de equilíbrio nesse mercado é Px = $14,00. Vamos supor, agora, que haja uma intervenção do Governo nesse mercado por meio do tabelamento de preços. Nesse sentido, o novo preço de X passa a ser de $12,00. Isso provocará uma diferença entre a quantidade demandada e a ofertada no valor absoluto de: 72 unidades, gerando, então, um excesso de demanda.
16-Dadas as funções de demanda onde Q = - 3 P + 100 e a função de oferta onde Q = 12 P + 40, calcular o Preço de Equilibrio. A seguir, calcule a nova quantidade demandada , por ocorrência de um aumento da renda do consumidor representada por uma nova função de demanda, assim expressa : Q = - 5P + 120. 4 e 100
17-Sejam as funções: oferta: Qx = 48 + 10Px; demanda: Qx = 300 - 8Px, sendo que Qx e Px são a quantidade e o preço do produto X, respectivamente, e que o preço de equilíbrio nesse mercado é Px = $14,00. Vamos supor, agora, que haja uma intervenção do Governo nesse mercado por meio do aumento do imposto sobre vendas. Nesse sentido, o novo preço de X passa a ser de $16,00. Isso provocará uma diferença entre a quantidade demandada e a ofertada no valor absoluto de: 36 unidades, gerando, portanto, um excesso de oferta.
18-Assinale a alternativa correta no que se refere às definições de bens pelo seu uso (ou utilização). Bens de uso final são os bens que já sofreram transformações necessárias para seu uso ou consumo.
19-Com base nas informações presentes na equação: Dx = 130 - 2,5Px - 0,5Py + 2R; para a demanda no mercado, assinale a única opção CORRETA: os bens X e Y são bens complementares.
20-Há uma explicação em relação a um tipo de bem que é um paradoxo à Lei Geral da Demanda. Melhor dizendo, sua curva de demanda acaba sendo positivamente inclinada, ou seja, há uma relação direta e não inversa entre a quantidade demandada e o preço desse bem. Estamos nos referindo ao bem: de Giffen.
21-Supondo o preço do bem no eixo vertical e a quantidade consumida no eixo horizontal, podemos afirmar que, coeteris paribus: A quantidade demandada diminui quando o preço do bem aumenta;
22-A quantidade demandada diminui quando o preço do bem aumenta; e cestas que geram o mesmo nível de satisfação ao consumidor
23-Suponha dois bens de demanda substituta, manteiga e margarina. Quando ocorre uma diminuição substancial no preço da manteiga, tudo o mais permanecendo constante, deve-se esperar que a curva de demanda de margarina: desloque-se para esquerda.
24-Se a curva de procura for de um tipo em que a redução de 10% no preço provoca um aumento de 5% na quantidade de mercadoria que o público adquire, nessa região da curva, a procura em relação ao preço será: Inelástica, embora não perfeitamente.
25-A variação percentual do preço : Marcar somente uma opção CORRETA. provoca uma variação percentual maior nas quantidades, portanto a demanda é elástica
26-I - Se a curva de demanda for totalmente vertical, a demanda é totalmente inelástica.
II - Se a curva de demanda for totalmente horizontal, a demanda é infinitamente elástica.
III - Se a curva de demanda tem uma inclinação positiva, a demanda é normalmente unitária. I e II são verdadeiras e III é falsa.
27-A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma: elevação do preço deste bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço;
28-A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma: A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma:
29-Se o coeficiente da elasticidade-preço da demanda é maior que 1, a demanda é : Elástica, demonstrando grande sensibilidade dos produtores em relação ao preço do produto.
30-O conjunto de linhas que, individualmente, representam o mesmo nível de produção , dada as combinações de utilização de dois fatores de produção denomina-se: mapa de isoquantas
31-A Lei dos Rendimentos Descrescentes está relacionada : Aos Fatores Fixos e Variáveis numa Produção a Curto Prazo
32-A linha ou curva que representa as várias combinações de quantidades de fatores de produção que geram a mesma quantidade de produto denomina-se:curva de isoquanta
33-A elasticidade-preço cruzada da demanda mede, especificamente, a alteração percentual da: demanda do produto X, em função do preço do produto Y.
34-As alternativas abaixo referem-se às elasticidades. Marque a que está correta. Se o produto é considerado de consumo normal, a elasticidade-renda da demanda é positiva.
35-O conceito de elasticidade da demanda busca calcular a sensibilidade da resposta dos consumidores devido às mudanças de preços de um dado produto ou na renda. Assinale qual das alternativas abaixo apresenta, de forma correta, o conceito de elasticidade renda da demanda. Para bens inferiores, quando os consumidores obtém um aumento na sua renda, a quantidade demandada destes bens se reduz.
36-Graficamente, as curvas dos custos total médio, variável médio e de custo marginal são curvas com formatos em U. Neste caso, tem-se que inicialmente, estes custos são decrescentes, até que se atinja um ponto mínimo, isto significa que ocorre : Saturação Total da utilização do fator fixo
37-Dada uma curva de possibilidades de produção, havendo um deslocamento dessa curva para baixo e para esquerda, tal deslocamento pode ter como origem (marcando a alternativa correta): uma queda da quantidade utilizada dos fatores de produção
38-Pontos à direita e fora da curva de possibilidades de produção significam que (assinalando a alternativa correta): não poderão ser atingidos com os recursos disponíveis.
39-A curva de possibilidade de produção construída para dois bens (X e Y) produzidos por determinada organização demonstra (marcando a alternativa correta): o quanto se pode produzir dois bens com as dadas quantidades utilizadas dos fatores de produção existentes com determinada tecnologia.
40-Suponha um consumidor que havia encontrado o equilíbrio na compra dos bens X e Y, maximizando sua satisfação. Ocorre então uma queda do preço de Y, coeteris paribus. O efeito dessa queda, graficamente, seria de: Mudança no ponto em que a Linha de Orçamento toca o eixo do bem Y.
41-Sobre as economias de escala, é correto afirmar que: Só existem no longo prazo, quando há possibilidade de variar a quantidade de todos os fatores.
42-Tendo-se um bem X, um bem de Giffen, sua curva de demanda: tem inclinação positiva.
43-Em monopólio, a curva de oferta será dada : Marcar somente uma opção: Em monopólio não existe curva de oferta
44-Uma das formas no mercado de Monopólio é o Monopólio Puro, que funciona sob algumas condições : existe apenas uma única empresa produzindo um dado produto sem substitutos próximos, cria barreiras à entrada de outras empresas concorrentes, possui tradição no mercado e curva de demanda negativamente inclinada
45-Ocorre o equilíbrio ou a maximização do lucro total em um mercado monopolista, quando: RMg = CMg
46-O monopolista maximiza seus lucros quando: a receita marginal igualar o custo marginal
47-Tendo-se um bem X, um bem de Giffen, sua curva de demanda: tem inclinação positiva.
48- O que torna diferente o monopolista da firma de concorrência perfeita é que a curva de demanda da primeira estrutura é : negativamente inclinada
49-Em monopólio, a curva de oferta será dada : Em monopólio não existe curva de oferta
50-Uma das formas no mercado de Monopólio é o Monopólio Puro, que funciona sob algumas condições existe apenas uma única empresa produzindo um dado produto sem substitutos próximos, cria barreiras à entrada de outras empresas concorrentes, possui tradição no mercado e curva de demanda negativamente inclinada
51-Ocorre o equilíbrio ou a maximização do lucro total em um mercado monopolista, quando : RMg = CMg
52-O monopolista maximiza seus lucros quando: a receita marginal igualar o custo marginal
53-Sabe-se que: RT = receita total; CT = custo total; RMe = receita média; CMe = custo total médio; LT = lucro total; RMg = receita marginal; CMg = custo marginal. Em decorrência das informações acima, em concorrência perfeita, uma firma estará em equilíbrio de curto prazo no nível de produção em que: LT > 0, em que RT > CT, RMe > CTMe e RMg = CMg.
54-O markup é uma das práticas mais comuns de política de preços. Nesse sentido, leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta. I - Entre os principais fatores que podem influenciar o valor percentual do markup, podem-se citar o tamanho da planta industrial, o valor do custo fixo total e a elasticidade-preço da demanda pelo produto. 
II - A política de markup estabelece que o preço de venda de um produto é determinado pela adição (acréscimo) de um percentual (geralmente fixo, mas que pode ser variável) sobre o custo unitário de produção ou sobre o preço de compra, nos caso de revenda. 
III - Quanto maior for o custo fixo total, menor será o percentual do markup, porque a empresa tem menor chance de aumentar os preços sem perder muito em termos de quantidade. I e II são verdadeiras e III é falsa
55-Dada uma empresa em concorrência perfeita, na produção e na comercialização de um determinado tipo de produto, em um dado bairro em um município do Brasil, têm-se as seguintes informações a respeito dessa empresa a curto prazo: 
receita marginal: RMg = 100 
custo marginal: CMg = 10 + 3Q 
receita total: RT = P.Q 
Sendo: P = preço do produto e Q = quantidade do produto.
Dadas tais informações, o valor da receita total em que ocorre a maximização do lucro para a empresa é: 3000,00
56-Dizer que o preço do produto é uma variável exógena para firma em concorrência perfeita, significa: que a empresa não é formadora de preços.
57-Dada uma empresa em concorrência perfeita na produção e comercialização de um determinado tipo de máquina em uma região, tem-se as seguintes informações a respeito dessa empresa a curto prazo: 
receita marginal: RMg = 800 
custo marginal: CMg = 80 + 240Q 
sendo Q a quantidade de máquinas produzidas por semana.
Em função das informações acima, o valor da quantidade (Q) que tende a maximizar o lucro total e o da receita total decorrente dessa quantidade, são, respectivamente:
Q = 3 unidades e RT = $ 2.400,00
58-Dada uma empresa em concorrência perfeita na produção e comercialização de um determinado tipo de máquina em uma região, tem-se as seguintes informações a respeito dessa empresa a curto prazo: 
receita marginal: RMg = 400 
custo marginal: CMg = 40 + 120Q
sendo Q a quantidade de máquinas produzidas por semana.
Em função das informações acima, a quantidade (Q) e o respectivo preço que tende a maximizar o lucro total dessa empresa são:
Q = 3 unidades e P = $ 400,00
59-Assinale a alternativa correta no que se refere às definições de bens pelo seu uso (ou utilização). Bens de uso final são os bens que já sofreram transformações necessárias para seu uso ou consumo
060-Sabendo-se que a receita total (RT) é obtida pela multiplicação entre o preço e a quantidade do produto Y, ou seja, RT = Py · Qy, e o produto tem demanda inelástica, se o vendedor aumentar o preço do produto, sua receita total irá: aumentar, porque a Δ% Qy < Δ% Py
61-Lendo as alternativas abaixo, uma delas NÃO condiz com as características a respeito da definição sobre o excedente do consumidor, assinale-a. Diz respeito à disposição de pagar do consumidor, pois tem um valor menor do que o preço de mercado.
62-Leia atentamente as informações: I - A escala de demanda indica quanto o consumidor tende a adquirir, dadas as várias alternativas de preços de um produto (bem ou serviço). 
II - A demanda de mercado, por uma mercadoria qualquer, é igual ao somatório das demandas individuais por essa mercadoria. 
III - Variação da oferta é o movimento ao longo da própria curva de oferta, em virtude da variação do preço da própria mercadoria. 
IV - Dada uma curva de oferta de uma mercadoria, um deslocamento para direita dessa curva enuncia queda da oferta do produto. I e II são verdadeiras e III e IV são falsas.
63-A demanda de mercado é o total do produto que os consumidores desejam consumir. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade demanda desses agentes é: inversa, demonstrando quea curva de demanda tem inclinação negativa
64-A oferta de mercado é a quantidade total do produto que os produtores/vendedores desejam vender em um determinado período de tempo. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade ofertada desses agentes é: direta, demonstrando que a curva de oferta tem inclinação positiva.
65-A lei da demanda determina que a curva de demanda é: negativamente inclinada, indicando que a quantidade varia de maneira inversa ao preço do produto.
66-A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma: elevação do preço deste bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço;
67-Quais as diferenças existentes entre os conceitos de variações da demanda e variações na quantidade demandada? Compare com a sua resposta: As variações da demanda dizem respeito ao deslocamento da curva de demanda, em virtude das alterações que existem do preço do produto complementar, do preço do produto substituto, da renda do consumidor ou dos gostos (e preferências) do consumidor, mantendo-se o preço do próprio bem ou do serviço constante. Já a variação na quantidade demandada refere-se ao movimento que acontece ao longo da própria curva de demanda, em função da alteração do próprio preço do bem ou do serviço, mantendo as demais variáveis constantes.
68-Suponha hipoteticamente a função demanda Qx = 45 ¿ 2,0Px + 0,8Py + 20R, sendo: Qx = quantidade do bem X; Px = preço do bem X; Py = preço do bem Y; R = renda disponível do consumidor. Dada a apresentação dessa função, pergunta-se: a) X e Y são bens substitutos ou complementares, coeteris paribus? Justifique. b) O bem X é um bem de normal ou inferior, coeteris paribus? Justifique. c) O bem X é um bem de Giffen? Justifique. Compare com a sua resposta: a) Os bens X e Y são substitutos, pois o sinal do coeficiente do Py é positivo (+0,8), demonstrando uma relação direta entre Qx e Py; assim se Py↑, Qx↑; ou se Py↓, Qx↓. b) X é um bem de consumo normal, porque o sinal do coeficiente de R é positivo (+20), evidenciando uma relação direta entre Qx e R; assim se R↑, Qx↑; ou se R↓, Qx↓. c) X não é um bem de Giffen porque o sinal do coeficiente de Px é negativo (-2,0), provando que se Px↑, Qx↓, ou se Px↓, Qx↑.
69-Assinale a alternativa correta no que se refere às definições de bens pelo seu uso (ou utilização). Bens de uso final são os bens que já sofreram transformações necessárias para seu uso ou consumo
70-A lei da oferta determina que a curva de oferta é: positivamente inclinada, indicando que a oferta varia de maneira direta com o preço do produto.
71-Uma curva de demanda perfeitamente elástica (ou totalmente horizontal) por um produto em um dado mercado indica que a elasticidade é/vai: ao infinito.
72-Vamos supor o aumento do poder de compra, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponível dos consumidores de uma determinada região. Isso provocará a expansão da procura por um determinado produto X. Evidentemente, o preço de equilíbrio desse produto: irá se deslocar da posição de equilíbrio inicial para um nível mais alto por meio da curva de demanda, não havendo a expansão da oferta do produto pelas empresas.
73-Leia atentamente as informações abaixo e assinale a alternativa correta. I - A escala de demanda indica quanto o consumidor tende a adquirir, dadas as várias alternativas de preços de um produto (bem ou serviço). 
II - A demanda de mercado, por uma mercadoria qualquer, é igual ao somatório das demandas individuais por essa mercadoria. 
III - Variação da oferta é o movimento ao longo da própria curva de oferta, em virtude da variação do preço da própria mercadoria. 
IV - Dada uma curva de oferta de uma mercadoria, um deslocamento para direita dessa curva enuncia queda da oferta do produto. I e II são verdadeiras e III e IV são falsas.
74-Suponha uma curva de demanda por abacaxis. Se houver um aumento na renda do consumidor e um aumento do desejo de se consumir tais abacaxis, deve-se esperar, tudo o mais constante, que:haja um deslocamento da curva de demanda para a direita.
75-Calcule a quantidade, supondo que a função de oferta seja : Q = 5 P + 50 e a quantidade ofertada seja de 100. 10
76-Leia atentamente as considerações abaixo e assinale a alternativa ERRADA. I - Os fundamentos da análise da demanda (ou procura) estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade. 
II - Utilidade representa o grau de satisfação por um dado produto atribuído pelos consumidores. III - A teoria do valor utilidade pressupõe que o valor de um produto se forma pelo trabalho dos trabalhadores. 
IV - O valor de troca por um produto está condicionado à soberania do consumidor sobre à participação do produtor. I e II são verdadeiras e III e IV são falsas.
77-Sabendo-se que a receita total (RT) é obtida pela multiplicação entre o preço e a quantidade do produto Y, ou seja, RT = Py · Qy, e o produto tem demanda inelástica, se o vendedor aumentar o preço do produto, sua receita total irá. aumentar, porque a Δ% Qy < Δ% Py.
78-O Coeficiente da elasticidade-preço da demanda de um produto " Y " é igual a 0,5. Se o preço deste produto aumentar em 10%, a quantidade irá: Diminuir em 5%

Continue navegando