Buscar

Comente o conceito de mais-valia, segundo Karl Marx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comente o conceito de mais-valia na teoria marxista
 Na teoria marxista o conceito de mais valia é um dos mais fundamentais.
 Para se ter uma melhor compreensão do conceito de mais-valia é aconselhável começar a entender a partir do conceito de trabalho necessário e trabalho excedente. 
 Segundo a teoria marxista, trabalho necessário é aquele que corresponde à satisfação das necessidades do indivíduo, o necessário à sua sobrevivência e a dos seus familiares. Quanto mais favoráveis forem as condições naturais, menor será o tempo gasto no trabalho necessário.
 O trabalho excedente é aquele que vai além das necessidades do indivíduo. Não é uma exclusividade da sociedade capitalista. O trabalho excedente é quase tão antigo quanto o trabalho necessário, todavia, na sociedade capitalista o trabalho excedente, tornou-se imperceptível, “invisível”, de modo que todo trabalho aparece como trabalho necessário.
 Segundo a teoria marxista, o trabalho excedente não sofre influência da natureza, logo, a natureza determina o tempo de trabalho necessário, não do trabalho excedente. Também convém ressaltar que, na mesma proporção em que a indústria avança, retrocede o limite da natureza. Assim, o conceito de trabalho excedente está relacionado com o conceito de mais-valia.
 Segundo Marx, a mais-valia absoluta é obtida a partir do prolongamento da jornada de trabalho além do tempo exigido para o trabalho necessário. Por exemplo, numa jornada de trabalho de 8 horas, o trabalhador já produziu o equivalente ao seu salário em 6 horas de jornada. 
 Se, numa jornada de 8 horas, na 6ª hora o trabalhador já produziu o equivalente à sua subsistência, a partir da 6ª hora o que ele produzir será apropriado pelo capitalista, como mais-valia.
 Ainda segundo a teoria marxista, lucro é a parte da mais-valia que cabe ao capitalista; porque uma outra parte da mais-valia é reinvestida no meio de produção. A mais-valia é maior que o lucro do capitalista; é a parte apropriada pelo capitalista do trabalho excedente. 
 De acordo com Marx, na sociedade capitalista, a forma salário apaga toda a divisão entre o trabalho necessário e o trabalho excedente, porque no salário não está discriminado o trabalho necessário.
 Por fim, cabe ressaltar que, segundo a teoria marxista, o trabalho excedente gera a mais–valia.

Continue navegando