Buscar

Crítica às Políticas Públicas em São Paulo

Prévia do material em texto

João Nishimura
ADO: Filme Fim de Semana de Erminia Maricato.
O filme retrato o processo de crescimento e expansão de São Paulo, na segunda metade do Sec. XX. O foco do vídeo é uma crítica as falhas políticas públicas, disponíveis aos moradores de baixa renda da cidade. Pois devido aos altos preços dos alugueis nos centros urbanos, as pessoas que não tinham condições de arcar com os gastos do aluguel, eram obrigadas a procurar outros bairros para morar. Talvez o termo bairro nem seja o correto, para as situações descritas no filme. Estão mais para povoados ou vilarejos, que com o adensamento da população e o trabalho dos próprios moradores, forma tomando a cara de bairro. 
É interessante observar como o sonho da casa própria e de possuir um lar, na maior parte das vezes por uma simples necessidade, se torna algo custoso. Tanto pelo lado financeiro quanto pelo tempo de vida gasto pelos moradores. O filme chega a retratar uma família qu está constuindo a própria casa a cerca de 12 anos. E ainda assim, passado tanto tempo, a construção ainda não havia sido terminada. As residências levavam tanto tempo para serem construidas, pois como eram os próprios moradores que construiam, somente conseguiam faze-lo quando estavam de folga do trabalho - cerca de 12 horas diárias de trabalho formal - ou em feriados.
O processo de construção dessas casas é geralmente o mesmo. Feito com base em conhecimentos daqueles que lhe ajudam, via mutirões nos finais de semana e feriado e com produtos obtidos em depósitos de materiais de construção, que ficavam próximos as residências. Por isso as casas tinham sempre a mesma cara, parecidas entre si. 
Algo ainda mais desanimador, é ver que toda a construção do bairro era paga pela população, ele tinham que pagar a prefeitura para asfaltar ruas e fazer calçadas e procurar meios de fazer com que a prefeitura trouxesse água encanada. O filme retrata a cooperação dos moradores para criar suas assitências de bairro, para que assim pudessem revndicar mais direitos junto a prefeitura. Direitos esse que já deveriam ter sido garantidos pelo estado, sem que a população que já vivia com tão pouco, tivesse que tirar mais ainda do bolsa, para construir algo que já deveria lhes ser de direito.

Continue navegando