Buscar

Apol metodologia do ensino da literatura infantil

Prévia do material em texto

Apol:Metodologia do ensino de eduQuestão 1/10 
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialogar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é  aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa convergência dá-se pelas referências á cultura na qual    se localizam o autor   e o leitor, assim como por força das constrições que a comunidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora'' 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41. 
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I. (F) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas. 
II. (V) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto. 
III. (V) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores. 
Questão 2/10 
Atente para a seguinte afirmação: 
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12. 
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações: 
I. (V) Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade. 
II. (V) Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem. 
III. (F) Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente. 
IV. (F) Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
Questão 3/10 
Atente para a seguinte afirmação: 
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova postura que consiste em:
Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo correndo os riscos dos maus resultados.
Questão 4/10 
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 41. 
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que destaca corretamente a relação entre a aprendizagem e as regras dos jogos. 
Os jogos que possuem regras são essenciais para envolver as crianças no universo da cooperação, da coletividade e do respeito mútuo.
Questão 5/10 
Leia o seguinte trecho de texto: 
“O jogo é um meio básico para promover o desenvolvimento físico-motor. O equipamento utilizado e os espaços pensados para o jogo são fundamentais na motivação de diferentes tipos de jogos motores. A introdução de jogos estruturados para o estímulo ao desempenho físico-motor nunca foi tão importante quanto hoje em dia, em que o tempo para o jogo infantil se vê comprometido por atividades sedentárias, como assistir televisão e brincar com jogos no computador”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 67. 
Os jogos também possuem finalidade físico-motora e segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta: 
Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o conhecimento do corpo, da lateralidade e essas questões estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de outras áreas.
Questão 6/10
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”.   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25.   
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações: 
I. (V) É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários. 
II. (V) É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade. 
III. (F) É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola. 
IV. (V) É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.Questão 7/10 
Atente para a seguinte afirmação: 
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29. 
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro -base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I. (V) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor. 
II. (F) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra.   
III. (V) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura. 
IV. (V) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido. 
Questão 8/10 
Leia a seguinte afirmação: 
“Apesar de as crianças menos favorecidas economicamente viverem em situações de estresse e risco constantes, o lúdico pode vir a ser um instrumento de promoção de resiliência, conforme o seu emprego”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicol. estud., Maringá, 2005. p. 67. 
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, marque a alternativa correta: 
Para que o lúdico tenha fins pedagógicos é fundamental que os professores saibam organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído.
Questão 9/10
Leia atentamente a seguinte afirmação: 
“O jogo de regras constitui a atividade lúdica do ser socializado, o que explicaria seu desenvolvim ento tardio e a permanência de sua prática após a infância. [...] A capacidade de cooperar, por sua vez, conduzirá a criança a novas interpretações do mundo e das coisas, produzindo mudanças significativas em seu pensamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIADO, Ana Paula Sthel; ROSSETTI, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, 2009. p. 88. 
Sobre os jogos de regras e conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as seguintes afirmativas: 
I. (V) Os jogos de regras podem ser organizados com o objetivo de desenvolver autodisciplina, autodireção e noções de ética nas crianças. 
II. (F) Os vínculos sociais são explicitados durante os jogos de regras e por isso os conflitos devem ser ignorados pelo professor durante estes jogos. 
III. (V) Os jogos de regras têm caráter social e asseguram a reciprocidade e a confiança no grupo. 
Questão 10/10 
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Os objetos têm uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento da criança”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 110. 
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Vygotsky sobre o jogo de regras:
Toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.

Continue navegando