A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
48 pág.
Fundamento das Ciencias Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 12

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Dentre as áreas de conhecimento humano, marque a única opção abaixo que contempla o tripé teórico fundamental das Ciências Sociais.
		
	
	história, sociologia e biologia
	
	sociologia, ciência política e geografia
	
	ciência política, sociologia e antropologia
	
	antropologia, sociologia e biologia
	
	geografia, física e antropologia
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com o aprendido nas aulas e no livro didático da disciplina podemos afirmar acerca do conhecimento do senso comum:
		
	
	É produzido de acordo com a latitude e longitude  
	
	É produzido pelos teólogos
	
	É um conhecimento inato
	
	Este é composto de dogmas
	
	É um conhecimento aprendido de maneira assistemática
	
Explicação: 
O conhecimento do nosso dia a dia, que denominamos de senso comum é  o conjunto dos conhecimentos tradicionais de uma determinada cultura ou as opiniões médias compartilhadas pelos membros de um determinado grupo social. O senso comum, enquanto resultado de uma cultura, é sempre específica, porque uma cultura é sempre particular. Lembrem que as pessoas falam línguas diferentes no mundo todo! Subjetivo, pois são pontos de vista particulares de uma cultura ou mesmo um registro afetivo, expressos por um adjetivo, uma qualidade. O aprendizado do senso comum, se dá pela observação simples das coisas e pela socialização de maneira assistemática.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma mair capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de um experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos, 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A relação entre o indivíduo e a sociedade depende de um aprendizado ao qual chamamos de socialização. Qual das seguintes alternativas NÃO está de acordo com o conceito mencionado?
		
	
	O exemplo das duas "meninas lobo", encontradas na Índia no ano de 1920, é uma bia ilustração para entendermos a importância do processo de socialização na vida das pessoas.
	
	Quando nascemos, somos apenas um corpo biológico equipado com alguns instintos necessários à nossa sobrevivência: chorar ao sentir fome ou sede, dor ou frio, sugar o leite materno, dentre outros. Com o passar da nossa vida, os instintos naturais vão sendo moldados em função das exigências sociais/culturais presentes nas sociedades/culturas humanas.
	
	A socialização é o processo em que o sujeito aprende os elementos socioculturais do seu meio, tornando possível a perpetuação da sociedade e a transmissão da cultura de geração em geração.
	
	A socialização é o momento em que certas características genéticas e hereditárias passam a se manifestar na vida dos indivíduos, condicionando as respectivas formas de sentir, pensar e agir.
	
	Compreendem-se os processos através dos quais os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social, eles começam na infância e prosseguem ao longo da vida.
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	
	Testador de hipóteses;
	
	Objetivo e imparcial;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática; 
	
Explicação: 
O senso comum é um tipo de conhecimento empírico e intuitivo que é passado de geração em geração. Exemplo de afirmações de senso comum: "o Sol é menor do que a Terra". Nesse caso a observação empírica confunde nossos sentindos fazendo o Sol parecer menos em razão da distância em relação à Terra.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções: 
		
	
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e V.
	
	II e III.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Basicamente, as Ciências Sociais assenta-se sob 3 disciplinas científicas, a saber:
		
	
	História, Filosofia e Antropologia
	
	Sociologia, Ciência Política e Antropologia
	
	Economia, Filosofia e Sociologia
	
	Antropologia, Sociologia e Ética
	
	História, Ciência Política e Antropologia
	
Explicação: 
As ciências sociais são a antropologia que estuda a cultura, a sociologia que estuda a sociedade e as ciências políticas que estudam as relações de poder.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	São características do Conhecimento de Senso Comum, exceto:
		
	
	Relativismo: Conhecimento relativo, variável de sujeito para sujeito.
	
	Subjetividade: Baseia-se nas próprias impressões, valores para lidar com fatos.
	
	Objetividade: Tem como objeto de investigação coisas do universo factual, material, físico e perceptível.
	
	Preconceitos: Noções prévias, conceitos imaturos e noções formadas sem evidência prévia concreta.
	
	Implica em juízos pessoais acerca das coisas.
	
Explicação: Objetividade é uma característica do conhecimento científico.
	
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	A especificidade das Ciências Sociais pode ser observada quanto ao seu objeto e método de estudo e isto as diferencia das Ciências Naturais, por exemplo. Marque a opção abaixo que contempla a especificidade das Ciências Sociais:
		
	
	a possibilidade de controle e reprodução de fenômenos sociais em laboratório
	
	a relação dialética entre o investigador e o objeto investigado.
	
	a possibilidade de reprodução em laboratório das experiências sociais históricas.
	
	o distanciamento absoluto e a neutralidade científica total entre o objeto de estudo e o observador
	
	a neutralidade científica absoluta do investigador diante do seu objeto de estudo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	 A Sociologia é uma disciplina

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.