Buscar

avaliando aprendizado DIREITO PENAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O crime de extorsão mediante seqüestro, em sua modalidade simples, consuma-se quando:(119° Exame OAB/SP. 1ª Fase.Modificada)
		
	
	ocorre a obtenção da vantagem patrimonial pretendida pelos agentes.
	
	a vítima é liberada ou morta após o pagamento do preço do resgate.
	 
	a vítima é arrebatada.
	
	houver decorrido o prazo de vinte e quatro horas do seqüestro.
	
	com a exigência do preço ou pagamento do resgate.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602342650)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao delito de roubo, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta: I. O emprego de arma de brinquedo (simulacro) não tipifica o roubo majorado, previsto no art.157, § 2º, I, CP. II. O delito de roubo se consuma quando o agente, cessada a violência ou a grave ameaça, inverte a posse da coisa subtraída, sendo desnecessário que o bem objeto do delito saia da esfera de vigilância da vítima. III. No delito de roubo próprio, previsto no caput do art.157, do Código Penal, a violência ou grave ameaça é empregada antes ou concomitantemente à subtração da res, enquanto no roubo impróprio, previsto no §1°, art.157, do Código Penal, a violência ou grave ameaça é empregada após a subtração, em relação de imediatidade. IV. Para a caracterização do delito de roubo impróprio, a violência ou grave ameaça é exercida antes da subtração.
		
	 
	as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	as assertivas I e II estão corretas.
	
	as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	as assertivas II e III estão corretas.
	
	as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602350420)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, assinale a alternativa correta:
		
	
	No crime de estupro (CP, art. 213), a ação penal sempre será pública condicionada à representação
	 
	O crime de violação sexual mediante fraude (CP, art. 215), pode ser praticado por qualquer meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima, ou seja, que a induza ou mantenha em erro.
	
	É pacífico o entendimento na doutrina e na jurisprudência brasileiras, que o professor de cursos de graduação não pode ser sujeito ativo do crime de assédio sexual (CP, art. 216-A), pois não tem ascendência funcional sobre os alunos.
	
	O crime de estupro de vulnerável (CP, art. 217-A), somente é hediondo se não houver consentimento do ofendido.
	
	Pratica o crime de violação sexual mediante fraude (CP, art. 215), o enfermeiro que mantém relações sexuais com paciente em estado de coma profundo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602358732)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UNEMAT, 2010, delegado-MT) Assinale a afirmativa correta a respeito dos crimes de furto, com base no entendimento dos Tribunais Superiores.
		
	
	Configura crime de estelionato e não de furto a ação de pessoa que simula interesse na compra de uma motocicleta, a pretexto de testá-la, e acaba dela se apossando.
	
	A pessoa que se conduz à subtração de dinheiro do bolso da vítima, sem que esta provenha de qualquer valor em ambos os bolsos, responderá pelo crime de tentativa de furto.
	
	O agente que emprega fraude para alterar o medidor de energia elétrica comete o crime de furto de energia elétrica.
	 
	A ligação direta realizada para efeito de subtração de veículo não pode ser considerada a qualificadora do inciso III, § 4º, art. 155, CP, consistente em chave falsa.
	
	Adota-se a teoria da amotio, segundo a qual o crime se consuma quando o agente desloca ou remove a res furtiva da esfera de vigilância da vítima, sendo imprescindível a posse mansa e pacífica da mesma.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601857596)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	ENADE 2006
Antonio e João são sócios de uma empresa. Antonio, sem conhecimento de João, para que a empresa pagasse valor menor de imposto sobre circulação de mercadorias, anota, falsamente, na segunda via da nota fiscal, valor diferente daquele que correspondia à transação realizada. Com isso, pagou imposto menor do que era devido. Em face de sua
conduta, Antonio
		
	
	não comete crime contra a ordem tributária, mas falsidade, punida mais gravemente, podendo João ser responsabilizado pelo crime, porque, sendo sócio da empresa, usufruiu da sonegação.
	
	não comete crime contra a ordem tributária, mas falsidade, punida mais gravemente, não podendo João ser responsabilizado pelo crime, porque, no direito penal, a responsabilidade é subjetiva.
	
	e, também, João poderão ser acusados pelo crime contra a ordem tributária se, também, for acusada a empresa, pessoa jurídica.
	 
	comete crime contra a ordem tributária, não podendo João ser responsabilizado pelo crime, porque, no direito penal, a responsabilidade é subjetiva.
	
	comete crime contra a ordem tributária, podendo João ser responsabilizado pelo crime, porque, sendo sócio da empresa, usufruiu da sonegação.

Continue navegando